CAF celebra São Vicente com talento!
De São Vicente, o nome. De São Vicente, o mote. No fim da tarde de 22 de Janeiro, uma das salas grandes da Escola Básica de São Vicente encheu-se de alegria e entusiasmo difíceis de explicar.
No dia de São Vicente, a missão dos alunos do CAF era certa: contar – com a voz, o corpo, a expressão – os pedaços que se sabem da vida do Santo Padroeiro de Lisboa. Uma peça inserida nas comemorações do Dia e à qual chamaram “A Lenda de São Vicente”.
Começam os mais novos. Dez tímidos mas corajosos alunos do primeiro ciclo. Atrás do cenário, seguram fantoches para coordenadamente oferecerem a quem os ouve a história do Santo que deu o nome à escola. Palmas, muitas palmas. Já à frente, esforçam-se em vénias desequilibradas e cheias de doçura.
Chega a vez dos mais velhos. Duas dezenas de talentosos alunos do segundo ciclo. Ora, arrumar cadeiras. Encostar cenário. Deixar livre o chão. Era preciso espaço onde coubesse o talento.
Com sentido de missão e atitude de quem acredita no que faz, tomam as posições. E de que maneira. Não fosse o lugar moderno a insistir que ficássemos com os pés no chão, e teríamos viajado até às profundezas do mar, à Lisboa do século III, onde quer que o talento alheio nos levasse.
Dança, música, o corpo é o cenário. Vozes ao alto e peito cheio. Mas não se ficam por aí. Puxam os que assistem para também participarem. Chamaram-lhe teatro interactivo.
No final, fica uma certeza: há talento. Mais do que isso, há trabalho e alegria. O futuro sorri ao CAF São Vicente.