Viver Telheiras

Escuteiros de Telheiras celebram o Natal, trazendo a Luz da Paz de Belém até ao Lumiar

Agrupamento 683 de Escuteiros de Telheiras / Dezembro 17, 2013

A Luz da Paz de Belém, surgiu em 1986 como um programa de beneficência com o nome Luz na Escuridão, dedicado a apoiar crianças necessitadas na Áustria. Desde 1990, que existe um grande acordo de cooperação entre os Escuteiros e as Guias de muitos países, que tem permitido desde então que a Luz da Paz de Belém viaje pela Europa e pelas Américas.

Todos os anos, uma criança oriunda do norte da Áustria recolhe a Luz na gruta da Natividade em Belém, e leva-a para a Áustria onde esta é partilhada numa grande cerimónia ecuménica realizada em Viena.

Delegações escutistas e guidistas de toda a Europa participam na celebração de Viena para levar a Luz aos seus respectivos países, como uma mensagem de Paz.

Uma vez nas suas terras, as Guias e os Escuteiros partilham a Luz e levam a Luz a outras igrejas, casas particulares, hospitais, residências de idosos, prisões, lugares públicos e de importância cultural e política ou a qualquer lugar onde seja apreciado o seu significado.

Neste ano do Centenário do Escutismo Católico, os agrupamentos de escuteiros de Telheiras e do Lumiar e as Guias do Alto do Lumiar, juntaram-se para organizar em conjunto a partilha da Luz na freguesia do Lumiar para onde foram convidadas todas as guias e escuteiros da diocese de Lisboa.

Os escuteiros de Telheiras e as Guias do Alto do Lumiar participaram no último fim-de-semana na Cerimónia Ibérica de Reparto de la Luz em Alicante (Valência). Trouxeram a Luz para a cerimónia de partilha, que se realizará na igreja de Nª Senhora do Carmo, no Alto do Lumiar, no dia 21 de Dezembro após a missa das 18h30. Esta iniciativa é patrocinada pela Região de Lisboa do CNE, e apoiada pela Junta de Freguesia do Lumiar.

Tradicionalmente partilhada no 4º Domingo do Advento, a Luz da Paz de Belém é uma luz de esperança que nos ajuda a preparar a chegada da Verdadeira Luz na noite de Natal. Materiais de apoio para o Advento, desenvolvidos pelos escuteiros católicos espanhóis, foram traduzidos e adaptados para português e foi criado um site parta a difusão desses e outros materiais (http://luzdapaz.agr683.cne-escutismo.pt)

Agrupamento 683 de Escuteiros de Telheiras / Dezembro 17, 2013

Últimas

  • Dezembro 24, 2021
    Boas_festas_2019

    Boas Festas!

    A partir de 11 de Janeiro estaremos de volta para continuar a trazer-vos as notícias do bairro. Vemo-nos em 2022!

  • Dezembro 13, 2021
    apoioavida-cartaz-natal2021-escolas-capa

    Associação de Pais lança campanha solidária com a Apoio à Vida

    Até 15 de Dezembro, a APais está a aceitar doações de bens que a Apoio à Vida precisa para o seu trabalho. Os produtos podem ser entregues na EB1 e no JI de Telheiras.

  • Dezembro 6, 2021
    ART Feira do Livro Doado 2021 capa

    ART promove Feira do Livro D(o)ado

    Se tem livros jogos didáticos que queira entregar para uma segunda oportunidade junto de novos donos, leve-os à ART no dia 7, entre as 10h e as 16h. Depois, apareça na ART nos dias 9 e 10, entre as 10h e as 16h e escolha e leve gratuitamente um ou mais livros ou jogos.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • Esquadra Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio refood apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ETPL Apoio Julgado de Paz Apoio ART_site Apoio UITN logo Apoio
  • JFL CNE 683 Escuteiros 2 Apoio AJEC Apoio BMOR3 Apoio PSOPortugal_apoio APCL Logo Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.