Viver Telheiras

O terrorismo na Europa

Problemas e Oportunidades / Novembro 24, 2015

Ainda estamos sob a forte carga emocional do que aconteceu em Paris e já ouvimos, vimos ou lemos as múltiplas abordagens dos comentários apresentados pelos meios de comunicação nacionais e internacionais.

Como cidadão interessado, atento e consciente da gravidade da situação, mas também da complexidade e profundidade da problemática, é com natural humildade que venho aqui emitir um comentário.

Em primeiro lugar as importantes comunidades islâmicas, não integradas socialmente, em França, Reino Unido, Alemanha e Bélgica, só para citar algumas e que tem sido o “reservatório” de muitos dos “agentes dos actos” que se têm verificado.

Por outro lado o que se passa no território geográfico do Iraque, após a invasão americana, com conflito entre xiitas e sunitas.

Na Síria em guerra civil, com o regime de Assad, apoiado pela Rússia, contra rebeldes apoiados pelos Estados Unidos, onde se tem verificado grande violência e deslocação de populações.

O povo curdo em tensão com a Turquia e à procura de um território que corporize a sua identidade étnica e cultural e lutando, contra o E.I., do Iraque às fronteiras da Síria com a Turquia.

O auto-proclamado Estado Islâmico, ou El Daesh, lutando no mesmo território e já com “metásteses” em todo o Norte de África e chegando à Nigéria e organizando o terror na Europa e noutros pontos do Globo.

Sem esquecer as presenças neste “teatro”, da Turquia, do Egipto, do Irão, da Arábia Saudita, dos Estados do Golfo Pérsico.

Ao estabelecer uma estratégia de combate, como pretende a França, há que ter muita atenção a todo este “panorama” com conhecimento, com as armas, mas também com uma forte componente diplomática e sem esquecer o que há fazer nos próprios países europeus.

Pedro Lagido tem 77 anos e vive no bairro há 30. Trabalhou como engenheiro químico e esteve na Assembleia Constituinte. Quer viver plenamente e dar um contributo da sua experiência pessoal e profissional aos filhos e netos e a quem mais possa ser útil.

“Problemas e Oportunidades” reflecte os tempos que vivemos e corresponde à experiência da civilização: a seguir a um problema, surgem oportunidades novas. Publica sobre temas que vão desde a Terceira Idade até aos novos modelos de economia.

Problemas e Oportunidades / Novembro 24, 2015

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Julgado de Paz Apoio ETPL Apoio JFL UITN logo Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio AJEC Apoio ART_site Apoio
  • Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio refood apoio APCL Logo Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Esquadra Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.