Viver Telheiras

Eleição para o Parlamento Europeu

Problemas e Oportunidades / Maio 23, 2014

No próximo domingo, dia 25 de Maio, vamos votar para a eleição dos deputados ao Parlamento Europeu. O debate na campanha eleitoral, a terminar, não tem sido esclarecedor, porque virado para as realidades nacionais e muito centrado na luta inter- partidária.

O projecto europeu e o futuro da União Europeia são muito importantes, nesta era de globalização na política, na economia e nos problemas sociais e nenhum país isoladamente é auto-suficiente. Muito nos une à Europa, a História, a Cultura, o Estado Social, mas existem divisões pelo excessivo e exacerbado nacionalismo de alguns países e por uma certa arrogância dos países mais fortes e desenvolvidos. Esta arrogância tem-se manifestado no decurso da grave crise financeira e económica internacional que ainda se vive.

Há uma desconfiança latente ou aberta dos países do norte para com os do sul e que até se expressa na sigla com que se fala dos países do sul, os P.I.I.G.S. Não há dúvida que há uma diferença de tratamento para com os países do sul no que diz respeito ao deficit orçamental e à dívida pública porque, também, vários países do norte não cumprem os requisitos do déficit e da dívida pública estabelecidos pela União Europeia.

Nesta eleição o que é mais importante é eleger um grupo de deputados qualificados, competentes e dispostos a lutar com toda a energia pela resolução dos problemas que mais afectam o projecto da União Europeia.

Os problemas são muitos mas alguns assumem uma relevância extraordinária e de grande urgência:

  • Como evitar crises financeiras, no futuro, que fazem perigar os estados menos desenvolvidos e a economia em geral, pelo comportamento anómalo dos mercados, como controlar e regular os mercados sem afectar a eficiência, a dinâmica do crédito e do investimento produtivo.
  • Políticas de ataque à pobreza e exclusão social. Os graves problemas sociais ligados à imigração e em especial da situação na fronteira sul da U.E.
  • Como providenciar mais emprego e trabalho a mais alargada parte da população, em especial à juventude.
  • Perante as dificuldades presentes como defender e dar sustentabilidade ao Estado Social.

Pedro Lagido

 

Pedro Lagido tem 76 anos e vive no bairro há 30 anos, desde 1 de Julho de 1983. Está mais activamente ligado à ART desde 2002, quando se reformou após uma vida profissional de 40 anos, grande parte dela fora de Lisboa. Esteve quase 3 anos no serviço Militar. Trabalhou como engenheiro químico em várias indústrias e esteve na Assembleia Constituinte, como deputado pelo distrito de Leiria, onde foi, também, membro da Assembleia Municipal de Leiria. A sua motivação é viver plenamente estes anos, participar e dar um contributo da sua experiência pessoal e profissional, não só aos seus filhos e netos, mas a quem mais possa ser útil, e ser um cidadão interessado e participativo na vida da “polis”.

A temática que escolheu, ” Problemas e Oportunidades”, tem a ver com os tempos que estamos a viver e corresponde à experiência da civilização, da ciência, da cultura, da indústria,etc. em que, a seguir a um problema, surgem sempre oportunidades novas. Tem em mente publicar, de 15 em 15 dias, sobre alguns temas como: Terceira Idade; Crise e Oportunidades; A energia; Transportes de futuro; Liderança e Iniciativa ; Novos Modelos de economia, etc.

 

Problemas e Oportunidades / Maio 23, 2014

Últimas

Projectos Comunitários

TELHEIRAS EM MOVIMENTO_28 Setembro_banner
Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Esquadra Apoio UITN logo Apoio AJEC Apoio refood apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ART_site Apoio
  • Centro Comunitário de Telheiras Apoio ETPL Apoio BMOR3 Apoio APCL Logo Apoio JFL Julgado de Paz Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.