Viver Telheiras

O que é o Centro de Convergência de Telheiras?

/ Maio 15, 2013

O Centro de Convergência de Telheiras (CCT) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em Janeiro de 2013, que pretende facilitar as dinâmicas comunitárias do bairro de Telheiras, cruzando as actividades, interesses e necessidades das instituições locais, das actividades económicas locais e da população.

A vontade de montar este projecto surgiu da necessidade de que ele existisse. Ao longo de vários anos de intervenção no bairro, enquanto jovens residentes, ligados principalmente à Associação de Residentes de Telheiras e à Iniciativa de Transição em Telheiras, fomos sentindo que a nossa acção (organização de festivais, palestras, oficinas, encontros comunitários), por muito meritória que fosse, não tinha o alcance que desejávamos. Sentíamos que a maior parte dos que aqui vivem e trabalham não conhece muitas das iniciativas existentes no bairro. Por outro lado, íamos sabendo de outras organizações que promoviam actividades tão interessantes, com a mesma limitação de alcance. Com cada organização focada na sua acção – o que é normal – sobrava pouco tempo para comunicarmos uns com os outros e, por exemplo, planear actividades em conjunto.

Destas necessidades de maior visibilidade e de trabalhar em conjunto, surgiu a motivação para concretizar um projecto um pouco diferente, mas com as mesmas linhas orientadoras: criar comunidade, dar a conhecer a riqueza do bairro a quem cá vive e a quem cá vem, imprimir dinamismo à vivência que temos do sítio onde é tão bom viver, mas que tem ainda tanto potencial para explorar. Também o comércio local (e há muito mais do que a 1ª vista nos mostra) precisa e merece outro tipo de dinâmica e visibilidade. E foi assim que surgiu o Centro de Convergência de Telheiras.

Para atingirmos os nossos objectivos definimos três eixos de intervenção:

  • Viver Telheiras: o site que é a “cara” do projecto. Notícias, crónicas, agenda, instituições, projectos comunitários, comércio local, todos juntos numa única plataforma, para dar mais visibilidade ao que acontece no bairro.
  • Parceria Local: uma forma de promover iniciativas conjuntas entre as instituições e organizações do bairro e partilhar recursos. Basta começarmos todos a comunicar que as ideias surgem de imediato.
  • Observatório: por um lado, um repositório de toda a informação existente sobre o bairro (estudos académicos, projectos públicos, referências a Telheiras na comunicação social); por outro, uma forma de ajudar a orientar o estudo e a intervenção académica no bairro, enquanto actores locais.

Para além destes três eixos temos também outras ideias em mente, como a promoção de momentos de reflexão conjunta da população sobre o bairro, a colaboração em projectos nacionais e internacionais que possam trazer novas ideias para Telheiras, a promoção de projectos comunitários e a monitorização de indicadores de qualidade de vida em Telheiras.

Contamos com as vossas contribuições para este projecto: falem connosco, enviem-nos sugestões para, assim, construirmos em conjunto uma nova forma de viver Telheiras.

Nota: o nome que atribuímos a este projecto foi inspirado no projecto promovido pelos amigos do Centro de Convergência da Aldeia das Amoreiras, em Odemira.

/ Maio 15, 2013
  • http://www.facebook.com/joseluis.estevespedro José Luis Esteves Pedro

    Iniciativa louvável… não sou residente permanente mas gosto ( gostaria) que no futuro a qualidade de vida se mantivesse para todos.

Últimas

  • Dezembro 11, 2017
    APCL Boas Festas 2017

    APCL organiza Colónia de Férias Inclusiva de Natal

    Esta colónia destina-se a crianças e jovens com e sem deficiência, com um programa variado e divertido. As inscrições já estão abertas.

  • Dezembro 5, 2017
    LXConnect_capa

    LXConnect: solidariedade em Lisboa com origens em Telheiras

    Através do LXConnect é possível “descobrir e reavivar laços de vizinhança, participar em acções de voluntariado e eventos, conhecer os apoios, as acções de formação e as actividades de ocupação de tempos livres disponíveis, ou ficar a par do trabalho comunitário que é desenvolvido”.

  • Dezembro 4, 2017
    JFL Natal no Lumiar 2017

    Feira de Natal anima Lagar de 8 a 10 de Dezembro

    Para além das bancas de venda, o evento contará com animações musicais e workshops diários, para além da venda de comes e bebes ao longo de todo o dia.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • ETPL Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio Esquadra Apoio UITN logo Apoio APCL Logo Apoio ART_site Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio
  • Julgado de Paz Apoio JFL refood apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio AJEC Apoio BMOR3 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.