Viver Telheiras

Há arte urbana a nascer no Lumiar (e é de todos!)

/ Junho 24, 2015

Chama-se LumiARTE [urbana] e nasceu em 2014 para ser de todos os que o quisessem. De 28 de Junho a 12 de Julho, o projecto vai finalmente sair do papel para morar numa das paredes do Lumiar. E a ideia é não ficar por aqui.

Tudo começou quando em 2013, Ana Vilar Bravo decidiu lançar-se finalmente no mestrado em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras de Lisboa. Jornalista freelancer e mãe a tempo inteiro, como gosta de dizer, desenhou um projecto com o objectivo de inscrever a freguesia do Lumiar no circuito de arte urbana de Lisboa. E que contasse com a participação da população.

Para Ana, que vive há mais de 15 anos no Lumiar, só assim teria sentido. “Eu não queria fazer um projecto para a comunidade, queria construir alguma coisa com a comunidade”.

Estabelecido o protocolo entre a Junta de Freguesia do Lumiar, entidade patrocinadora, e a Faculdade de Letras de Lisboa, tudo se foi compondo. A Junta cedeu um espaço e o trabalho foi desde Junho de 2014 sendo construído.

À ideia, juntaram-se Eduardo Estêvão, Flávia Ramalho e Sara Simões, três alunos finalistas da Faculdade de Letras que escolheram o projecto para o seu estágio curricular. Depois de terminadas as 120 horas obrigatórias, ficou o amor à ideia e continuam até hoje empenhados em dar tempo ao projecto.

Foram convocados parceiros locais, contactados artistas, planeadas sessões e auscultada a população. Uma auscultação que passou tanto por sessões públicas – foram duas – como por mais de 15 reuniões informais. A ideia era ir para a rua e ouvir o que havia a dizer.

Ana conta que a participação não foi na quantidade que gostariam ou esperariam. Mas continua convicta. Até porque “a qualidade participativa compensou”, diz com um sorriso.

Desejosos por pôr o talento a render, 12 dos artistas convocados fizeram, a convite da Leya, um primeiro “ensaio” em 13 vidrões no espaço envolvente à Feira do Livro. Foi uma primeira experiência fora da freguesia.

Agora chegou a hora de pôr as mãos na massa. De 28 de Junho a 12 de Julho, a parede do eixo Norte-Sul da Azinhaga da Cidade vai ganhar vida. Uma vida pensada e construída pelas gentes da freguesia. São 180 metros quadrados. Vanessa Teodoro e Rui Ferreira RAF dão as mãos e o talento e convidam todos os que se quiserem juntar. O convite é para cada um dos dias mas em especial para o sábado, 4 de Julho. Toda a comunidade é convidada a estar presente para uma festa que junta artistas e população e promete muita animação!

Mas depois desta vitória, haverá mais por onde andar. E Telheiras está nos planos. Pode esperar-se que a partir de Setembro a arte urbana volte ao nosso bairro, após a legalização de seis paredes para graffiti em 2011. Para isso, conta-se com a participação em peso dos telheirenses! Mais novidades chegarão em breve!

Fotografia e vídeo: Projecto LumiaARTE [urbana] de Ana Vilar Bravo

/ Junho 24, 2015

Últimas

  • Agosto 1, 2019
    Árvore jardim capa site

    Boas férias e até Setembro!

    Agosto é tempo de sol e calor, descanso, tranquilidade e férias. No Viver Telheiras é também altura de parar, conhecer outras paragens fora do nosso bairro e ganhar energias renovadas.

  • Julho 15, 2019
    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental capa

    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental

    Este projecto pretende disponibilizar às associações locais e aos residentes do bairro utensílios e aparelhos que só utilizamos esporadicamente, como ferramentas, máquinas de costura e kits para festas, entre outros. A abertura à população prevê-se para o início do novo ano lectivo.

  • Julho 8, 2019
    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário! capa

    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário!

    Estas actividades inserem-se no projecto Eco-Costura, promovido Junta de Freguesia do Lumiar com vários parceiros e no qual serão costurados 3.000 sacos-lancheira para os alunos das escolas da Freguesia.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • BMOR3 Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio APCL Logo Apoio Esquadra Apoio Julgado de Paz Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio JFL
  • ART_site Apoio AJEC Apoio refood apoio ETPL Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio UITN logo Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.