Escuteiros de Telheiras celebram o Natal, trazendo a Luz da Paz de Belém até ao Lumiar
A Luz da Paz de Belém, surgiu em 1986 como um programa de beneficência com o nome Luz na Escuridão, dedicado a apoiar crianças necessitadas na Áustria. Desde 1990, que existe um grande acordo de cooperação entre os Escuteiros e as Guias de muitos países, que tem permitido desde então que a Luz da Paz de Belém viaje pela Europa e pelas Américas.
Todos os anos, uma criança oriunda do norte da Áustria recolhe a Luz na gruta da Natividade em Belém, e leva-a para a Áustria onde esta é partilhada numa grande cerimónia ecuménica realizada em Viena.
Delegações escutistas e guidistas de toda a Europa participam na celebração de Viena para levar a Luz aos seus respectivos países, como uma mensagem de Paz.
Uma vez nas suas terras, as Guias e os Escuteiros partilham a Luz e levam a Luz a outras igrejas, casas particulares, hospitais, residências de idosos, prisões, lugares públicos e de importância cultural e política ou a qualquer lugar onde seja apreciado o seu significado.
Neste ano do Centenário do Escutismo Católico, os agrupamentos de escuteiros de Telheiras e do Lumiar e as Guias do Alto do Lumiar, juntaram-se para organizar em conjunto a partilha da Luz na freguesia do Lumiar para onde foram convidadas todas as guias e escuteiros da diocese de Lisboa.
Os escuteiros de Telheiras e as Guias do Alto do Lumiar participaram no último fim-de-semana na Cerimónia Ibérica de Reparto de la Luz em Alicante (Valência). Trouxeram a Luz para a cerimónia de partilha, que se realizará na igreja de Nª Senhora do Carmo, no Alto do Lumiar, no dia 21 de Dezembro após a missa das 18h30. Esta iniciativa é patrocinada pela Região de Lisboa do CNE, e apoiada pela Junta de Freguesia do Lumiar.
Tradicionalmente partilhada no 4º Domingo do Advento, a Luz da Paz de Belém é uma luz de esperança que nos ajuda a preparar a chegada da Verdadeira Luz na noite de Natal. Materiais de apoio para o Advento, desenvolvidos pelos escuteiros católicos espanhóis, foram traduzidos e adaptados para português e foi criado um site parta a difusão desses e outros materiais (http://luzdapaz.agr683.cne-escutismo.pt)