Viver Telheiras

O Cineclube de Telheiras faz 2 anos!

/ Dezembro 3, 2013

O Cineclube de Telheiras está a celebrar 2 anos de actividade. Tudo começou quando o Pedro e a Joana chegaram a Telheiras e trouxeram consigo o gosto pelo cinema, da música, da cultura em geral. Desde então, foram inúmeros os concertos, as sessões de cinema, muitas oportunidades para jovens artistas se mostrarem e se valorizarem, tudo no bairro de Telheiras.

Estivemos a conversar com o Pedro, 27 anos, formado na área de Relações Internacionais, programador do Cineclube.

- Bom dia, Pedro. Qual foi o percurso do Cineclube e o que tiveram de fazer para tornar esse projecto realidade? 

Ora, tivemos o nosso primeiro evento dia 19 de Novembro de 2011. Estreamo-nos com o concerto de Azevedo Silva na sede da Associação de Residentes de Telheiras. A Inauguração oficial do Cineclube de Telheiras data a inesquecível Sexta-feira 13 de Janeiro de 2012 onde tivemos a nossa primeira sessão de cinema na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro. O Cineclube de Telheiras é uma iniciativa cultural que pretende integrar, baralhar e harmonizar tudo o que é cultural, tanto a nível nacional como internacional. (Cinema, concertos, debates, sempre com a particularidade de ser inovador e de qualidade) O resultado? Um momento de abstracção e divertimento que nos deixa a todos de sorriso na cara. A segunda parte da pergunta deixo para a visualização do documentário que vamos exibir dia 17 de Janeiro de 2014, data oficial do nosso segundo aniversário.

- Quando começaste este projecto, quais eram os principais objectivos?

Começámos a estudar este projeto quando eu e a Joana viemos viver para Telheiras. Na altura sentimos a máxima urgência e necessidade em promover eventos culturais num bairro tão rico e promissor como Telheiras. Pouco ou nada se passava e a vida não é só trabalho – casa. E assim foi. Tínhamos vários artistas em carteira e foi o momento chave para darmos a divulgar aquilo que nós apreciamos artisticamente.

- Passados 2 anos, os objectivos mantêm-se os mesmos?

Passados dois anos os objetivos mantém-se e renovam-se. Vamos subindo degrau a degrau, construindo um castelo que nos dá bastante prazer em habitar.

- Como é que sentes o impacto do Cineclube no bairro e nas pessoas?

Creio que existem muitos telheirenses que desconhecem a existência do Cineclube de Telheiras. Todavia, viemos agitar o panorama cultural no bairro. Felizmente, Telheiras é hoje em dia um bairro rico em cultura e com bastante oferta de espetáculos.

- Pontos altos e os pontos baixos destes 2 anos?

Os pontos altos prendem-se essencialmente com as amizades que temos feito ao longo do percurso. Quer a nível institucional, quer artístico. Se há coisa que nos orgulhamos de ser é bons anfitriões. Ainda hoje somos convidados para ir jantar a casa de artistas que por cá passaram. Quanto aos pontos baixos, nem sempre conseguimos uma casa composta.

- O que te motiva a liderar este projecto?

O dinheiro claramente. hahaha Agora a sério, vestimos a camisola do Cineclube e gostamos de a suar. É uma paixão. O que somos define-se mais facilmente por aquilo de que gostamos. Somos ávidos de cultura, porque dela tiramos o sentido da vida. Boa música, bons filmes e conversas interessantes em ambiente acolhedor. O nosso objectivo final, por favor, divirtam-se tanto quanto nós, ou possivelmente mais.

- Já vimos as fotografias do jantar “2 anos de actividade cineclubista”. Como correu?

Tivemos o privilégio de sermos convidados para um jantar angolano em casa do amigo Rodrigues Vaz e Helena Justino. Foi um jantar extraordinário, à mesa sentaram-se um francês, dois galegos, uma americano, uma canadiana, duas angolanas e cinco portugueses. Um jantar multi-cultural :)

- Qual a previsão para um futuro próximo do Cineclube?

Novidade do ano – estarei a fazer a programação a partir de 2014 em Bucareste. Mas não se preocupem que a equipa continua por cá.

- O Cineclube numa palavra?

Único.

- Telheiras numa palavra?

Harmonia.

cineclube cartaz dezembro

Muito obrigado ao Pedro pelo tempo e por promover este projecto que enriquece o nosso bairro. Conheçam mais do cineclube no seu site oficial e no facebook.

/ Dezembro 3, 2013

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • ART_site Apoio Esquadra Apoio UITN logo Apoio refood apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio AJEC Apoio PSOPortugal_apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio
  • Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio APCL Logo Apoio Julgado de Paz Apoio JFL CNE 683 Escuteiros 2 Apoio ETPL Apoio BMOR3 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.