Viver Telheiras

Lisboa e os seus contrastes

De Telheiras para o Mundo / Julho 23, 2015

A vida em Lisboa está tranquila. Olho como as pessoas caminham, passeiam, moram… O calor tem uma imensa calma nas pessoas, gostamos de descansar, de não apressar, da tranquilidade do tempo… Parece que tudo vai num momento mais lento, até os animais…

Lisboa é uma cidade que desperta muita cultura, toda ela é cultura. A gente que caminha  pelas ruas, os próprios edifícios, as lojas, tem um mistura de aroma a novo e velho. Gosto de desfrutar em solidão desta cidade, das suas ruas cheias de tempo passado, de música. Gosto.

Gosto de olhar para as pessoas, cada pessoa embeleza a cidade, cada cultura, integram a convivência que enriquece Lisboa. E isto é o que se percebe nas mesmas ruas, nas mesmas atividades que decorrem em cada recanto do bairro. A semana da Angola, a semana do Brasil, o dia do jazz,…

Mas enquanto isto passa também se percebe essas pessoas esquecidas que vagueiam na cidade como se este movimento não fosse nada com eles… Dormem na rua, mantêm-se bêbedos, ficam indiferentes a olhar o que passa… Fazem parte da cidade como se fossem mais uma parte da infraestrutura, da comunidade. Um contraste ao qual eu não me habituo.

Nestas belas ruas, pergunto-me sempre como deve ser afetado o dia-a-dia na qualidade de vida, tanto a nível social, profissional e pessoal, das pessoas que tenham uma incapacidade física, numa cidade que se percebe ser muito pouco adaptada, cheia de ruas íngremes, pedras e escadas. É estranho que uma capital dum país com tanta cultura, fique como impassível perante isto, deixando em segundo plano as pessoas que fazem Lisboa.

Acho que começo a perceber o que é Lisboa, mas ainda fico passiva olhando o que acontece sem me sentir parte desta terra, que parece próxima da minha terra, mas que é muito diferente do que conheço.

Sonia Nogueira

 

María é uma jovem do norte de Espanha que colabora com  o Centro de Convergência de Telheiras através do Serviço de Voluntariado Europeu. Galega e de coração transatlântico, é educadora social, curiosa e viajante. Depois de morar um ano em Lisboa, cidade que a fez “alfacinha”, passou a trabalhar em diferentes entidades sociais e educativas da Galiza para finalmente voltar a terras lusas através do Serviço de Voluntariado Europeu.

A Sonia é pedagoga e educadora social, natural da Galiza, amante de cães, da praia, de viajar e descobrir o mundo lá fora. Tem trabalhado durante vários anos na área social e agora vem experimentar a realidade lisboeta. É a menina mais sorridente que vão encontrar em Telheiras a conversar com qualquer pessoa!

“De Telheiras para o mundo” é um conjunto de crónicas sobre as suas vivências e reflexões inspiradas no bairro de Telheiras e na cidade de Lisboa.

 

De Telheiras para o Mundo / Julho 23, 2015

Últimas

  • Dezembro 24, 2021
    Boas_festas_2019

    Boas Festas!

    A partir de 11 de Janeiro estaremos de volta para continuar a trazer-vos as notícias do bairro. Vemo-nos em 2022!

  • Dezembro 13, 2021
    apoioavida-cartaz-natal2021-escolas-capa

    Associação de Pais lança campanha solidária com a Apoio à Vida

    Até 15 de Dezembro, a APais está a aceitar doações de bens que a Apoio à Vida precisa para o seu trabalho. Os produtos podem ser entregues na EB1 e no JI de Telheiras.

  • Dezembro 6, 2021
    ART Feira do Livro Doado 2021 capa

    ART promove Feira do Livro D(o)ado

    Se tem livros jogos didáticos que queira entregar para uma segunda oportunidade junto de novos donos, leve-os à ART no dia 7, entre as 10h e as 16h. Depois, apareça na ART nos dias 9 e 10, entre as 10h e as 16h e escolha e leve gratuitamente um ou mais livros ou jogos.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • Julgado de Paz Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Esquadra Apoio BMOR3 Apoio PSOPortugal_apoio UITN logo Apoio ART_site Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio
  • CNE 683 Escuteiros 2 Apoio refood apoio AJEC Apoio ETPL Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio JFL APCL Logo Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.