Viver Telheiras

Escola Alemã distinguida com Bandeira Verde Eco-Escolas

/ Outubro 15, 2018

A Escola Alemã de Lisboa (EAL) hasteou, no passado dia 16 de Outubro, pelas 11:15, a Bandeira Verde Eco-Escolas, atribuída no seguimento das actividades desenvolvidas nas áreas do Ambiente e Sustentabilidade ao longo do ano lectivo 2017/2018. Após ter recebido o Galardão Eco-Escolas em Pombal, no passado dia 4, foi agora momento de deixar no nosso bairro uma marca “verde” do trabalho realizado.

O Eco-Escolas é um programa internacional, promovido pela Foundation for Environmental Education que pretende “encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”. Em Portugal, a sua coordenação está a cargo da ONGA Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A EAL participa no programa desde o ano lectivo 2013/2014 e tem conseguido a atribuição da Bandeira Verde todos os anos. Ao longo destes 5 anos lectivos, foram muitas as acções desenvolvidas ao abrigo desta iniciativa, como a separação de resíduos para reciclagem, acções de sensibilização de alunos, famílias e comunidade escolar para práticas que vão ao encontro da sustentabilidade e a implementação de medidas de diminuição dos gastos com energia e água na própria escola. Algumas das acções receberam prémios, tanto na Alemanha, como em Portugal. O projecto é coordenado pelos professores Luísa Conde e Luís Cerqueira, que se mostram “preocupados” com o excesso de consumo a vários níveis, nomeadamente de “plástico, papel e desperdício alimentar”. Para além dos efeitos que o projecto tem tido na própria escola, os coordenadores referem que estas acções têm levado a “mudanças reais nos hábitos das famílias do alunos” e em “mudanças de atitude por parte dos restantes professores”. Apesar dos resultados positivos e encorajadores, nem sempre é fácil ir tão longe como gostariam porque os planos curriculares escolares deixam pouco tempo disponível para projectos extra-curriculares.

No ano lectivo 2018/2019, a EAL vai abordar os dois temas definidos pela ABAE (Floresta e Mar), para além de continuar o trabalho que já vem do ano lectivo anterior, nos temas dos resíduos, água e energia.

 

/ Outubro 15, 2018

Últimas

  • Janeiro 7, 2019
    ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    Estacionamento pago arranca a 14 de Janeiro

    Os dísticos de residente podem ser adquiridos até 11 de Janeiro no Pólo de Telheiras da Junta de Freguesia do Lumiar / Lagar da Quinta de S. Vicente

  • Dezembro 20, 2018
    boas_festas_2011

    Boas Festas!

    A partir de 6 de Janeiro estaremos de volta para continuar a trazer-vos as notícias do bairro. Vemo-nos em 2019!

  • Dezembro 19, 2018
    Centro Comunitário promove curso de escrita criativa a partir de Janeiro

    Centro Comunitário promove curso de escrita criativa a partir de Janeiro

    Neste curso gratuito serão debatidos autores como Eça de Queiroz, Vergílio Ferreira, Sophia de Mello Breyner, Ernest Hemingway e Luís Borges, entre outros. No final será oferecida a possibilidade de se fazer uma edição de autor com os contos redigidos pelos participantes.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • UITN logo Apoio JFL ETPL Apoio APCL Logo Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio Esquadra Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio AJEC Apoio
  • Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Julgado de Paz Apoio BMOR3 Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio refood apoio ART_site Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.