Viver Telheiras

Câmara de Lisboa e Patriarcado em negociações por terreno prometido à Paróquia de Telheiras

/ Setembro 8, 2015

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Patriarcado de Lisboa estão em negociações pelo terreno junto à EB1 Telheiras prometido à Paróquia mas que está desde Maio em obras para a construção de hortas destinadas a instituições do bairro.

As negociações surgem na sequência de um documento com mais de 700 assinaturas enviado à CML onde se exigia o cumprimento de um contrato-promessa assinado entre a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) e o Patriarcado de Lisboa.

No contrato em causa, assinado em 2003, o Patriarcado de Lisboa comprometia-se a entregar o Convento da Porta do Céu à Empresa Pública Urbanização de Lisboa (EPUL) em troca de um terreno junto à EB1 Telheiras (antiga 57) destinado à construção de um Centro Social e Paroquial.

Depois de cumprir com a sua parte do acordo, o Patriarcado terá feito “inúmero pedidos feitos à EPUL para que marcasse a escritura prometida”, nunca atendidos.

Ainda no final de Maio, o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, enviou uma carta ao Presidente da Câmara reafirmando uma vez mais o interesse no “cumprimento do Protocolo e contrato-promessa” e assegura a disponibilidade de a qualquer momento celebrar a prometida escritura de constituição do direito de superfície.

O certo é que nos últimos meses a Câmara Municipal de Lisboa procedeu à vedação do terreno e tem levado a efeito obras para o arranjo de hortas destinadas a instituições do bairro.

Contactada pelo Viver Telheiras, a Câmara Municipal de Lisboa adiantou que o processo de atribuição de talhões está interrompido e que as hortas que estariam destinadas a instituições do bairro deverão agora ser atribuídas – caso o processo chegue ao fim – através de um concurso semelhante ao que aconteceu para a atribuição de talhões do Parque Hortícola de Telheiras, inaugurado em 2012. Uma decisão que serve para evitar mal-estar entre as instituições quando, explica a CML, o objectivo é “reforçar os laços de vizinhança”.

/ Setembro 8, 2015

Últimas

  • Outubro 30, 2020
    Ideias em Rede

    Ideias em Rede 2.0: o que gostava de ver (e fazer) em Telheiras?

    Se tem ideias que gostava de ver acontecer no bairro, partilhe-as connosco. E envolva-se na implementação de projectos sugeridos pela comunidade telheirense!

  • Outubro 22, 2020
    Magusto

    Quer subir ao palco para comemorar o S. Martinho?

    Artistas a solo, bandas, trios, quartetos: procuramos um projecto musical de Telheiras para subir ao palco do auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro no dia 14 de Novembro e dar música aos festejos do S. Martinho.

  • Outubro 14, 2020
    GIRAs capa

    Anda de GIRA? Participe neste inquérito!

    Esta investigação tem como objectivo analisar os padrões de mobilidade e as motivações dos utilizadores do sistema GIRA, bem como avaliar o efeito COVID-19 nos padrões de utilização do sistema.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
Banner Comércio de Telheiras
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • PSOPortugal_apoio BMOR3 Apoio ART_site Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio refood apoio UITN logo Apoio APCL Logo Apoio
  • AJEC Apoio ETPL Apoio Esquadra Apoio Julgado de Paz Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio JFL CNE 683 Escuteiros 2 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.