Viver Telheiras

Construção da Linha circular do Metro suspensa pelo Parlamento

/ Fevereiro 6, 2020

O projecto de construção da linha circular do Metro foi esta semana suspenso no Parlamento. Saiba mais AQUI.

Confira também as declarações do responsável do grupo da Associação de Residentes de Telheiras que tem lutado contra este projecto:

Já podemos festejar o fim do polémico projecto Linha Circular.

Foi uma vitória da democracia, que se iniciou com os esforços de cidadãos, organizações da sociedade civil e representantes do poder local e se concluiu ao forçar uma análise mais atenta e intervenção dos partidos políticos.

Relatámos aqui algumas dessas iniciativas: sessões de esclarecimento locais (algumas no nosso bairro), petições públicas, intervenções e moções em assembleias da representação local, protestos na via pública, entre outras.

Ontem, duas propostas, uma do PAN (600-C) e outra do PCP (1189-C), votadas no Parlamento no âmbito da discussão do OE na especialidade, receberam maiorias de votos contra a inscrição deste projecto no OE2020.

É uma decisão que não traduz uma perda de fundos comunitários. Antes uma poupança de dinheiro dos contribuintes (a começar pelo nosso), dinheiro esse que poderá agora ser aplicado em obras no Metro comprovadamente mais úteis, transparentes e consensuais.

Podemos dizer que é uma vitória para Telheiras, Lumiar, Carnide, Odivelas, Estrela e Loures, e todos aqueles que desde o início clamaram por alternativas mais sensatas.

Importantes os contributos da ART-Associação de Residentes de Telheiras, Movimento Contra o Fim da Linha Amarela (Odivelas), JF Carnide, Comissão de Trabalhadores do Metro, Comissão de Utentes dos Transportes Públicos, moradores da Estrela e Lapa, partidos que puseram de lado as diferenças ideológicas e se uniram à voz popular, e ainda aqueles que deram suporte técnico à contestação, Eng.º Mário Lopes (professor do IST) e Eng.º F. Santos Silva (ex-quadro do Metro).

Agradecimento especial a todos os Srs. deputados dos diferentes quadrantes políticos que nos receberam na Assembleia da República e que foram decisivos para este desfecho histórico.

https://www.publico.pt/2020/02/05/local/noticia/aprovada-suspensao-projecto-linha-circular-metro-lisboa-1902911

/ Fevereiro 6, 2020

Últimas

  • Março 24, 2020
    Covid-19 Recolha resíduos capa

    Alteração à Recolha de Resíduos

    A recolha selectiva porta-a-porta é suspensa, passando apenas a ser recolhidos resíduos indiferenciados 3 vezes por semana. Nas Freguesias do Lumiar e de Carnide, os dias de recolha são 3.ª, 5.ª e Sábado.

  • Março 16, 2020
    Covid-19

    Covid-19: informações sobre alterações no comércio e serviços de Telheiras

    Pedimos a quem trabalhe no comércio e serviço locais e aos residentes que nos enviem a informação que têm para geral@vivertelheiras.pt ou através do 91 001 73 92. Vamos todos contribuir para, em conjunto, vivermos este momento da maneira mais segura e ultrapassarmos em comunidade esta situação!

  • Março 5, 2020
    Trânsito condicionado na Segunda Circular até Junho

    Trânsito condicionado na Segunda Circular até Junho

    O acesso à 2ª Circular através da Rua Filipe Duarte, junto à Escola Alemã, estará fechado ao trânsito durante este período, o que poderá trazer maiores consequências para o dia-a-dia dos telheirenses.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • AJEC Apoio Julgado de Paz Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio UITN logo Apoio PSOPortugal_apoio APCL Logo Apoio JFL Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio
  • Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio Esquadra Apoio ETPL Apoio ART_site Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio refood apoio BMOR3 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.