Viver Telheiras

Comentários sobre a actualidade

Problemas e Oportunidades / Julho 28, 2014

Campeonato Mundial de Futebol

Decorreu com o interesse entusiástico de milhões de pessoas e assistiu-se a belos momentos desportivos, pelo jogo de equipa, pela destreza e capacidades físicas individuais. Observou-se capacidade organizativa e muita publicidade envolvida. Também, durante este evento, ocorreram manifestações de protesto pelos gastos despendidos pelo Estado Brasileiro, enquanto milhões de cidadãos vivem na pobreza e exclusão social.

O futebol é uma “indústria” que envolve verbas elevadíssimas, que constitui carreira profissional para muitas pessoas, paga salários dos mais elevados do tecido económico, que recebe fortes ajudas estatais, nomeadamente na construção de estádios e outras infraestruturas, benefícios fiscais, etc. É manifesto o entrosamento entre a política e o futebol. Há que corrigir a situação global de privilégio desta “indústria”.

As câmaras de televisão que acompanharam os jogos mostraram-nos uma realidade excessivamente agressiva dentro do campo e ocorreram durante o campeonato numerosas lesões de jogadores. Há que corrigir esta situação.

A crise do Banco Espírito Santo

Seguindo-se a outras crises nacionais e internacionais neste sector económico que se julgava de um alto grau de segurança e até gozava de grande confiança do público vem revelar que pessoas altamente preparadas e experientes cometem erros graves porque perderam virtudes e valores clássicos.

As decisões e a avaliação dos riscos envolvidos exigem a virtude da prudência.

Os objectivos, os ganhos a obter, o retorno rápido do que se investe exigem a virtude da temperança.

Pedro Lagido

 

Pedro Lagido tem 76 anos e vive no bairro há 30 anos, desde 1 de Julho de 1983. Está mais activamente ligado à ART desde 2002, quando se reformou após uma vida profissional de 40 anos, grande parte dela fora de Lisboa. Esteve quase 3 anos no serviço Militar. Trabalhou como engenheiro químico em várias indústrias e esteve na Assembleia Constituinte, como deputado pelo distrito de Leiria, onde foi, também, membro da Assembleia Municipal de Leiria. A sua motivação é viver plenamente estes anos, participar e dar um contributo da sua experiência pessoal e profissional, não só aos seus filhos e netos, mas a quem mais possa ser útil, e ser um cidadão interessado e participativo na vida da “polis”.

A temática que escolheu, ” Problemas e Oportunidades”, tem a ver com os tempos que estamos a viver e corresponde à experiência da civilização, da ciência, da cultura, da indústria,etc. em que, a seguir a um problema, surgem sempre oportunidades novas. Tem em mente publicar, de 15 em 15 dias, sobre alguns temas como: Terceira Idade; Crise e Oportunidades; A energia; Transportes de futuro; Liderança e Iniciativa ; Novos Modelos de economia, etc.

Problemas e Oportunidades / Julho 28, 2014

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • UITN logo Apoio BMOR3 Apoio ART_site Apoio Esquadra Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio refood apoio ETPL Apoio AJEC Apoio
  • JFL Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio APCL Logo Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Julgado de Paz Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.