Escuteiro de Telheiras traz Luz da Paz para Portugal
Gonçalo Alves tem 21 anos. É escuteiro há mais de 13. “Amigos para a vida” é um cliché que diz não conseguir evitar quando pensa sobre o lugar que o escutismo lhe ocupa no dia-a-dia. “Rimos juntos, choramos juntos. Não me peçam para explicar o escutismo”.
Partiu esta quinta-feira para Viena. Em três dias, vai fazer mais de 24 horas de viagem de carro para lá. Outras 24 para cá. E aos pés, há-de trazer a Luz da Paz. “As companhias aéreas não permitem que a chama venha no avião”, explica.
Desde 1986, a Luz da Paz de Belém é, para escuteiros de todo o mundo, o símbolo do Natal. Com a colaboração de escuteiros de vários países, a Luz, acesa todos os anos por um rapaz ou rapariga austríacos na Gruta da Natividade de Jesus em Belém, é distribuída por toda a parte numa mensagem de paz, amor e esperança. Este ano, serão 31 os países representados na cerimónia de partilha que acontece este sábado em Viena.
Gonçalo – que vive em Telheiras e garante adorar a “aldeia” que o bairro é – vai representar a região de Lisboa nesta cerimónia que conta pela primeira vez com uma delegação portuguesa.
Luz na escuridão
Já em 2012 e 2013, os escuteiros do agrupamento 683 Telheiras tinham ido a Espanha buscar a chama trazida de Viena por escuteiros espanhóis. Gonçalo esteve em Alicante no ano passado. Conta que “foi emocionante ver as pessoas a sair da igreja e a iluminar toda a cidade. Milhares de pontinhos luminosos a surgirem na escuridão”.
É esse o objectivo. Levar luz que é “ânimo e alegria” para quem mais precisa. Hospitais, prisões, igrejas, casas, lares. “Especialmente tendo em conta a situação difícil de Portugal”, explica.
A proposta é que a chama se espalhe por toda a parte e se mantenha acesa até ao Dia do Baptismo de Jesus, que este ano é a 12 de Janeiro.
A Luz da Paz de Belém há-de chegar de carro a Portugal e será distribuída numa cerimónia nacional na Sé de Braga no domingo, dia 14.
A Lisboa, chega no dia 19, numa cerimónia de partilha na Sé marcada para as 21h30.
Já o bairro de Telheiras vai ficar iluminado quando a Luz chegar no sábado, dia 20, depois de ser partilhada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Alto do Lumiar. A cerimónia acontece depois da missa das 18h30 e é organizada pela 4.ª Companhia de Lisboa da Associação de Guias de Portugal e pelos agrupamentos 66 Lumiar e 683 Telheiras do Corpo Nacional de Escutas.
-
Milhomens