Viver Telheiras

O que é o Centro de Convergência de Telheiras?

/ Maio 15, 2013

O Centro de Convergência de Telheiras (CCT) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em Janeiro de 2013, que pretende facilitar as dinâmicas comunitárias do bairro de Telheiras, cruzando as actividades, interesses e necessidades das instituições locais, das actividades económicas locais e da população.

A vontade de montar este projecto surgiu da necessidade de que ele existisse. Ao longo de vários anos de intervenção no bairro, enquanto jovens residentes, ligados principalmente à Associação de Residentes de Telheiras e à Iniciativa de Transição em Telheiras, fomos sentindo que a nossa acção (organização de festivais, palestras, oficinas, encontros comunitários), por muito meritória que fosse, não tinha o alcance que desejávamos. Sentíamos que a maior parte dos que aqui vivem e trabalham não conhece muitas das iniciativas existentes no bairro. Por outro lado, íamos sabendo de outras organizações que promoviam actividades tão interessantes, com a mesma limitação de alcance. Com cada organização focada na sua acção – o que é normal – sobrava pouco tempo para comunicarmos uns com os outros e, por exemplo, planear actividades em conjunto.

Destas necessidades de maior visibilidade e de trabalhar em conjunto, surgiu a motivação para concretizar um projecto um pouco diferente, mas com as mesmas linhas orientadoras: criar comunidade, dar a conhecer a riqueza do bairro a quem cá vive e a quem cá vem, imprimir dinamismo à vivência que temos do sítio onde é tão bom viver, mas que tem ainda tanto potencial para explorar. Também o comércio local (e há muito mais do que a 1ª vista nos mostra) precisa e merece outro tipo de dinâmica e visibilidade. E foi assim que surgiu o Centro de Convergência de Telheiras.

Para atingirmos os nossos objectivos definimos três eixos de intervenção:

  • Viver Telheiras: o site que é a “cara” do projecto. Notícias, crónicas, agenda, instituições, projectos comunitários, comércio local, todos juntos numa única plataforma, para dar mais visibilidade ao que acontece no bairro.
  • Parceria Local: uma forma de promover iniciativas conjuntas entre as instituições e organizações do bairro e partilhar recursos. Basta começarmos todos a comunicar que as ideias surgem de imediato.
  • Observatório: por um lado, um repositório de toda a informação existente sobre o bairro (estudos académicos, projectos públicos, referências a Telheiras na comunicação social); por outro, uma forma de ajudar a orientar o estudo e a intervenção académica no bairro, enquanto actores locais.

Para além destes três eixos temos também outras ideias em mente, como a promoção de momentos de reflexão conjunta da população sobre o bairro, a colaboração em projectos nacionais e internacionais que possam trazer novas ideias para Telheiras, a promoção de projectos comunitários e a monitorização de indicadores de qualidade de vida em Telheiras.

Contamos com as vossas contribuições para este projecto: falem connosco, enviem-nos sugestões para, assim, construirmos em conjunto uma nova forma de viver Telheiras.

Nota: o nome que atribuímos a este projecto foi inspirado no projecto promovido pelos amigos do Centro de Convergência da Aldeia das Amoreiras, em Odemira.

/ Maio 15, 2013
  • http://www.facebook.com/joseluis.estevespedro José Luis Esteves Pedro

    Iniciativa louvável… não sou residente permanente mas gosto ( gostaria) que no futuro a qualidade de vida se mantivesse para todos.

Últimas

  • Julho 15, 2019
    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental capa

    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental

    Este projecto pretende disponibilizar às associações locais e aos residentes do bairro utensílios e aparelhos que só utilizamos esporadicamente, como ferramentas, máquinas de costura e kits para festas, entre outros. A abertura à população prevê-se para o início do novo ano lectivo.

  • Julho 8, 2019
    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário! capa

    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário!

    Estas actividades inserem-se no projecto Eco-Costura, promovido Junta de Freguesia do Lumiar com vários parceiros e no qual serão costurados 3.000 sacos-lancheira para os alunos das escolas da Freguesia.

  • Julho 5, 2019
    Biblioteca acolhe Festival Lisbon Dance Platform capa

    Biblioteca acolhe Festival Lisbon Dance Platform

    O espectáculo encontra-se inserido numa programa mais alargada do Festival LDP, que se prolonga por 3 dias, em diferentes espaços da cidade de Lisboa.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • UITN logo Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio JFL ART_site Apoio Julgado de Paz Apoio APCL Logo Apoio Esquadra Apoio
  • refood apoio ETPL Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio AJEC Apoio BMOR3 Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.