Viver Telheiras

Está a chegar o 10º Festival de Telheiras, de 17 a 26 de Maio!

/ Maio 10, 2019

O Festival de Telheiras já é um marco na comunidade! Em 2019, como não podia deixar de ser, o nosso bairro vai encher-se de música, dança, teatro, workshops, cinema, gastronomia, actividades para pais e filhos, enchendo as ruas, as entidades locais e o comércio local de festa e alegria.

O Festival, não obstante de ser centrado em Telheiras, é pensado para toda a cidade e continua a apresentar uma programação eclética e dedicada a todos os públicos, como uma forma de impulsionar a participação activa da comunidade, estimulando um sentimento de pertença e de identidade, refortalecendo os laços de vizinhança.

Da primeira edição, organizada por um grupo de jovens apoiado pela Associação de Residentes de Telheiras durante 2 dias, à 10ª edição, organizada por mais de 10 entidades da Parceria Local de Telheiras durante 10 dias e com mais de 50 actividades, o Festival cresceu com o bairro e o bairro com o Festival.

Desde a primeira edição, cresceu ainda mais a dinâmica local, com mais participação dos seus residentes, mais serviços, mais comércio, novos espaços de cultura e lazer e um sentimento de comunidade cada vez mais forte. Neste tempo, vimos surgir a Parceria Local de Telheiras e a plataforma de comunicação Viver Telheiras. O Festival deu ainda a conhecer ao bairro e à cidade de Lisboa o que de melhor temos para oferecer.

Mas ao fim de 10 edições, há coisas que não mudam: este evento continua a ser único no panorama lisboeta, pela forma comunitária da organização, o envolvimento de dezenas de parceiros locais, a filosofia de reforço do sentimento de bairro e da sua identidade, e o equilíbrio e pluralidade das actividades que oferece. Porque o Festival de Telheiras é muito mais que um Festival!

A sustentabilidade, a pegada ecológica e as alterações climáticas voltam a estar em foco, graças a várias iniciativas que a Parceria Local tem vindo a desenvolver nesta área. Durante estes dias, vamos poder encontrar uma “Telheiras Sustentável” tanto ao nível das actividades do programa, como na própria logística da organização. Em destaque estarão também várias actividades co-criadas pela comunidade, como a actuação da “Orquestra da Calçada”, a apresentação da “Odisseia pelo Clima” e a performance teatral “Diferentes é que a gente se entende”.

Com a diversidade da oferta, dos horários e com um programa maioritariamente gratuito, não há desculpas para não participar diariamente no Festival e transformar estes dias numa maneira diferente de viver o seu bairro!

E para começarmos em grande, este ano o pontapé de saída será dado com um fim-de- semana passado no jardim junto ao Metro de Telheiras, que nos dias 17, 18 e 19 de Maio se vai encher com concertos, comes e bebes, feiras, espaço criança e animação de rua, a 2ª edição do encontro “Telheiras tem Cante” e uma oportunidade única de conhecer as instituições que no dia-a-dia contribuem para tornar Telheiras um bairro tão especial.

Durante a semana as actividades programadas disseminam-se pelos diferentes espaços públicos e espaços culturais do bairro, que acolhem workshops de gastronomia e saúde, debates temáticos, iniciativas para pais e filhos, teatro, aulas abertas de dança, actividades desportivas e muito mais. No cinema, destaca-se a exibição do filme “Parnaso, o livro perdido de Camões”, realizado e produzido em Carnide.

De 17 a 26 de Maio, faça parte desta festa e venha descobrir porque é que o Festival de Telheiras é muito mais que um Festival! Consulte AQUI o programa completo.

CTZ_10º_FESTIVAL_TELHEIRAS_AF (1)-1
/ Maio 10, 2019

Últimas

  • Janeiro 17, 2020
    Cátedra UNESCO vem Partilhar a Paz a Telheiras, no dia 24

    Cátedra UNESCO vem “Partilhar a Paz” a Telheiras, no dia 24

    Os encontros “Partilhar a Paz” dão a conhecer projectos nacionais que se dedicam a melhorar o mundo num sentido sustentável e harmonioso, em áreas como a educação para a paz, a cidadania, a sustentabilidade, a qualidade de vida, o bem-estar e os direitos humanos.

  • Janeiro 17, 2020
    CCT Roupa boa a gente doa 3

    Centro Comunitário lança campanha “Roupa boa, a gente doa”

    O bairro é convidado a participar, doando roupa de adulto e criança, roupa de casa (roupa de cama, toalhas, etc), calçado e brinquedos, que estejam em bom estado. Os bens podem ser entregues no Centro Comunitário de segunda a sexta, das 9:00 às 18:00.

  • Janeiro 13, 2020
    Escuteiros de Telheiras investem 3 novos dirigentes capa

    Escuteiros de Telheiras investem 3 novos dirigentes

    Os novos chefes serão investidos no sábado e na véspera terá lugar uma vigília de oração. As cerimónias terão lugar na Igreja de Nossa Senhora da Porta do Céu e integram-se nas comemorações do aniversário do Agrupamento.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • Julgado de Paz Apoio Esquadra Apoio UITN logo Apoio BMOR3 Apoio refood apoio JFL Centro Comunitário de Telheiras Apoio ETPL Apoio
  • ART_site Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio APCL Logo Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio AJEC Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.