Viver Telheiras

“Dias de Bem-Cá-Estar” na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro

/ Setembro 25, 2013

A Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (BMOR) recebe a partir de amanhã, e até Sábado, os “Dias de Bem-Cá-Estar”. Serão 3 dias de palestras, oficinas, cinema, consultas, entre outros, tudo em torno do tema “bem-estar”.

Falámos com Anabela Carvalho, coordenadora da BMOR, que nos diz que “os Dias de Bem-Cá-Estar é um projecto que tem como enquadramento um conjunto de actividades diversas mas que se tocam no mesmo ponto fulcral - O Bem Estar. Um Bem Estar que pode ser físico e/ou psíquico e um convite implícito a parar para reflectir, reforçar um olhar atento a nós mesmos, redescobrir outras formas de estar, distanciando-nos, nem que seja por uns breves momentos, do automatismo de todos os dias, das velocidades contemporâneas. Apostamos no oposto.”

Esta ideia surgiu por parte da própria equipa da BMOR e foi assumida pela Divisão de Rede de Bibliotecas de Lisboa, sendo que, nas palavras de Anabela Carvalho, “a vontade e a intenção genuína sobrepôem-se, quase sempre, a qualquer determinismo por imposição, e isto serve tanto a nível pessoal como a nível do trabalho.”

Para além da equipa da BMOR e da Divisão de Rede de Bibliotecas de Lisboa, a organização deste evento, destinado a todos os que se identificarem com este conceito, passa também por um conjunto de parceiros locais. Foi estendido um convite a vários profissionais que trabalham ou residem em Telheiras e que exercem a sua actividade nesta área, e assim surgiu o programa que podem consultar aqui. Esta aposta nos parceiros locais deve-se a uma “cultura de proximidade, que é o que nos move nas areias movediças de uma cidade de grandes contrastes, envergando uma história em cada canto da cidade. É uma cidade de cultura e acreditamos, cada vez mais, que a proximidade, o valor da comunidade é o futuro, nos vários quadrantes da nossa acção como cidadãos.

Para além das actividades na BMOR os “Dias de Bem-Cá-Estar” decorrem em paralelo na Biblioteca dos Coruchéus.

Fica o desafio de Anabela Carvalho: “Apareçam. Observem. Meditem. Partilhem.”

/ Setembro 25, 2013

Últimas

  • Fevereiro 17, 2019
    Festival

    Prazo para entrega de propostas de cartaz do Festival alargado

    No sentido de aumentar a participação dos telheirenses e considerando alguns pedidos que chegaram à organização do Festival, o prazo para entrega de propostas de cartaz foi alargado até dia 24 de Fevereiro.

  • Fevereiro 15, 2019
    Participe num mundo em Transição sem sair de Telheiras 3

    “Participe num mundo em Transição” sem sair de Telheiras

    Será uma oportunidade única de descobrir novas formas de transformar o nosso mundo e conhecer estratégias, pessoas e projectos inspiradores que já estão a fazer a diferença nas suas comunidades e a tornar a sociedade mais sustentável, equitativa e assente em relações humanas de confiança, proximidade e entreajuda.

  • Fevereiro 14, 2019
    Telheiras_bairro pioneiro na sustentabilidade

    Telheiras: bairro pioneiro na sustentabilidade

    A Parceria Local de Telheiras, rede que agrega diversas associações no bairro, dinamiza o projecto-piloto do programa Municipalities in Transition, que pretende estudar e implementar abordagens de ligação do poder local à sociedade civil na promoção da sustentabilidade.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • AJEC Apoio JFL CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Julgado de Paz Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio UITN logo Apoio
  • Esquadra Apoio APCL Logo Apoio refood apoio ART_site Apoio ETPL Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.