Viver Telheiras

Lagar recebe encontro de Capoeira de 22 a 24 de Março

/ Março 13, 2019

Nos dias 22, 23 e 24 de Março o nosso bairro vai tornar-se o epicentro da capoeira no feminino em Lisboa. O encontro Berimbau Chamou vai trazer ao Lagar da Quinta de S. Vicente diversas actividades pluridisciplinares, com aulas de movimentação, aulas de instrumentação, palestras e diálogos que pretendem “celebrar a Mulher e os seus percursos na Capoeira”.

Esta vivência pretende reunir amigos e realizar um convívio com 3 convidadas que vão proporcionar um encontro plural e rico em actividades e que se destacam pelo seu trajecto coeso e sólido na Capoeira. Estarão presentes no evento:

  • Cristina, da Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA), que trará a sua vivência com a Capoeira Angola;
  • Rosinha, da Escola Capoeira Regional Remanescentes (ECRR), com a sua vivência de Capoeira Regional Baiana;
  • Preguiça, do Grupo União na Capoeira (GUC), com a sua vivência da linhagem da Capoeiragem de Brasília.

Para além dos participantes lisboetas e portugueses, o carácter internacional terá grande força neste encontro. Para além das professoras convidadas, espera-se a presença de vários mestres brasileiros a residir actualmente em Portugal e a participação de alunos italianos, holandeses e americanos residentes em Lisboa, bem como de comunidades capoeiristas das cidades espanholas de Cádiz, Málaga e Granada.

A ideia deste convívio partiu de duas capoeiristas – Maria João (Parafina do Grupo Terreiro Capoeira) e Salomé (Salomé do Grupo de Capoeira Berimbau de Ouro) – que consideram que  “carecemos de encontros abertos, sem bandeira, com rodas de diálogo direccionadas para questões pertinentes da vida social: de discriminação, racismo, homofobia e outras formas de opressão”. As organizadores sentem que ainda existe terreno a ser trabalhado no que respeita ao papel da Mulher na Capoeira em termos numéricos, de valorização e profissionalização. Assim, pensaram neste três dias de festa e de partilha, com muita capoeira, debate e apresentações de temáticas femininas. É um encontro para consolidar amizades e potencializar o melhor que há em nós, em cada um e em colectivo.

Considerando que a Capoeira tem uma abrangência muito extensa, conseguindo cativar diversos extractos sociais, faixas etárias e diferentes culturas, e promovendo um elo comum de convívio com respeito a diferença e potenciando o crescimento e transformação quer no colectivo, como no singular, pretendem que esta “Chamada do Berimbau” se possa transformar num momento anual que fomente o potencial feminino em actividades maioritariamente realizadas por homens, de forma a que se debatam questões de equidade dentro da Capoeira, enquanto reflexo da nossa sociedade.

O evento é aberto à comunidade não-capoerista que esteja interessada. Caso queira participar, deverá enviar um email para berimbauchamou.pt@gmail.com ou contactar directamente as organizadoras através dos telefones 93 661 09 49 (Maria João) ou 96 107 80 16 (Salomé).

Programa:

Berimbau Chamou programa

 

Berimbau Chamou cartaz

Fonte: Berimbau Chamou (adaptado)

 

/ Março 13, 2019

Últimas

Projectos Comunitários

BN_WST_250x150px_10º_FESTIVAL_TELHEIRAS
Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • UITN logo Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio APCL Logo Apoio Julgado de Paz Apoio AJEC Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio
  • Esquadra Apoio JFL ART_site Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ETPL Apoio refood apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.