Viver Telheiras

Ainda vai a tempo de se candidatar ao Programa Edifícios + Sustentáveis!

/ Março 31, 2022

A edição atual do Programa Edifícios + Sustentáveis do Fundo Ambiental termina no final de Abril – ainda vai a tempo de submeter a sua candidatura!

Este programa permite recuperar até 85% do valor investido em soluções sustentáveis que permitem melhorar o desempenho energético da sua habitação. A dotação foi recentemente reforçada para 75 milhões de euros e o prazo de submissão de candidaturas acaba no dia 30 de abril de 2022.

Para apresentar candidatura ao Fundo Ambiental há que salvaguardar a apresentação de documentação relativa aos candidatos, aos projetos propriamente ditos, aos imóveis e aos equipamentos instalados. Este apoio refere-se a seis categorias de intervenções: 1. janelas eficientes, 2. isolamento térmico e portas, 3. sistemas de climatização e de aquecimento de água que recorram a energia renovável (bombas de calor, ar condicionado, painel solar térmico, biomassa), 4. painéis fotovoltaicos para autoconsumo, 5. eficiência hídrica, 6. soluções de arquitetura bioclimática.

Importa saber que neste tipo de fundo os candidatos terão de instalar e pagar os equipamentos com os seus próprios recursos, sendo somente reembolsados posteriormente se a candidatura for elegível. Apenas os proprietários do imóvel podem concorrer a este apoio (arrendatários não podem).

Para além da documentação, importa completar a candidatura com fotografias do antes e depois da instalação dos equipamentos e selecionar fornecedores e instaladores dos equipamentos que cumpram os requisitos exigidos, nomeadamente que constem do diretório de Empresas do Portal Casa+ e detenham as necessárias certificações para cada tipo de intervenção.

Por exemplo, uma das formas de reduzir custos com eletricidade passa por captar energia através da luz solar que incide sobre o telhado da sua casa ou prédio, e aproveitá-la para o seu próprio consumo. O investimento associado à instalação dos painéis fotovoltaicos é variável e também depende dos consumos de cada agregado familiar, sendo necessária uma análise detalhada de cada caso particular. O programa de subsidiação em vigor apoia até 85% neste tipo de investimentos (com um máximo de € 2 500).

 

Mais informações:

Fundo Ambiental, Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis: https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/paes-2021.aspx

Portal Casa+, Diretório de empresas: https://portalcasamais.pt/directorio/

 

Texto: Grupo de Trabalho “Comunidade de Energia“. Caso tenha dúvidas, pode contactar o Grupo de Trabalho através do e-mail m.sequeira@campus.fct.unl.pt

/ Março 31, 2022

Últimas

Projectos Comunitários

  • APCL Logo Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio AJEC Apoio JFL BMOR3 Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Julgado de Paz Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio
  • Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio refood apoio ETPL Apoio UITN logo Apoio ART_site Apoio Esquadra Apoio PSOPortugal_apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.