Viver Telheiras

LXConnect: solidariedade em Lisboa com origens em Telheiras

/ Dezembro 5, 2017

A cidade de Lisboa tem desde o passado dia 20 de Novembro uma nova plataforma social digital. O LXConnect “visa reforçar a operacionalidade, a notoriedade e o impacto dos projectos desenvolvidos pelas instituições sociais que operam na cidade de Lisboa” e está disponível em duas versões, web e mobile (iOS e Android).

Através do LXConnect é possível “descobrir e reavivar laços de vizinhança, participar em acções de voluntariado e eventos, conhecer os apoios, as acções de formação e as actividades de ocupação de tempos livres disponíveis, ou ficar a par do trabalho comunitário que é desenvolvido”.

A utilização, baseada “num design simples e uma interface intuitiva”, através de 4 botões: o botão azul – dar – permite saber as necessidades das entidades e fazer donativos materiais ou fazer voluntariado; o botão cor de laranja – receber – dá a conhecer os serviços prestados pelas entidades e os seus contactos e localização; com botão cor de rosa – agenda – é possível ficar a par de eventos, formações e actividades de tempos livres; por fim, o botão verde – vizinhança – mostra-lhe quais as instituições mais perto de si.

A ideia inicial de desenvolvimento do LXConnect incidia no mapeamento das entidades do Lumiar, mas o seu potencial rapidamente levou a que se alargasse a toda a cidade de Lisboa. Na data de lançamento estavam identificadas na plataforma 120 instituições, prevendo-se um trabalho de permanente actualização até “cobrir a cidade toda”.

O projecto foi desenvolvido pelo Centro Social da Musgueira e pelo Banco Social de Comunicação, com a parceria da Carbon (centro de competências especializado em soluções mobile), ao abrigo de um financiamento do programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa. O Banco Social de Comunicação é um “parceiro das instituições sociais que desenvolve projectos de comunicação que acredita que podem fazer deste mundo um local melhor para todos. Apresenta e constrói soluções sociais que beneficiam as Associações”. Foi incubado num programa de empreendedorismo do Centro Comunitário de Telheiras e desenvolve o seu trabalho a partir do Pólo de Telheiras da Casa da Cidadania do Lumiar, localizado no Lagar da Quinta de S. Vicente.

De que está à espera? Faça o download e comece a sentir-se parte da sua comunidade!

LXConnect 1 LXConnect 3 LXConnect 2
/ Dezembro 5, 2017

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • refood apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio APCL Logo Apoio Julgado de Paz Apoio Esquadra Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio JFL
  • BMOR3 Apoio AJEC Apoio UITN logo Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio ETPL Apoio ART_site Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.