Viver Telheiras

ART recomeça actividades com várias novidades

/ Setembro 28, 2016

A Associação de Residentes de Telheiras recomeçou as suas actividades e tem várias novidades para o bairro. Entre Clubes e Actividades, há oferta para todos os gostos e idades.

Os Clubes e as Actividades não estão fechados: se tem uma ideia para implementar em Telheiras, não deixe de contactar a ART.

Clubes

Andebol
Na passada época o Andebol da ART contou com 21 elementos federados, seniores. Treinam na Escola Secundária do Lumiar e entram no calendário de jogos da terceira divisão. O objetivo do responsável, José Fernandes, para a próxima época 2017/2018 é alargar o âmbito do clube a outros escalões, criando assim uma verdadeira Academia de Andebol da ART, com atletas de todas as idades.

ART do Bairro
Clube, em formação, de técnicos e artistas que pensam o espaço público do Bairro. Se é arquiteto, engenheiro, designer, advogado, se tem ideias criativas, junte-se a nós, vamos atuar em Telheiras! O coordenador é o Álvaro Soares.

BonsaiART
A iniciar em Outubro, no terceiro sábado de cada mês, pelas 14h, o Arquiteto Henrique Gomes partilha a sua paixão por esta arte.

Cicloturismo
Cerca de uma dezena de participantes, devidamente equipados, partem da sede da ART todos os domingos às 10h para um passeio de 30 a 40km em itinerários que passam por Monsanto, Algés, Rio, Expo, ou outros, mais perto de casa. Uma ou duas vezes por ano pegam nas bicicletas, põe-nas no comboio e aí vão até Troia e à Comporta, num passeio muito fácil para os menos experientes. Um fim de semana fora, para explorar as planícies alentejanas é uma hipótese em aberto para o próximo ano.

Clube d’ARTes
Ainda em formação, o que significa que há ainda espaço para muitas ideias. Em Janeiro irão começar aulas de pintura em regime de atelier livre, o que significa que cada aluno trabalhará a técnica que mais lhe interessar. A Sandra Ramos, responsável por estas aulas, fará no início de dezembro uma aula livre.

Clube de Educação
Vocacionado para a realização de conferências sobre temas ligados à educação de crianças e jovens, realizaram em 2016 duas conferências muito interessantes, mas infelizmente pouco concorridas. Para a próxima época há já alguns temas para conferências em cima da mesa. As dinamizadoras são a Bárbara Pinheiro e a Paula Queirós.

Clube de Fotografia
O mais recente Clube da ART. Vai organizar workshops, exposições, fotopapers, cursos e conferências. O responsável é o Diogo Barreiras.

Clube de Leitura: Ler e Partilhar
O Clube de Leitura da ART materializa-se mensalmente num encontro de carácter informal e sem erudições, assente unicamente no gosto pela leitura e sua partilha. Nas sessões discute-se uma obra literária lida previamente por todo o grupo. Os encontros têm lugar na 3ª terça-feira de cada mês, pelas 18h15, na Fundação Vox Populi (muito próxima da sede da ARTelheiras). Dinamiza as sessões Gaspar Matos (bibliotecário), com o apoio de Cândida Ferreira (docente de português e leitora de língua portuguesa na Universidade de Bolonha, aposentada).

Clube Phoenix Cultura e Lazer
Uma atividade já com catorze anos, o Clube tem uma missão cultural e cívica que promove a progressiva implicação de pessoas num processo de discussão, partilha, procura de respostas e construção de ações capazes de revalorizar o que potencialmente todos temos, somos e fazemos. Realiza encontros às quartas e quintas feiras, na sede da ART. Também organiza visitas em Lisboa, com carácter mensal, e trimestralmente, ao sábado, realiza um passeio de um dia numa vila ou cidade com interesse histórico e cultural. Os três responsáveis do grupo são Maria Teresa Teixeira, a Prof. Natália Marques e José Pombo Duarte, que colaboram com cerca de 70 membros.

Clube Vida Saudável
Mais um clube vocacionado para a apresentação de conferências ou palestras sobre temas de interesse geral, relacionados com a saúde e bem estar. Em 2016 tivemos três palestras, “Cuidar da pele no Verão”, “Como tornar as nossas crianças mais felizes” e “Como manter a mente saudável”. Para este ano estão ainda previstas mais duas, relacionadas com o envelhecimento saudável. O responsável é o Dr. Eugénio Lisboa.

CoroART
A mais antiga atividade da ART. Celebrou em 2015, 25 anos. Tem 28 coralistas, trabalham com a maestrina Sara Afonso e ensaiam às terças feiras à noite no Centro Comunitário. Para a época 2016/2017 têm previstos 7 eventos em vários locais da Freguesia do Lumiar. O responsável é, neste momento, o João Ventura.

