Viver Telheiras

Dos ecossistemas para Telheiras

Notas da aidnature.org / Maio 16, 2013

A Associação Internacional para a Documentação da Natureza surgiu do sonho de dois amigos, um cineasta e um biólogo, darem a conhecer ao Mundo a fantástica biodiversidade de um país esquecido para a comunidade científica até aos dias de hoje – Timor-Leste.

Depois de fundada a AIDN – aidnature.org em Maio de 2011, sedeada em Telheiras, e com mais de uma centena de outras pessoas que se deixaram entusiasmar por esta ideia, tentaram-se obter os fundos para se concretizar o projecto em Timor, mas era evidente que sem trabalho feito, seria impossível obter o orçamento necessário.

Foi assim que a aidnature.org se virou para o nosso próprio país, e desde então tem produzido documentários, vídeos, artigos e fotografias que têm o objectivo de divulgar a biodiversidade, beleza natural e valor patrimonial de um país que é uma jóia na Europa, e cujas potencialidades para o desenvolvimento económico a longo prazo, sustentável, são ímpares.

Hoje somos mais a colaborar com a aidnature.org com regularidade, e foi com grande apreço que aceitamos o convite do Viver Telheiras para colaborar numa publicação que pretende chegar às pessoas de um bairro que quer mais e melhor vida.

Estas notas irão no sentido de tentar fazer-vos chegar temas interessantes que não têm lugar noutro tipo de publicações, e que vos transportem para uma maior proximidade com a realidade do que se passa nos nossos ecossistemas, rios, florestas, vales, estuários, montados, serras… Todos vocês já viram documentário acerca das planícies africanas, mas e as planícies alentejanas? Conhecem certamente os grandes leões, mas e os belos linces ibéricos? São estes os valores que existem aqui, estes mais concretamente a apenas 230km de Telheiras, e cuja preservação está também nas vossas mãos.

O Camaleão do Algarve, a avifauna das Berlengas, as aves do Açores, O Vale do Côa, a Biodiversidade de Lisboa (incluindo a de Telheiras) são os temas sobre os quais vos falaremos aqui e que esperamos vos agucem o instinto de conservação e a paixão pelos nossos parentes próximos, os animais e plantas do nosso país.

guarda rios viver telheiras

O último filme lançado pela aidnature.org serve para informar acerca do que se passa no Vale do Tua. A barragem que está a ser construída na foz do Tua é uma obra cara, absolutamente inútil, e que compromete fatalmente as condições de sustentabilidade de toda uma região. A discussão sobre o Tua já vai longa, e o objectivo do documentário é sobretudo revelar a estonteante e, muitas vezes, surpreendente beleza natural e riqueza faunística do Vale do Tua, e convidamo-vos a ver o documentário que apresentamos no final desta crónica. Convidamo-vos também a agir, a assinar as petições que se encontram on-line, e a reproduzir o que acontece noutros locais em que as pessoas que estão na administração temporária do estado têm de ouvir as pessoas que os colocaram lá, e ajustar as decisões, reconhecer os erros, e voltar atrás para não prejudicar em demasia o que é, na verdade, de todos.

Agradecemos o convite do Viver Telheiras e agradecemos a vossa atenção, e prometemos transportá-los para o nosso pais mais fantástico, muitas vezes de cortar a respiração.

Texto de António Castelo e Fotografia de João Vasconcelos

Aidnature
Notas da aidnature.org / Maio 16, 2013

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • refood apoio UITN logo Apoio APCL Logo Apoio Esquadra Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ART_site Apoio ETPL Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio
  • CNE 683 Escuteiros 2 Apoio BMOR3 Apoio JFL Julgado de Paz Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio AJEC Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.