Viver Telheiras

O Observatório Local de Telheiras

/ Maio 21, 2013

Depois de apresentarmos o Centro de Convergência de Telheiras (CCT) e dois dos seus grandes eixos de intervenção – o Viver Telheiras e a Parceria Local – falta-nos falar sobre o terceiro grande eixo: o Observatório Local. O que é e como surge?

Os Telheirenses gostam muito de viver no seu bairro, falam com prazer da qualidade de vida que têm, dizem que não trocam Telheiras por nenhum outro lugar. Muitos dos que cá cresceram, esperam um dia ter cá o seu lar, brincar com os filhos nas mesmas ruas onde aprenderam a jogar à bola, a andar de bicicleta, ou onde deram o primeiro beijo.

Mas se há razões que a razão desconhece, também é verdade que há um conjunto de factores que tornam Telheiras o bairro que é. Factores de ordem urbanística, arquitectónica, sociológica. E isso torna o nosso bairro bastante atractivo como caso de estudo em várias áreas académicas: são muitos os trabalhos de licenciatura, mestrado e doutoramento que se debruçam sobre Telheiras. Muitos de nós já fomos entrevistados, já respondemos a inquéritos sobre o que está bem, o que está mal, o que mudávamos, mas raramente nos chega o feedback destes estudos. Também não facilita o facto de não existir um centro de informação que reúna e organize todos estes documentos, que permitem a quem quer saber mais sobre Telheiras encontrar facilmente a informação organizada. Para além disso, muitas das pessoas que investigam Telheiras não conhecem o bairro e não têm um enquadramento que lhes pode trazer maior qualidade no trabalho.

O CCT propõe-se a, através do Observatório, por um lado, organizar de forma sistemática a informação existente sobre o bairro e, por outro, a co-orientar estudos no local, de forma a que estes sejam mais ricos. O cruzamento do Observatório com a Parceria Local permitirá também uma maior riqueza dos trabalhos, por duas razões: em primeiro lugar, as instituições do bairro identificarão temas que sejam necessários estudar, o que permitirá que os estudos respondam a questões de real interesse para a comunidade, e não apenas a interesses disciplinares; em segundo lugar, a possibilidade de co-orientação de trabalhos por parte dos Parceiros mais adequados em cada caso tornará a investigação mais enquadrada e rica.

O Observatório encontra-se ainda em desenvolvimento e será lançado de forma mais concreta e visível durante os meses de Setembro/Outubro. Até lá agradecemos a quem tiver documentação sobre o bairro que entre em contacto connosco, para podermos começar a organizar o centro de informação sobre o bairro!

/ Maio 21, 2013

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • APCL Logo Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio ETPL Apoio AJEC Apoio refood apoio ART_site Apoio Esquadra Apoio
  • UITN logo Apoio JFL Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio PSOPortugal_apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio BMOR3 Apoio Julgado de Paz Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.