O Cineclube de Telheiras faz 2 anos!
O Cineclube de Telheiras está a celebrar 2 anos de actividade. Tudo começou quando o Pedro e a Joana chegaram a Telheiras e trouxeram consigo o gosto pelo cinema, da música, da cultura em geral. Desde então, foram inúmeros os concertos, as sessões de cinema, muitas oportunidades para jovens artistas se mostrarem e se valorizarem, tudo no bairro de Telheiras.
Estivemos a conversar com o Pedro, 27 anos, formado na área de Relações Internacionais, programador do Cineclube.
- Bom dia, Pedro. Qual foi o percurso do Cineclube e o que tiveram de fazer para tornar esse projecto realidade?
Ora, tivemos o nosso primeiro evento dia 19 de Novembro de 2011. Estreamo-nos com o concerto de Azevedo Silva na sede da Associação de Residentes de Telheiras. A Inauguração oficial do Cineclube de Telheiras data a inesquecível Sexta-feira 13 de Janeiro de 2012 onde tivemos a nossa primeira sessão de cinema na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro. O Cineclube de Telheiras é uma iniciativa cultural que pretende integrar, baralhar e harmonizar tudo o que é cultural, tanto a nível nacional como internacional. (Cinema, concertos, debates, sempre com a particularidade de ser inovador e de qualidade) O resultado? Um momento de abstracção e divertimento que nos deixa a todos de sorriso na cara. A segunda parte da pergunta deixo para a visualização do documentário que vamos exibir dia 17 de Janeiro de 2014, data oficial do nosso segundo aniversário.
- Quando começaste este projecto, quais eram os principais objectivos?
Começámos a estudar este projeto quando eu e a Joana viemos viver para Telheiras. Na altura sentimos a máxima urgência e necessidade em promover eventos culturais num bairro tão rico e promissor como Telheiras. Pouco ou nada se passava e a vida não é só trabalho – casa. E assim foi. Tínhamos vários artistas em carteira e foi o momento chave para darmos a divulgar aquilo que nós apreciamos artisticamente.
- Passados 2 anos, os objectivos mantêm-se os mesmos?
Passados dois anos os objetivos mantém-se e renovam-se. Vamos subindo degrau a degrau, construindo um castelo que nos dá bastante prazer em habitar.
- Como é que sentes o impacto do Cineclube no bairro e nas pessoas?
Creio que existem muitos telheirenses que desconhecem a existência do Cineclube de Telheiras. Todavia, viemos agitar o panorama cultural no bairro. Felizmente, Telheiras é hoje em dia um bairro rico em cultura e com bastante oferta de espetáculos.
- Pontos altos e os pontos baixos destes 2 anos?
Os pontos altos prendem-se essencialmente com as amizades que temos feito ao longo do percurso. Quer a nível institucional, quer artístico. Se há coisa que nos orgulhamos de ser é bons anfitriões. Ainda hoje somos convidados para ir jantar a casa de artistas que por cá passaram. Quanto aos pontos baixos, nem sempre conseguimos uma casa composta.
- O que te motiva a liderar este projecto?
O dinheiro claramente. hahaha Agora a sério, vestimos a camisola do Cineclube e gostamos de a suar. É uma paixão. O que somos define-se mais facilmente por aquilo de que gostamos. Somos ávidos de cultura, porque dela tiramos o sentido da vida. Boa música, bons filmes e conversas interessantes em ambiente acolhedor. O nosso objectivo final, por favor, divirtam-se tanto quanto nós, ou possivelmente mais.
- Já vimos as fotografias do jantar “2 anos de actividade cineclubista”. Como correu?
Tivemos o privilégio de sermos convidados para um jantar angolano em casa do amigo Rodrigues Vaz e Helena Justino. Foi um jantar extraordinário, à mesa sentaram-se um francês, dois galegos, uma americano, uma canadiana, duas angolanas e cinco portugueses. Um jantar multi-cultural :)
- Qual a previsão para um futuro próximo do Cineclube?
Novidade do ano – estarei a fazer a programação a partir de 2014 em Bucareste. Mas não se preocupem que a equipa continua por cá.
- O Cineclube numa palavra?
Único.
- Telheiras numa palavra?
Harmonia.
Muito obrigado ao Pedro pelo tempo e por promover este projecto que enriquece o nosso bairro. Conheçam mais do cineclube no seu site oficial e no facebook.