
Casos da actualidade política e social
1- Justiça:
Durante os últimos anos tornou-se um lugar-comum criticar a Justiça portuguesa, pela lentidão e arrastamento dos processos e por se estar a gerar um clima de impunidade no que concerne à designada corrupção e excessiva justaposição entre a política e negócios.
Acontece que ultimamente tem sido relevante a actividade da Justiça no que se refere às ilicitudes acima referidas. Nomeadamente pela chamada à responsabilidade de personalidades das mais altas camadas sociais. Em minha modesta opinião de cidadão, é justo realçar e elogiar esta actividade da nossa Justiça.
2- Actuação do Ministro da Cultura em relação ao Presidente do Centro Cultural de Belém:
O Dr. João Soares construiu pelo seu empenhamento um percurso político relevante e apresentando-se, perante os órgãos de comunicação social, como uma pessoa dialogante e respeitadora dos seus adversários políticos. Ora acontece que desta vez e neste caso apareceu como uma pessoa autoritária, explicando, publicamente, muito mal a fundamentação da sua decisão e anunciando em público a decisão de demissão do Presidente do Centro Cultural de Belém sem audição prévia e frente a frente com o interessado. Um mau exemplo político.
3- Novas funções privadas assumidas pela ex-Ministra das Finanças:
A Drª Maria Luís Albuquerque, anterior Ministra das Finanças, aceitou ir trabalhar para uma empresa internacional da área financeira de compra e venda de dívidas públicas e privadas, função que entra directamente em conflito de interesses com a sua anterior função. Acresce que pela informação privilegiada que detém pelo exercício dessas anteriores funções esta sua decisão fere os mais elementares princípios da deontologia. Mais outro mau exemplo político.
Pedro Lagido tem 77 anos e vive no bairro há 30. Trabalhou como engenheiro químico e esteve na Assembleia Constituinte. Quer viver plenamente e dar um contributo da sua experiência pessoal e profissional aos filhos e netos e a quem mais possa ser útil.
“Problemas e Oportunidades” reflecte os tempos que vivemos e corresponde à experiência da civilização: a seguir a um problema, surgem oportunidades novas. Publica sobre temas que vão desde a Terceira Idade até aos novos modelos de economia.