Viver Telheiras

Escuteiros de Telheiras celebram o Natal, trazendo a Luz da Paz de Belém até ao Lumiar

Agrupamento 683 de Escuteiros de Telheiras / Dezembro 17, 2013

A Luz da Paz de Belém, surgiu em 1986 como um programa de beneficência com o nome Luz na Escuridão, dedicado a apoiar crianças necessitadas na Áustria. Desde 1990, que existe um grande acordo de cooperação entre os Escuteiros e as Guias de muitos países, que tem permitido desde então que a Luz da Paz de Belém viaje pela Europa e pelas Américas.

Todos os anos, uma criança oriunda do norte da Áustria recolhe a Luz na gruta da Natividade em Belém, e leva-a para a Áustria onde esta é partilhada numa grande cerimónia ecuménica realizada em Viena.

Delegações escutistas e guidistas de toda a Europa participam na celebração de Viena para levar a Luz aos seus respectivos países, como uma mensagem de Paz.

Uma vez nas suas terras, as Guias e os Escuteiros partilham a Luz e levam a Luz a outras igrejas, casas particulares, hospitais, residências de idosos, prisões, lugares públicos e de importância cultural e política ou a qualquer lugar onde seja apreciado o seu significado.

Neste ano do Centenário do Escutismo Católico, os agrupamentos de escuteiros de Telheiras e do Lumiar e as Guias do Alto do Lumiar, juntaram-se para organizar em conjunto a partilha da Luz na freguesia do Lumiar para onde foram convidadas todas as guias e escuteiros da diocese de Lisboa.

Os escuteiros de Telheiras e as Guias do Alto do Lumiar participaram no último fim-de-semana na Cerimónia Ibérica de Reparto de la Luz em Alicante (Valência). Trouxeram a Luz para a cerimónia de partilha, que se realizará na igreja de Nª Senhora do Carmo, no Alto do Lumiar, no dia 21 de Dezembro após a missa das 18h30. Esta iniciativa é patrocinada pela Região de Lisboa do CNE, e apoiada pela Junta de Freguesia do Lumiar.

Tradicionalmente partilhada no 4º Domingo do Advento, a Luz da Paz de Belém é uma luz de esperança que nos ajuda a preparar a chegada da Verdadeira Luz na noite de Natal. Materiais de apoio para o Advento, desenvolvidos pelos escuteiros católicos espanhóis, foram traduzidos e adaptados para português e foi criado um site parta a difusão desses e outros materiais (http://luzdapaz.agr683.cne-escutismo.pt)

Agrupamento 683 de Escuteiros de Telheiras / Dezembro 17, 2013

Últimas

  • Fevereiro 17, 2019
    Festival

    Prazo para entrega de propostas de cartaz do Festival alargado

    No sentido de aumentar a participação dos telheirenses e considerando alguns pedidos que chegaram à organização do Festival, o prazo para entrega de propostas de cartaz foi alargado até dia 24 de Fevereiro.

  • Fevereiro 15, 2019
    Participe num mundo em Transição sem sair de Telheiras 3

    “Participe num mundo em Transição” sem sair de Telheiras

    Será uma oportunidade única de descobrir novas formas de transformar o nosso mundo e conhecer estratégias, pessoas e projectos inspiradores que já estão a fazer a diferença nas suas comunidades e a tornar a sociedade mais sustentável, equitativa e assente em relações humanas de confiança, proximidade e entreajuda.

  • Fevereiro 14, 2019
    Telheiras_bairro pioneiro na sustentabilidade

    Telheiras: bairro pioneiro na sustentabilidade

    A Parceria Local de Telheiras, rede que agrega diversas associações no bairro, dinamiza o projecto-piloto do programa Municipalities in Transition, que pretende estudar e implementar abordagens de ligação do poder local à sociedade civil na promoção da sustentabilidade.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • APCL Logo Apoio Esquadra Apoio ART_site Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio AJEC Apoio BMOR3 Apoio ETPL Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio
  • JFL CNE 683 Escuteiros 2 Apoio refood apoio UITN logo Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Julgado de Paz Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.