Viver Telheiras

O Fantástico vai invadir Telheiras de 29 de Setembro a 1 de Outubro

/ Setembro 22, 2017

O Fórum Fantástico (FF) está de regresso para a sua 11ª edição! De 29 de Setembro a 1 de Outubro, o fantástico, a ficção científica, o terror e o steampunk vão encher a Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro de palestras, workshops, debates, lançamentos de livros, concursos, sessões de autógrafos e muito mais.

O FF nasceu na sequência do “1º Encontro Literário de Fantasia e Ficção Científica”, organizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2004. A adesão do público e a energia positiva que se criou neste encontro levaram à criação, no ano seguinte, do Fórum Fantástico. De acordo com a Épica – Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes, promotora do evento, o principal objectivo é “dar a conhecer ao público em geral o trabalho de criadores e académicos nacionais e estrangeiros na área do Fantástico, assim como incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico em Portugal”.

Desde então, o FF tem mantido sempre a aposta num ambiente familiar, de contacto próximo e directo entre convidados e público. Outra particularidade deste evento é o foco nos processos criativos e técnicos, mais do que restringir-se a obra ou às figuras dos autores/criadores. Esta característica tem permitido que o debate, a experimentação e a aprendizagem sejam o principal motor para o enriquecimento do conhecimento de quem participa.

Encontro Internacional

O FF é um encontro internacional desde a sua primeira edição, com a participação de convidados de todos os cantos do mundo. A troca de experiências a este nível tem sido uma mais-valia enorme, abrindo horizontes e inspirando novas ideias.

Para além dos convidados, também o público vem de fora. Todos os anos há várias participantes estrangeiros, nomeadamente espanhóis. A Galiza, em especial, tem uma forte comunidade ligada ao Fantástico e a relações entre os promotores do FF e a comunidade galega tem vindo a estreitar-se ao longo dos anos. Nesta edição está em destaque a autora portuguesa Fausta Cardoso Pereira, autora de “Dormir em Lisboa”, premiada e publicada na Galiza (em português).

Este ano, o FF conta com a participação do convidado especial Mike Carey, conhecido entre outras coisas pelo seu trabalho em X-Men, Hellblazer e Lucifer, bem com da sua mulher Lin Carey, autora da trilogia “A Idade das Trevas”. Uma presença que se torna ainda mais interessante por Mike Carey ter sido recentemente anunciado como argumentista do remake da banda desenhada de culto “Barbarella”.

Rogério Ribeiro, na organização do Fórum desde os tempos do “1º Encontro Literário” e principal dinamizador do evento, diz-nos que ao longo dos anos os apoios foram variando e que neste momento não é tão fácil encontrá-los como era em 2005 ou 2006. Mas a importância do carácter internacional é tão grande que mesmo com a falta de apoios a organização tem conseguido sempre dar a volta à situação e quebrar as fronteiras ano após ano. Em 2017, o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar, das BLX – Bibliotecas de Lisboa e das editoras Nuvem de Tinta/Penguin Random House e Divergência foram essenciais para a concretização do evento.

 

O steampunk

Em paralelo com o 11º Fórum Fantástico, decorre também a 4ª edição do EuroSteamCon Portugal. O EuroSteamCon é um encontro que ocorre anualmente em toda a Europa e que pretende promover e celebrar o gosto por este género inspirado na época vitoriana e na utilização de maquinaria movida a vapor.

Entre workshops de escrita criativa e de criação de props, um bazar de crafts, palestras dedicadas ao tema, um concurso de cosplay, o steampunk será um dos temas em destaque neste FF. No centro das atenções estará também o lançamento do “Almanaque Steampunk 2017″, através de uma parceria entre a Editora Divergência, a Liga Steampunk de Lisboa e o Fórum Fantástico.

Em Portugal, as 3 primeiras edições do EuroSteamCon tiveram lugar no Porto. Este ano, a Liga Steampunk de Lisboa é a promotora do evento, em colaboração com a organização do Fórum Fantástico.

 

Actividades para todas idades e todos os gostos

A programação do Fórum Fantástico aborda diferentes áreas deste género e sob vários pontos de vista.

Consulte AQUI a lista de workshops para miúdos e graúdos e AQUI a programação completa e siga o Fórum Fantástico através do site, página de facebook e do evento deste ano.

 

Fórum Fantastico 2017 cartaz
/ Setembro 22, 2017

Últimas

  • Dezembro 11, 2017
    APCL Boas Festas 2017

    APCL organiza Colónia de Férias Inclusiva de Natal

    Esta colónia destina-se a crianças e jovens com e sem deficiência, com um programa variado e divertido. As inscrições já estão abertas.

  • Dezembro 5, 2017
    LXConnect_capa

    LXConnect: solidariedade em Lisboa com origens em Telheiras

    Através do LXConnect é possível “descobrir e reavivar laços de vizinhança, participar em acções de voluntariado e eventos, conhecer os apoios, as acções de formação e as actividades de ocupação de tempos livres disponíveis, ou ficar a par do trabalho comunitário que é desenvolvido”.

  • Dezembro 4, 2017
    JFL Natal no Lumiar 2017

    Feira de Natal anima Lagar de 8 a 10 de Dezembro

    Para além das bancas de venda, o evento contará com animações musicais e workshops diários, para além da venda de comes e bebes ao longo de todo o dia.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • Julgado de Paz Apoio UITN logo Apoio JFL ETPL Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio ART_site Apoio AJEC Apoio
  • Esquadra Apoio APCL Logo Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio refood apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.