Viver Telheiras

Capoeira de regresso ao Lagar, a 14 e 15 de Junho

/ Junho 6, 2019

Após acolher em Março o encontro Berimbau Chamou, o Lagar da Quinta de S. Vicente volta a abrir as portas aos sons, aos ritmos e ao movimento da capoeira, na Vivência Musicalidade Consciente com Mestre Negoativo.

Esta Vivência apresenta a relevância e consolida a consciência da percepção do nosso ouvido musical – tanto para capoeiristas quanto para não capoeiristas, pessoas que, de um modo geral, buscam e prezam por um entendimento profundo, para aguçarem e criarem uma relação mais ampla e intima com o próprio corpo e a música.

Será apresentada aos participantes a prática da música instrumental e vocal com ênfase na linguagem colectiva, envolvendo a percepção rítmica, percussiva, melódica e harmónica. Por meio dos elementos básicos musicais possibilitará a compreensão e relação dos três domínios da natureza humana – fisiológico, o afectivo e o mental – que estão estritamente ligados aos elementos constitutivos da música: ritmo, melodia e harmonia. Serão apresentadas e empregadas as propriedades do som: Timbre, Duração, Altura e Intensidade. Contando sempre com exercícios e dinâmicas para uma melhor compreensão e fixação dos saberes, buscar-se-á a internalização de outros conhecimentos fundamentais para a musicalidade de um modo global, saberes sobre andamento (velocidade), compasso, nuance, dinâmica e principalmente afinação.

A vivência de musicalização por meio da arte da capoeira é para todas as pessoas que desejam trabalhar a própria relação com o mundo por meio do nosso ouvido. Indo na contra-mão de uma globalização e um mundo veloz que pasteuriza e torna estéril o nosso contacto não só com o outro e com a arte, mas também com a nossa própria subjectividade.

Por fim a prática com instrumentos da bateria da capoeira permitirá ao participante aplicar os seus novos conhecimentos e registar na sua memória corporal essa sabedoria ancestral presente a tantos séculos na musicalidade de matriz africana.

Os participantes são convidados a levar os seus próprios instrumentos.

 

PROGRAMA

 

SEXTA-FEIRA – 14.06.19

NOITE (21:00 – 22:30)
Documentário “Herói da Liberdade /Waldemar da Paixão”
Roda de Dialogo

 

SÁBADO – 15.06.19

MANHÃ (10:00 – 13:00)
Vivência Musicalidade Consciente – Parte 1

ALMOÇO (13:00 – 15:00)

TARDE (15:00 – 19:00)
Vivência Musicalidade Consciente – Parte 2

Lagar Vivência Musicalidade Consciente com Mestre Negoativo

Fonte: Vivência Musicalidade Consciente com Mestre Negoativo

/ Junho 6, 2019

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • Esquadra Apoio ART_site Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio JFL APCL Logo Apoio Julgado de Paz Apoio UITN logo Apoio BMOR3 Apoio
  • Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio refood apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio ETPL Apoio AJEC Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.