Viver Telheiras

Lisbon Week dá a conhecer o Lumiar e Telheiras

/ Março 20, 2017

A Lisbon Week está de regresso para a sua 4ª edição, que de 25 de Março a 2 de Abril dará a conhecer o Lumiar e Telheiras aos lisboetas e a todos os que visitam a nossa cidade.

Nas últimas semanas já foi possível encontrar nas estações de metro de Telheiras e da Quinta das Conchas um piano com o convite “Toca-me“, a dar música e alegria a quem por ali tem passado, e que faz antever toda a animação que nos espera.

Um dos destaques do programa são os cinco percursos de visitas guiadas: o circuito de arte urbana, que inclui obras realizadas especificamente para o evento; o passeio “Palácios do Lumiar“, com destaque para a visita aos palácios Angeja-Palmela e Monteiro-Mor; a descoberta das “Quintas do Lumiar“; a visita cultural “Igrejas e Conventos“, que passa pela Igreja de Nossa Senhora das Portas do Céu, em Telheiras; e o “Percurso da Natureza“, que lhe dará a conhecer o Parque Monteiro-Mor como nunca o viu.

Na música, serão 3 os concertos que o Salão Nobre do antigo Palacete da Quinta das Conchas acolhe: Fado Redux, a 30 de Março, o rapper lumiarense Estraca, no dia 31, e o jazz de Patrícia Vasconcelos no dia 1 de Abril.

O cinema também estará presente, com dois ciclos com projecções diárias e entrada livre, a decorrer em paralelo no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro e nos antigos Estúdios da Tobis / Auditório do ICA.

Durante toda a semana, são várias as exposições que podem ser visitadas em toda a Freguesia: a galeria Liminare, na sede da Junta de Freguesia do Lumiar, acolhe a exposição Lumi, em que os fotógrafos Carlos Ramos, Luis Mileu e Rui Aguiar nos dão a conhecer o seu olhar sobre a Freguesia e os seus habitantes, com entrada livre; o Museu Nacional do Teatro e da Dança abre as portas para um conjunto de exposições dedicadas ao traje no teatro; o espaço Lumiar Cité dá a conhecer o austríaco Peter Friedl; e na Quinta das Conchas podemos ver a instalação “Salva os Oceanos“, feita em colaboração com as escolas da Freguesia.

Do programa constam ainda a “Tarde Indiana” e o “Experience India“, promovidos pela Comunidade Hindu de Portugal; uma mesa redonda sobre urbanismo no Lumiar, no dia 29 de Março; o “Festival de Índia“, de 24 a 26 de Março no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, com entrada livre; e outras actividades que pode conhecer em https://lojaluz.com/faq/lisbon-week.

Sob o lema “Cada Bairro, uma cidade“, a Lisbon Week pretende dar a conhecer em cada ano uma zona diferente da cidade de Lisboa, através de uma programação de actividades culturais e artísticas relacionadas com a história, a identidade e a vivência dessa zona. Torna-se assim “um convite para descobrir não só o património material – através de visitas guiadas a espaços únicos – como também o património imaterial, através de abordagens multidisciplinares e criativas”.

A Lisbon Week é organizada pela Actu – Associação Cultural e Turística Urbana. com co-produção da Câmara Municipal de Lisboa. Na edição de 2017 conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar.

/ Março 20, 2017

Últimas

Projectos Comunitários

TELHEIRAS EM MOVIMENTO_banner site
Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • ART_site Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Julgado de Paz Apoio refood apoio Esquadra Apoio UITN logo Apoio BMOR3 Apoio
  • ETPL Apoio AJEC Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio APCL Logo Apoio JFL Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.