Viver Telheiras

Este sábado, “o saquinho vai na mão”. Traga o seu e participe!

/ Fevereiro 14, 2022

No próximo sábado, 19 de Fevereiro, é dia de sair à rua com o saco na mão: para a limpeza da rua ou para ir ao pão!

Para combater o uso dos sacos de papel e sacos de plástico transparentes, um grupo de moradores de Telheiras uniu-se para criar soluções para reduzir o excesso de sacos levados para casa, de cada vez que se vai ao pão ou à fruta.

“O saquinho vai na mão” (em referência à música dos Trabalhadores do Comércio) é o mote para esta mudança de hábitos.

A campanha de sensibilização para a redução de resíduos dados no comércio local começa no dia 19 de Fevereiro com uma “arruada” de limpeza do bairro, colocação de cartazes bordados no comércio local e distribuição de sacos de pano e lembretes. A acção decorrerá entre as 10:00 e as 12:00 e haverá espaço para uma actuação do Coro Nosso.

Duas das lojas mais emblemáticas do bairro aderiram a esta campanha e a partir deste dia terão nas suas vitrines um cartaz bordado pela D. Lurdes, residente em Telheiras há mais de 60 anos, com o dizer: “Traga o seu saco do pão”. E por sua vez, os colaboradores das padarias também serão agentes de mudança, perguntando aos clientes se trouxeram o saco.

Para estimular ainda mais esta ação, a padaria Espiga Sol mandou produzir sacos do pão para oferecer aos seus clientes.

Nesta luta estão também envolvidas outras forças vivas do bairro: as crianças da CAF da EB 1 de Telheiras estão a elaborar lembretes para colocar à porta de casa ou no frigorífico: “vou ao pão, o saquinho vai na mão”, “vou à fruta, o saquinho vai na mão” que serão distribuídos aos transeuntes na acção de rua de dia 19 de Fevereiro.

“O objectivo do grupo é reduzir os resíduos em todo o comércio local de Telheiras, mas como somos poucos e não conseguimos chegar a todo lado, optámos por começar pelas lojas que têm mais afluência para depois, aos poucos, alargar esta campanha às frutarias, cafés, etc.” acrescenta Ana Abrantes, moradora do bairro.

Foi também constituído no início do ano outro grupo para a promoção da limpeza das ruas do bairro. E, no sábado, os moradores apanharão lixo na rua e irão expor os sacos no jardim em frente à Casa da Cidadania de Telheiras, como chamada de atenção aos telheirenses para a quantidade de lixo que é produzido e abandonado no bairro.

“Contamos angariar mais pessoas para ajudar nesta causa: com ideias, contactos no comércio local e mesmo nas limpezas que queremos fazer uma vez por mês, inspirados por uma moradora, Isabel Jordão, que sozinha adoptou o mote “da minha janela não vejo lixo” e durante anos se dedicou a esta tarefa.” esclarece Alexandra Escarameia.

Estas iniciativas surgem do projecto Ideias em Rede, promovido pela Parceria Local de Telheiras, através do qual esta rede comunitária lançou o desafio à população do bairro de partilhar ideias e sonhos que tem para Telheiras. Depois de feita a recolha das propostas, a Parceria Local dinamizou a criação de vários grupos de trabalho que juntam residentes e organizações locais para tornarem estas ideias uma realidade. Através das Ideias em Rede foi também realizada uma candidatura ao Orçamento Participativo de Lisboa 2021, o projecto “ReCoopera”, que foi uma das propostas vencedoras.

Saquinho vai na mão saco bordado
/ Fevereiro 14, 2022

Últimas

Projectos Comunitários

  • BMOR3 Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio JFL Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Esquadra Apoio ART_site Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio
  • AJEC Apoio Julgado de Paz Apoio ETPL Apoio UITN logo Apoio PSOPortugal_apoio refood apoio APCL Logo Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.