Viver Telheiras

“Dias de Bem-Cá-Estar” na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro

/ Setembro 25, 2013

A Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (BMOR) recebe a partir de amanhã, e até Sábado, os “Dias de Bem-Cá-Estar”. Serão 3 dias de palestras, oficinas, cinema, consultas, entre outros, tudo em torno do tema “bem-estar”.

Falámos com Anabela Carvalho, coordenadora da BMOR, que nos diz que “os Dias de Bem-Cá-Estar é um projecto que tem como enquadramento um conjunto de actividades diversas mas que se tocam no mesmo ponto fulcral - O Bem Estar. Um Bem Estar que pode ser físico e/ou psíquico e um convite implícito a parar para reflectir, reforçar um olhar atento a nós mesmos, redescobrir outras formas de estar, distanciando-nos, nem que seja por uns breves momentos, do automatismo de todos os dias, das velocidades contemporâneas. Apostamos no oposto.”

Esta ideia surgiu por parte da própria equipa da BMOR e foi assumida pela Divisão de Rede de Bibliotecas de Lisboa, sendo que, nas palavras de Anabela Carvalho, “a vontade e a intenção genuína sobrepôem-se, quase sempre, a qualquer determinismo por imposição, e isto serve tanto a nível pessoal como a nível do trabalho.”

Para além da equipa da BMOR e da Divisão de Rede de Bibliotecas de Lisboa, a organização deste evento, destinado a todos os que se identificarem com este conceito, passa também por um conjunto de parceiros locais. Foi estendido um convite a vários profissionais que trabalham ou residem em Telheiras e que exercem a sua actividade nesta área, e assim surgiu o programa que podem consultar aqui. Esta aposta nos parceiros locais deve-se a uma “cultura de proximidade, que é o que nos move nas areias movediças de uma cidade de grandes contrastes, envergando uma história em cada canto da cidade. É uma cidade de cultura e acreditamos, cada vez mais, que a proximidade, o valor da comunidade é o futuro, nos vários quadrantes da nossa acção como cidadãos.

Para além das actividades na BMOR os “Dias de Bem-Cá-Estar” decorrem em paralelo na Biblioteca dos Coruchéus.

Fica o desafio de Anabela Carvalho: “Apareçam. Observem. Meditem. Partilhem.”

/ Setembro 25, 2013

Últimas

  • Novembro 23, 2017
    Colégio Mira Rio

    Colégio Mira Rio abre as portas a Telheiras

    O “novo” Mira Rio apresenta valências para alunos e alunas dos 4 meses até ao 12º ano. A sala multiusos estará disponível para ser utilizada pela comunidade telheirense para eventos culturais, palestras, conferências, reuniões ou outras actividades semelhantes.

  • Novembro 22, 2017
    teatroàparte celebra 20 anos com fim-de-semana de curtas

    teatroàparte celebra 20 anos com fim-de-semana de curtas

    No próximo fim-de-semana o teatroàparte leva a cena 12 curtas encenadas por vários dos encenadores que já passaram pelo grupo, com a participação de actores que deram vida aos palcos do nosso bairro ao longo destas duas décadas.

  • Novembro 17, 2017
    Melhorias nas ruas de Telheiras em votação no Orçamento Participativo

    Melhorias nas ruas de Telheiras em votação no Orçamento Participativo

    Os cidadãos podem votar enviando um sms grátis com o número do projecto escolhido para o 4310, ou através do site Lisboa Participa.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • refood apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ART_site Apoio ETPL Apoio Julgado de Paz Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio AJEC Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio
  • Esquadra Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio UITN logo Apoio JFL APCL Logo Apoio BMOR3 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.