Viver Telheiras

Comentários a dois artigos do Dr. Mário Soares

Problemas e Oportunidades / Junho 20, 2014

O grande político e cidadão que é o Dr. Mário Soares, em dois artigos que escreveu no Diário de Notícias, em 7 de Janeiro de 2014, e no Público, em 30 de Maio de 2014, abordou entre várias temáticas, duas ideias que chamaram a atenção do homem comum que eu sou.

Assim no primeiro daqueles dois artigos opina que Igreja Católica deve ao Partido Socialista ter-se tornado mais aberta. A minha visão da questão e experiência pessoal leva-me a acrescentar algo mais. Reconhecendo ao P.S. um papel de apaziguamento das tensões criadas, a seguir ao 25 de Abril, por certas forças políticas, de estabilização do processo democrático, de promoção de um clima de abertura e transparência de todas as instituições que vinham do anterior regime, e no seu papel na institucionalização do novo regime, não obstante isso, a Igreja Católica vinha desenvolvendo no seu interior um grande processo de abertura à sociedade e renovação que vinha de mais longe.

Tentando ser sucinto: a Igreja nos anos 50, 60 e 70 do século passado dispôs de uma plêiade de sacerdotes, religiosos e leigos notáveis e realizou diversas iniciativas que muito influíram no ambiente geral, na cultura, na educação e na sua própria renovação. Sobretudo não esquecendo o Concílio Vaticano II que começou a ser pensado em 1959 e veio a terminar em 8 de Dezembro de 1965, com a publicação de documentos notáveis sobre a vida cristã e a sociedade contemporânea. Não esqueçamos a célebre palavra do Papa João XXIII, “aggiornamento” que é o conceito de renovação e actualização da Igreja.

No segundo daqueles artigos, no “Público”, gostava de acrescentar algo mais aos requisitos que o autor recomenda, ao Partido Socialista que se perfila como alternativa para um futuro governo. Assim as minhas sugestões são as seguintes, a seguir indicadas, que não são mais do que as grandes preocupações sentidas por todos:

  • Como pôr em marcha um grande plano de ataque à pobreza e exclusão social, como primeira prioridade do Estado, num ambiente de escassez de recursos, de múltiplas e variadas reivindicações de melhoria, de praticamente todos os sectores da sociedade portuguesa.
  • Como harmonizar as despesas do Estado que se pretende social com as receitas que também têm limites que não se devem transpor.
  • Como, simultaneamente, ao corte da despesa , se pode proporcionar as condições de desenvolvimento à economia, à cultura, à ciência, investigação e inovação, à economia do mar.
Problemas e Oportunidades / Junho 20, 2014

Últimas

  • Agosto 1, 2019
    Árvore jardim capa site

    Boas férias e até Setembro!

    Agosto é tempo de sol e calor, descanso, tranquilidade e férias. No Viver Telheiras é também altura de parar, conhecer outras paragens fora do nosso bairro e ganhar energias renovadas.

  • Julho 15, 2019
    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental capa

    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental

    Este projecto pretende disponibilizar às associações locais e aos residentes do bairro utensílios e aparelhos que só utilizamos esporadicamente, como ferramentas, máquinas de costura e kits para festas, entre outros. A abertura à população prevê-se para o início do novo ano lectivo.

  • Julho 8, 2019
    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário! capa

    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário!

    Estas actividades inserem-se no projecto Eco-Costura, promovido Junta de Freguesia do Lumiar com vários parceiros e no qual serão costurados 3.000 sacos-lancheira para os alunos das escolas da Freguesia.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • refood apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio APCL Logo Apoio JFL Esquadra Apoio AJEC Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio
  • ETPL Apoio Julgado de Paz Apoio UITN logo Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio ART_site Apoio BMOR3 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.