Jogo da Malha
O Jogo da malha é um jogo tradicional português onde se lançam discos de metal em direção a um pino com a intenção de derrubá-lo e/ou deixar a malha o mais próximo possível deste pino. O jogo da malha é um jogo de pontaria e o Clube faz treinos aos sábados de manhã, numa zona que vai ser intervencionada e melhorada para dar mais condições aos participantes, e organiza habitualmente três torneios por ano, para adolescentes e adultos. Os responsáveis são os Srs. António Vilar e Vitor Costa.

Grupo de Teatro – teatroàparte
O grupo de teatro da ART vai fazer em 2017, 20 anos de existência. Os ensaios são às segundas feiras. Tem entre 15 e 20 elementos, e a encenadora é, desde há três anos a Mayla Dimas; a entrada de novos elementos está condicionada ao número de atores que iniciam as atividades em setembro. Os ensaios decorrem de setembro a maio, mês em que, habitualmente, apresenta uma peça na sala José Miguel Mendes Lopes, da BMOR. Apresentam peças de autores clássicos e contemporâneos, portugueses e estrangeiros. A equipa de produção é constituída pela Luiza Cohen e Mariana Sousa.

Actividades

Chi-Kung
O Chi Kung (QiGong) é uma prática terapêutica em que se realizam exercícios que combinam movimento suave e respiração controlada, e na qual a atenção e a visualização do praticante estão concentradas nas várias partes do corpo, de modo a alterar o fluxo de energia. O responsável é o Prof. José Manuel Coelho, e as aulas são às terças e quintas de manhã.

Danças Escocesas
Em 2004 Roger e Sue fundaram o Grupo de Dança Escocesa da ART. O Grupo começou no Centro Comunitário com uma aula semanal, passando depois (já em Carnide) para duas aulas semanais, às terças para todos os níveis, e às quintas para alunos com mais experiência. Nas contradanças escocesas só há cinco passos base, três nos ritmos rápidos (reels e jigs), e dois no ritmo lento (strathspey). Assim é fácil começar a dançar, e nas aulas aprende-se a melhorar a técnica dos passos e das muitas outras vertentes (e a sorrir em simultâneo).

Danças de Salão
As danças de salão têm as aulas às terças e quintas ao final do dia. A Professora Patrícia Jorge adequa as aulas às preferências dos alunos e ainda tem algumas vagas.

Guitarra
As aulas de guitarra são já uma tradição na ART. Jovens e menos jovens, todos encontram um bom ambiente de aprendizagem com o Professor Bernardo. Este ano as aulas são às sextas à tarde e aos sábados de manhã, e não se esqueça que a aprendizagem de um instrumento melhora o poder de concentração e a capacidade de aprendizagem da matemática.

Krav Maga
KRAV MAGA quer dizer “Combate Próximo” em Hebraico. Esta modalidade desenvolve-se em duas vertentes distintas: Auto-defesa, (estrutura essencial) ensino de técnicas de defesa contra ataques com ou sem arma executados de várias posições e Hand-To-Hand Combat, que constitui a fase mais avançada do KRAV MAGA. Nesta vertente são ensinadas formas que permitem neutralizar um oponente de forma rápida e eficaz. Estas aulas funcionam na Escola Básica da R. Mário Chicó às terças e quintas a partir das 20h, com condições especiais para os sócios da ART.

Piano/Canto/Xadrez
Estas três atividades têm professores disponíveis para aceitarem alunos, em horários e locais a combinar. Na sede da ART poderá obter mais informações

Teatro Infantil e Juvenil
O Teatro é Essencial à Vida! Para crianças, às quartas feiras e para jovens às segundas, as oficinas de teatro têm objetivos comuns e diferentes, de acordo com as idades. Em comum está a essência do Teatro. O Teatro potencia o Grupo, a Auto-estima, a Liberdade de Pensamento. Leva a Cultura aos interessados. O Teatro é uma ferramenta de vida porque permite a adaptação às mais variadas situações de comunicação. Desenvolve o poder de argumentação, favorece a escuta, a atenção ao outro e a aceitação da diferença. A Maila Dimas, encenadora do teatroàparte, é a responsável por estas oficinas que apresentarão um espetáculo em junho.

Yoga
Ioga ou yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo. No hinduísmo, o conceito refere-se a uma das seis escolas ortodoxas da filosofia hindu e à sua meta rumo ao que esta escola determina como suas práticas. Fora da Índia, o termo ioga costuma ser associado tipicamente com a hata-ioga e suas posturas como uma forma de exercício. Na ART temos dois Professores, a Professora Isabel Cristina dá aulas às segundas e quartas ao final do dia no Centro Comunitário e o Professor João Anjos, às terças e quintas, no mesmo local.

Fonte: Associação de Residentes de Telheiras (adaptado)

/ Setembro 28, 2016

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • AJEC Apoio UITN logo Apoio ART_site Apoio refood apoio JFL APCL Logo Apoio PSOPortugal_apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio
  • Centro Comunitário de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio Julgado de Paz Apoio ETPL Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Esquadra Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.