Viver Telheiras

Capoeira de regresso ao Lagar, a 14 e 15 de Junho

/ Junho 6, 2019

Após acolher em Março o encontro Berimbau Chamou, o Lagar da Quinta de S. Vicente volta a abrir as portas aos sons, aos ritmos e ao movimento da capoeira, na Vivência Musicalidade Consciente com Mestre Negoativo.

Esta Vivência apresenta a relevância e consolida a consciência da percepção do nosso ouvido musical – tanto para capoeiristas quanto para não capoeiristas, pessoas que, de um modo geral, buscam e prezam por um entendimento profundo, para aguçarem e criarem uma relação mais ampla e intima com o próprio corpo e a música.

Será apresentada aos participantes a prática da música instrumental e vocal com ênfase na linguagem colectiva, envolvendo a percepção rítmica, percussiva, melódica e harmónica. Por meio dos elementos básicos musicais possibilitará a compreensão e relação dos três domínios da natureza humana – fisiológico, o afectivo e o mental – que estão estritamente ligados aos elementos constitutivos da música: ritmo, melodia e harmonia. Serão apresentadas e empregadas as propriedades do som: Timbre, Duração, Altura e Intensidade. Contando sempre com exercícios e dinâmicas para uma melhor compreensão e fixação dos saberes, buscar-se-á a internalização de outros conhecimentos fundamentais para a musicalidade de um modo global, saberes sobre andamento (velocidade), compasso, nuance, dinâmica e principalmente afinação.

A vivência de musicalização por meio da arte da capoeira é para todas as pessoas que desejam trabalhar a própria relação com o mundo por meio do nosso ouvido. Indo na contra-mão de uma globalização e um mundo veloz que pasteuriza e torna estéril o nosso contacto não só com o outro e com a arte, mas também com a nossa própria subjectividade.

Por fim a prática com instrumentos da bateria da capoeira permitirá ao participante aplicar os seus novos conhecimentos e registar na sua memória corporal essa sabedoria ancestral presente a tantos séculos na musicalidade de matriz africana.

Os participantes são convidados a levar os seus próprios instrumentos.

 

PROGRAMA

 

SEXTA-FEIRA – 14.06.19

NOITE (21:00 – 22:30)
Documentário “Herói da Liberdade /Waldemar da Paixão”
Roda de Dialogo

 

SÁBADO – 15.06.19

MANHÃ (10:00 – 13:00)
Vivência Musicalidade Consciente – Parte 1

ALMOÇO (13:00 – 15:00)

TARDE (15:00 – 19:00)
Vivência Musicalidade Consciente – Parte 2

Lagar Vivência Musicalidade Consciente com Mestre Negoativo

Fonte: Vivência Musicalidade Consciente com Mestre Negoativo

/ Junho 6, 2019

Últimas

  • Agosto 1, 2019
    Árvore jardim capa site

    Boas férias e até Setembro!

    Agosto é tempo de sol e calor, descanso, tranquilidade e férias. No Viver Telheiras é também altura de parar, conhecer outras paragens fora do nosso bairro e ganhar energias renovadas.

  • Julho 15, 2019
    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental capa

    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental

    Este projecto pretende disponibilizar às associações locais e aos residentes do bairro utensílios e aparelhos que só utilizamos esporadicamente, como ferramentas, máquinas de costura e kits para festas, entre outros. A abertura à população prevê-se para o início do novo ano lectivo.

  • Julho 8, 2019
    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário! capa

    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário!

    Estas actividades inserem-se no projecto Eco-Costura, promovido Junta de Freguesia do Lumiar com vários parceiros e no qual serão costurados 3.000 sacos-lancheira para os alunos das escolas da Freguesia.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • ART_site Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio Julgado de Paz Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio JFL BMOR3 Apoio AJEC Apoio
  • Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio refood apoio UITN logo Apoio ETPL Apoio APCL Logo Apoio Esquadra Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.