Viver Telheiras

A Carta de Direitos de Lisboa está nas suas mãos

/ Janeiro 17, 2017

O Pelouro dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa organiza em Maio o 4º Fórum da Cidadania, onde será discutida e proposta à cidade uma Carta de Lisboa de Direitos e Responsabilidades.

A Carta será um documento que consagra os direitos de cidadania e as responsabilidades dos poderes autárquicos, das organizações sociais e dos cidadãos. Dará a conhecer e ajudará a fazer valer os direitos e responsabilidades de todos. Orientará as políticas autárquicas, a acção das organizações sociais e dos cidadãos. Será construída de forma participada por todos.

Para preparar o 4º Fórum da Cidadania terão lugar cinco Fóruns Territoriais nas várias zonas da cidade (Norte, Oriental, Centro, Ocidental e Cento histórico), onde serão recolhidos contributos que serão utilizados na redacção do documento base que será discutido em Maio. Nos Fóruns Territoriais pretende-se conhecer a opinião dos cidadãos sobre as questões-chave da Carta e só com uma participação alargada da população da cidade será possível construir um documento que reflicta as suas opiniões, necessidades, preocupações e visões.

Desta forma, somos todos convidados e convocados a construir a Carta em conjunto, respondendo a perguntas como: Que direitos deve consagrar? Quem é responsável pela garantia desses direitos? O que deve ser feito?

Fórum Territorial Lisboa – Zona Norte (Benfica, S. Domingos de Benfica, Carnide, Lumiar, Santa Clara), irá reunir-se a 07 Fevereiro 2017, 14h-17h, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Campus de Benfica do IPL.

A entrada é livre, mas solicita-se inscrição até 31 de Janeiro, através do email ft.zonanorte@gmail.com ou junto da sua Junta de Freguesia (Benfica | S. Domingos de Benfica | Carnide | Lumiar | Santa Clara).

Texto adaptado da documentação disponibilizada pela Comissão Organizadora do 4º Fórum da Cidadania.

CML 4º Fórum Cidadania cartaz_Forum Territorial_Zona Norte_versão final
/ Janeiro 17, 2017
  • Milhomens

    Aqui estava uma boa oportunidade do Viver Telheiras organizar um debate sobre este assunto.

    • Viver Telheiras

      Bom dia,

      Obrigado pelo comentário e pela sugestão. O Viver Telheiras é uma plataforma de comunicação e não organiza eventos. Para propostas de realização de actividades sugerimos que contacte outras entidades do bairro, nomeadamente a Associação de Residentes de Telheiras.

      De qualquer forma, o Fórum Territorial pretende ser o espaço de debate na zona Norte da cidade sobre estas questões, aberto a toda a população, e a sua participação é fundamental neste processo!

Últimas

  • Julho 15, 2019
    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental capa

    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental

    Este projecto pretende disponibilizar às associações locais e aos residentes do bairro utensílios e aparelhos que só utilizamos esporadicamente, como ferramentas, máquinas de costura e kits para festas, entre outros. A abertura à população prevê-se para o início do novo ano lectivo.

  • Julho 8, 2019
    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário! capa

    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário!

    Estas actividades inserem-se no projecto Eco-Costura, promovido Junta de Freguesia do Lumiar com vários parceiros e no qual serão costurados 3.000 sacos-lancheira para os alunos das escolas da Freguesia.

  • Julho 5, 2019
    Biblioteca acolhe Festival Lisbon Dance Platform capa

    Biblioteca acolhe Festival Lisbon Dance Platform

    O espectáculo encontra-se inserido numa programa mais alargada do Festival LDP, que se prolonga por 3 dias, em diferentes espaços da cidade de Lisboa.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • UITN logo Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio AJEC Apoio APCL Logo Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ART_site Apoio
  • refood apoio Julgado de Paz Apoio Esquadra Apoio JFL CNE 683 Escuteiros 2 Apoio ETPL Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.