Viver Telheiras

Colégio Mira Rio abre as portas a Telheiras

/ Novembro 23, 2017

Desde o início do ano lectivo que Telheiras tem um novo estabelecimento de ensino de portas abertas no seu território. O Colégio Mira Rio mudou-se em Setembro do Restelo para o nosso bairro, ocupando as instalações construídas para o efeito, integradas no complexo da Igreja e Convento de Nossa Senhora da Porta do Céu. A inauguração oficial teve lugar no passado dia 7 de Novembro, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Falámos com Margarida Garcia dos Santos, da Administração dos Colégios Fomento, que nos deu a conhecer o Colégio, a sua história, e o presente e futuro que lhe reserva a presença em Telheiras.

Mira Rio 1

A mudança de instalações era um desejo de há vários anos. Desde 1978 que o colégio funcionava em duas vivendas no Restelo, que “já não conseguiam dar resposta” ao número crescente de pais que queriam inscrever as suas filhas no Mira Ria. Para além disso, a construção de um novo edifício “permite também o funcionamento num espaço mais moderno e adaptado a projectos e necessidades educativos actuais“.

Ao longo dos anos foram várias as hipóteses estudadas entre os Colégios Fomento, cooperativa responsável pelo projecto educativo dos colégios Mira Rio e Planalto em Lisboa e Cedros e Horizonte no Porto, e a Câmara Municipal de Lisboa. Em cima da mesa esteve a hipótese da mudança para um espaço em Monsanto, mas que seria “penalizador para as famílias a nível das acessibilidades”. Em sentido contrário, a vinda para Telheiras traz consigo “uma grande vantagem” para os pais que têm filhos no Planalto e filhas no Mira Rio, partilhando agora os dois colégios o bairro em que se encontram.

Mira Rio 3

O “novo” Mira Rio apresenta valências para alunos e alunas dos 4 meses até ao 12º ano. A creche e o jardim de infância, com acessos próprios, são mistos e funcionam até aos 5 anos, tendo a creche capacidade para 20 bebés. A existência do berçário é uma novidade, uma vez que nas antigas instalações não existia esta oferta. A partir do 1º ano da primária o colégio tem capacidade para duas turmas por ano, só de raparigas, num total de 784 alunas. Com este aumento de lugares disponíveis o colégio tem neste momento alguns anos a funcionar apenas com uma turma, prevendo-se que no próximo ano lectivo o número efectivo de alunas já se possa aproximar mais da capacidade total.

Mira Rio 4

Para além das salas e outros espaços dedicados ao ensino, o Mira Rio dispõe ainda de uma capela e de um refeitório para alunas e professores, sendo a comida confeccionada no local. No futuro, os serviços administrativos, a biblioteca e uma sala multiusos ocuparão as salas do antigo convento, cujas obras têm uma conclusão prevista para o final do ano. A estrutura interna do edifício manterá a sua configuração e as dimensões das salas, “respeitando o valor histórico do convento”. Esta secção do colégio terá acesso independente dos restantes edifícios e a sala multiusos estará disponível para ser utilizada pela comunidade telheirense para eventos culturais, palestras, conferências, reuniões ou outras actividades semelhantes.

Relativamente aos constrangimentos de trânsito que a presença do Colégio pode causar, em especial dada a proximidade da Escola Alemã, Margarida Garcia dos Santos garante que a administração está desde o início ciente da situação e que “tem tentado articular com a Câmara Municipal de Lisboa soluções que aliviem o problema“.

Fotografias: Colégio Mira Rio

/ Novembro 23, 2017

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • CNE 683 Escuteiros 2 Apoio refood apoio ART_site Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio AJEC Apoio Julgado de Paz Apoio JFL
  • APCL Logo Apoio UITN logo Apoio BMOR3 Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Esquadra Apoio ETPL Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.