Viver Telheiras

Escola Alemã distinguida com Bandeira Verde Eco-Escolas

/ Outubro 15, 2018

A Escola Alemã de Lisboa (EAL) hasteou, no passado dia 16 de Outubro, pelas 11:15, a Bandeira Verde Eco-Escolas, atribuída no seguimento das actividades desenvolvidas nas áreas do Ambiente e Sustentabilidade ao longo do ano lectivo 2017/2018. Após ter recebido o Galardão Eco-Escolas em Pombal, no passado dia 4, foi agora momento de deixar no nosso bairro uma marca “verde” do trabalho realizado.

O Eco-Escolas é um programa internacional, promovido pela Foundation for Environmental Education que pretende “encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”. Em Portugal, a sua coordenação está a cargo da ONGA Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A EAL participa no programa desde o ano lectivo 2013/2014 e tem conseguido a atribuição da Bandeira Verde todos os anos. Ao longo destes 5 anos lectivos, foram muitas as acções desenvolvidas ao abrigo desta iniciativa, como a separação de resíduos para reciclagem, acções de sensibilização de alunos, famílias e comunidade escolar para práticas que vão ao encontro da sustentabilidade e a implementação de medidas de diminuição dos gastos com energia e água na própria escola. Algumas das acções receberam prémios, tanto na Alemanha, como em Portugal. O projecto é coordenado pelos professores Luísa Conde e Luís Cerqueira, que se mostram “preocupados” com o excesso de consumo a vários níveis, nomeadamente de “plástico, papel e desperdício alimentar”. Para além dos efeitos que o projecto tem tido na própria escola, os coordenadores referem que estas acções têm levado a “mudanças reais nos hábitos das famílias do alunos” e em “mudanças de atitude por parte dos restantes professores”. Apesar dos resultados positivos e encorajadores, nem sempre é fácil ir tão longe como gostariam porque os planos curriculares escolares deixam pouco tempo disponível para projectos extra-curriculares.

No ano lectivo 2018/2019, a EAL vai abordar os dois temas definidos pela ABAE (Floresta e Mar), para além de continuar o trabalho que já vem do ano lectivo anterior, nos temas dos resíduos, água e energia.

 

/ Outubro 15, 2018

Últimas

  • Dezembro 24, 2021
    Boas_festas_2019

    Boas Festas!

    A partir de 11 de Janeiro estaremos de volta para continuar a trazer-vos as notícias do bairro. Vemo-nos em 2022!

  • Dezembro 13, 2021
    apoioavida-cartaz-natal2021-escolas-capa

    Associação de Pais lança campanha solidária com a Apoio à Vida

    Até 15 de Dezembro, a APais está a aceitar doações de bens que a Apoio à Vida precisa para o seu trabalho. Os produtos podem ser entregues na EB1 e no JI de Telheiras.

  • Dezembro 6, 2021
    ART Feira do Livro Doado 2021 capa

    ART promove Feira do Livro D(o)ado

    Se tem livros jogos didáticos que queira entregar para uma segunda oportunidade junto de novos donos, leve-os à ART no dia 7, entre as 10h e as 16h. Depois, apareça na ART nos dias 9 e 10, entre as 10h e as 16h e escolha e leve gratuitamente um ou mais livros ou jogos.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • Centro Comunitário de Telheiras Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ETPL Apoio AJEC Apoio Esquadra Apoio refood apoio BMOR3 Apoio Julgado de Paz Apoio
  • ART_site Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio UITN logo Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio PSOPortugal_apoio JFL APCL Logo Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.