“Dias de Bem-Cá-Estar” na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
A Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (BMOR) recebe a partir de amanhã, e até Sábado, os “Dias de Bem-Cá-Estar”. Serão 3 dias de palestras, oficinas, cinema, consultas, entre outros, tudo em torno do tema “bem-estar”.
Falámos com Anabela Carvalho, coordenadora da BMOR, que nos diz que “os Dias de Bem-Cá-Estar é um projecto que tem como enquadramento um conjunto de actividades diversas mas que se tocam no mesmo ponto fulcral - O Bem Estar. Um Bem Estar que pode ser físico e/ou psíquico e um convite implícito a parar para reflectir, reforçar um olhar atento a nós mesmos, redescobrir outras formas de estar, distanciando-nos, nem que seja por uns breves momentos, do automatismo de todos os dias, das velocidades contemporâneas. Apostamos no oposto.”
Esta ideia surgiu por parte da própria equipa da BMOR e foi assumida pela Divisão de Rede de Bibliotecas de Lisboa, sendo que, nas palavras de Anabela Carvalho, “a vontade e a intenção genuína sobrepôem-se, quase sempre, a qualquer determinismo por imposição, e isto serve tanto a nível pessoal como a nível do trabalho.”
Para além da equipa da BMOR e da Divisão de Rede de Bibliotecas de Lisboa, a organização deste evento, destinado a todos os que se identificarem com este conceito, passa também por um conjunto de parceiros locais. Foi estendido um convite a vários profissionais que trabalham ou residem em Telheiras e que exercem a sua actividade nesta área, e assim surgiu o programa que podem consultar aqui. Esta aposta nos parceiros locais deve-se a uma “cultura de proximidade, que é o que nos move nas areias movediças de uma cidade de grandes contrastes, envergando uma história em cada canto da cidade. É uma cidade de cultura e acreditamos, cada vez mais, que a proximidade, o valor da comunidade é o futuro, nos vários quadrantes da nossa acção como cidadãos.”
Para além das actividades na BMOR os “Dias de Bem-Cá-Estar” decorrem em paralelo na Biblioteca dos Coruchéus.
Fica o desafio de Anabela Carvalho: “Apareçam. Observem. Meditem. Partilhem.”