Viver Telheiras

Ana Salta lança “Rua da Inveja” na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro

/ Outubro 28, 2013

É já na próxima quarta-feira, 30 de Outubro, que poderemos assistir ao lançamento do romance “Rua da Inveja”, de Ana Maria Salta e editado pelas Edições Colibri, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro.

O lançamento, que terá início às 17:45, será apresentado pela Prof.ª Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa de História) e contará com a actuação do Coro do Centro Comunitário de Telheiras da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sob a direcção do Maestro Rui Borras, evocando peças musicais do Séc. XVI e tradicionais que surgem no romance.

Em “Rua da Inveja” «partimos à descoberta da vida urbana do Monte de Sant’Ana no século XVI, na companhia de quatro jovens amigos: Amaro, Vicente, Simão e Braz. As suas vidas e as memórias dos familiares levam-nos a percorrer toda a Colina, ao longo de cem anos. Pelos Caminhos, Ruas e Azinhagas, visitaremos, o Forte, os Adros e Cruzeiros de S. Lázaro e do Convento de Sant’Ana, a Venda, o Mercado, o Bairro do Curral, a Casa de Matança, a Gafaria e a Quinta de S. Lázaro.

Cruzaremos com personagens históricas que por aqui passaram, algumas de grande poder como António Carneiro, Secretário de el-Rei D. Manuel, Mestre Simão Rodrigues de Azevedo, Fundador e Provincial da Companhia de Jesus em Portugal e D. Pedro de
Almeyda, Presidente do Senado de Lisboa. Finalmente assistiremos à desesperada luta dos moradores para evitarem ser expulsos do seu território, relatada pelo Cronista Jesuíta Álvaro Lobo.»

Ana Maria Salta integrou as primeiras direcções da Associação de Residentes de Telheiras e ao longo dos anos tem lutado por um bairro melhor e com mais qualidade de vida.

/ Outubro 28, 2013

Últimas

  • Abril 15, 2018
    Municipalities in Transition MiT logo 750x290

    Telheiras acolhe projecto-piloto internacional “Municípios em Transição”

    No início de Março decorreu o treino inicial dos projectos-pilotos, em Santorso, no norte de Itália, no qual estiveram presentes representantes da Parceria Local, do Centro Comunitário de Telheiras – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Junta de Freguesia do Lumiar.

  • Abril 9, 2018
    O IRS pode ajudar as instituições de Telheiras

    Para ajudar o seu bairro, basta uma cruz no IRS

    Através da consignação de 0,5% do valor do IRS é possível os contribuintes ajudarem uma instituição de solidariedade social, religiosa ou de utilidade pública à sua escolha. Este apoio não tem qualquer custo para os contribuintes, sendo os 0,5% retirados do imposto que o Estado liquida.

  • Março 26, 2018
    Queres subir ao palco no 9º Festival de Telheiras

    Queres subir ao palco no 9º Festival de Telheiras?

    Artistas a solo, bandas, trios, quartetos: queremos conhecer os projectos musicais de Telheiras, Lumiar e arredores e dar-lhes um lugar no programa do Festival deste ano, a 18 e 19 de Maio.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • Julgado de Paz Apoio Esquadra Apoio JFL Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio refood apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio ART_site Apoio AJEC Apoio
  • ETPL Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio APCL Logo Apoio UITN logo Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.