
Comunidade de Energia Renovável de Telheiras angaria primeiros membros e entra em processo de licenciamento
Os últimos meses têm sido frutíferos para a Comunidade de Energia Renovável de Telheiras (CER Telheiras) – um projeto inovador promovido pela Parceria Local de Telheiras e pela Junta de Freguesia do Lumiar que pretende contribuir para uma energia mais sustentável, justa, barata e democrática!
Sessões públicas, inscrições de membros, começo do licenciamento, encontros, reuniões e eventos, muitas são as novidades a partilhar com a comunidade de Telheiras e Lumiar! No âmbito do apoio técnico do European Union Energy Poverty Advisory Hub (EPAH), que decorreu entre outubro de 2022 e julho de 2023, este projeto tem também como parceiros a Coopérnico e o CENSE FCT-NOVA.
Em maio, tiveram lugar duas sessões públicas sobre o projeto (dia 8 presencial no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro com transmissão online e dia 10 apenas online) com a participação de todos os parceiros. Mais de 100 pessoas marcaram presença nestas sessões onde foi apresentado em detalhe o projeto piloto com 16 painéis solares fotovoltaicos a ser instalado no Antigo Lagar da Quinta de São Vicente, bem como as condições de adesão e de partilha de energia para os futuros membros.
A abertura da sessão foi realizada pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar Dr. Ricardo Mexia, que reforçou o compromisso com o projeto, destacando os seus benefícios ambientais e sociais, incluindo a promoção de energias renováveis e a mitigação da pobreza energética. De seguida, Luís Keel Pereira fez uma breve contextualização dos trabalhos na área de sustentabilidade da Parceria Local de Telheiras, referindo a origem da CER Telheiras como ideia proposta pela comunidade. Em representação do EPAH e do CENSE FCT-NOVA (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa), Dr. João Pedro Gouveia descreveu as múltiplas tarefas de apoio técnico do EPAH que contribuíram para a planificação da CER Telheiras. A cargo de Luís Cachinho, colaborador da Coopérnico, ficou a descrição técnica do sistema solar fotovoltaico a ser instalado no Antigo Lagar da Quinta de São Vicente. Miguel Macias Sequeira, do Grupo de Trabalho da CER Telheiras, descreveu em detalhe o modelo de financiamento e operação do projeto piloto e o seu regulamento interno e apresentou o formulário de inscrição. Por fim, seguiu-se um momento de perguntas e respostas muito participado que demonstrou o grande interesse existente na implementação deste projeto.
Apresentação Luís Keel Pereira – aqui
Apresentação João Pedro Gouveia – aqui
Apresentação Luís Cachinho – aqui
Apresentação Miguel Macias Sequeira – aqui

Sessão pública no dia 8 de maio de 2023 no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro.
Conforme apresentado nas sessões públicas e amplamente disseminado, o formulário de inscrição na CER Telheiras esteve aberto desde dia 12 de maio às 17h00 até dia 19 de maio. O critério de seleção dos participantes tinha sido previamente estabelecido como a ordem de chegada. A angariação de participantes para o projeto piloto da CER Telheiras foi um sucesso, com as 13 vagas disponíveis a serem preenchidas em 13 minutos! Quem não conseguiu vaga e quem não se inscreveu poderá ter nova oportunidade em futuros projetos da CER Telheiras, a serem atempadamente anunciados.
No seguimento das inscrições, foi promovido um encontro informal entre membros e parceiros da CER Telheiras durante o Festival de Telheiras 2023! Tratou-se de um momento de convívio entre participantes e de reforço dos laços comunitários que são a pedra angular do projeto, promovendo a participação ativa e a inclusão social para além da produção e partilha local de energia renovável.

Encontro informal entre membros e parceiros da CER Telheiras durante o Festival de Telheiras 2023 no dia 3 de junho.
A informação fornecida pelos participantes durante as inscrições foi analisada e tratada cuidadosamente pelos parceiros do projeto com o objetivo de preparar toda a documentação necessária para desencadear o processo formal de licenciamento por parte da Associação Viver Telheiras. O pedido de licenciamento foi submetido por e-mail à Direção-Geral de Energia e Geologia no dia 21 de junho! Infelizmente este tem sido um procedimento demorado pelo que poderá levar alguns meses até ser emitida uma licença para a implementação da CER Telheiras.
Enquanto se aguarda por resposta ao pedido de licenciamento, o grupo de trabalho da CER Telheiras da Parceria Local de Telheiras, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia do Lumiar, continua a avançar com várias tarefas e a preparar os próximos passos do projeto! O caráter inovador da CER Telheiras tem também gerado interesse nos meios de comunicação nacionais, incluindo em artigos publicados recentemente pelo Jornal Expresso e pela revista técnica Edifícios e Energia e numa entrevista em formato vídeo publicada no youtube pela revista digital Welectric.


Reunião interna do grupo de trabalho da CER Telheiras no dia 28 de junho (cima) e reunião entre Junta de Freguesia do Lumiar, Parceria Local de Telheiras e Coopérnico no dia 31 de julho (baixo)
Se quiser saber mais sobre a CER Telheiras, consulte a página www.vivertelheiras.pt/certelheiras ou envie um e-mail para geral@vivertelheiras.pt