Viver Telheiras

Jovens investigadores lançam inquérito para estudar Telheiras

/ Dezembro 12, 2014

São jovens e investigadores. De países diferentes mas com um objectivo comum: conhecer e estudar Telheiras. Veronika Strelcova e Filipe Matos contam, para isso, com a sua ajuda. Pedem-lhe 15 minutos para responder a um questionário sobre o bairro. É fácil, simples e muito importante. Pode fazê-lo aqui.

Estudar Telheiras

Veronika é investigadora do Instituto de Políticas Públicas da Universidade de Comenius na Eslováquia e está em Portugal desde Setembro. Estuda processos sociais e políticos e procura conhecer “as melhores dinâmicas comunitárias para poder aplicá-las”.

Depois de analisar comunidades em Bratislava e Oslo, escolheu Telheiras como caso de estudo. E garante que o que mais a surpreendeu foi o grande sentido comunitário que se vive. “Aqui as pessoas identificam-se muito com o bairro, e isso faz com que Telheiras cresça”.

Já Filipe Matos, desde sempre a viver no bairro, é investigador do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e no âmbito do doutoramento quer compreender como é que “as organizações, a sociedade civil e o poder público se relacionam” e conhecer “que tipos de inovação social estão associados a essas relações”. Explica que por inovação social se entende “as alterações nas relações de poder que permitem transformações sociais, que permitem caminhar para uma sociedade mais justa e equilibrada”.

Filipe, que pertence aos órgãos sociais da Associação Viver Telheiras, garante que a Parceria Local de Telheiras lhe permite assistir a esta experiência em tempo real.

Conhecer para dar resposta

Veronika e Filipe querem conhecer melhor Telheiras. Para isso, estão a recolher respostas a um inquérito destinado a quem vive, viveu ou frequenta Telheiras.

O objectivo é identificar os interesses e necessidades dos cidadãos que habitam ou frequentam Telheiras e compreender o potencial desta comunidade em termos de inovação social e desenvolvimento comunitário.

Filipe explica que “os resultados vão servir para que os representantes da freguesia, da câmara municipal e das organizações locais possam propor respostas às necessidades e opiniões das pessoas”.

Para além de estar disponível online, o inquérito há-de chegar a casa de alguns telheirenses de forma presencial. O porta-a-porta “é uma forma de chegar a pessoas que de outra maneira nunca responderiam ao inquérito porque não saem de casa ou não frequentam as instituições locais”, conta Veronika.

O inquérito, lançado há pouco mais de uma semana, pretende ser uma ferramenta para sondagem da população. Mas o objectivo é ir mais longe. A Associação Viver Telheiras pretende criar um sistema de monitorização que permita, anualmente, recolher informações acerca do bairro.

Depois de ter sido divulgado pela Parceria Local de Telheiras, responderam a este inquérito até hoje mais de 150 pessoas. “É uma prova de que este tipo de rede facilita de facto a vida comunitária”, garante Filipe.

Mas o objectivo  é chegar a ainda mais pessoas. Para que isso aconteça, a sua ajuda é preciosa. Pode responder ao inquérito aqui. E se possível, divulgá-lo entre amigos, familiares e conhecidos.

/ Dezembro 12, 2014

Últimas

  • Agosto 1, 2019
    Árvore jardim capa site

    Boas férias e até Setembro!

    Agosto é tempo de sol e calor, descanso, tranquilidade e férias. No Viver Telheiras é também altura de parar, conhecer outras paragens fora do nosso bairro e ganhar energias renovadas.

  • Julho 15, 2019
    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental capa

    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental

    Este projecto pretende disponibilizar às associações locais e aos residentes do bairro utensílios e aparelhos que só utilizamos esporadicamente, como ferramentas, máquinas de costura e kits para festas, entre outros. A abertura à população prevê-se para o início do novo ano lectivo.

  • Julho 8, 2019
    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário! capa

    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário!

    Estas actividades inserem-se no projecto Eco-Costura, promovido Junta de Freguesia do Lumiar com vários parceiros e no qual serão costurados 3.000 sacos-lancheira para os alunos das escolas da Freguesia.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • refood apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio APCL Logo Apoio JFL Julgado de Paz Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio
  • AJEC Apoio ETPL Apoio Esquadra Apoio ART_site Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio UITN logo Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.