Viver Telheiras

Vão abrir as novas creches de Telheiras

/ Setembro 6, 2013

ACTUALIZADO (13:32)

Como noticiado anteriormente, durante este Verão os moradores de Telheiras assistiram ao erguer das paredes de uma nova creche, situada na Rua Professor Moisés Amzalak (Parque dos Príncipes) e também de uma creche na Rua Duarte Vidal (Urbanização EPUL Jovem do Paço do Lumiar).

Ambas as creches têm a particularidade de fazer parte do programa educativo B.a.Bá da Câmara Municipal de Lisboa que, de acordo com o site oficial da CML, «propõe a expansão da rede de creches da rede solidária pela criação de 60 novas unidades (1 unid = 42 crianças), as quais corresponderão a um aumento de 2.520 vagas (60 unidades x 42 crianças)».

O site da CML refere ainda que «o primeiro conjunto de 3 creches está concluído», do qual fazem parte ambas as creches, da Rua Prof. Moisés Amzalak e da Rua Duarte Vidal, sendo que a cerimónia de entrega de chaves às entidades gestoras decorreu no dia 5 de setembro, adiantando que «os edifícios, assentando em estruturas modulares, têm um baixo consumo energético, devido ao uso de ventilação natural e à inércia térmica exteriores» estando equipados com «zonas como berçário, copa de leites, sala de isolamento, instalações sanitárias (incluindo para pessoas com mobilidade condicionada), salas de atividades, cozinha para confeção local, vestiários/balneário e um recreio equipado».

A gestão da nova creche da Rua Professor Moisés Amzalak está a cargo da Fundação António Silva Leal, uma Fundação de Solidariedade Social sem fins lucrativos fundada em 1993, e que «actua ao nível da acção social nas áreas de protecção da infância, juventude, adultos e idosos em situação de risco ou de desintegração e exclusão social, população deficiente e famílias em situação vulnerável, tendo sempre como principal preocupação em linha de conta a prestação de cuidados e apoio solidário aos mais desfavorecidos». Os pedidos de informação e pré-inscrições devem ser feitas para o e-mail baba.telheiras@fasl.pt ou 217 154 760, sendo que o processo formal de inscrição deverá ser iniciado no decorrer da próxima semana.

No início de Junho, a CML informou-nos que, para além da creche, a intervenção neste espaço deveria incluir também a construção de um jardim dotado de um quiosque que servirá como café-esplanada. Esta parte do projecto foi incluída na sequência de uma petição entregue pela população à CML, em que era pedida a não construção da creche, mas sim de um jardim. Dos cerca de 3300m2 do terreno em causa, 1500m2 estão destinados à creche e 1800m2 estão destinados ao jardim. Nesta fase, apenas o edifício da creche se encontra construído e aguardamos notícias da CML relativas ao ajardinamento desta área.

A gestão da nova creche da Rua Duarte Vidal foi entregue à IPSS “Obra O Nazareno” a qual não nos foi possível, ainda, contactar; contactos: obraonazareno@netcabo.pt ou 218 408 882.

Agradecemos aos vizinhos que nos enviaram algumas das fontes de informação que serviram de base para esta notícia de interesse público.

/ Setembro 6, 2013
  • Ilidio Martins

    A nova creche da Rua Professor Moisés Amzalak parece ser um sucesso. O mesmo não acontece com os jardins envolventes que, por falta de limpeza, mais parecem autênticos matagais.

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
Banner Comércio de Telheiras
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • AJEC Apoio UITN logo Apoio refood apoio BMOR3 Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio PSOPortugal_apoio Julgado de Paz Apoio
  • CNE 683 Escuteiros 2 Apoio JFL APCL Logo Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ART_site Apoio ETPL Apoio Esquadra Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.