Viver Telheiras
Ajec

Associação Juvenil de Ensino e Comunicação (AJEC)

A Associação Juvenil de Estudos e Comunicação (AJEC) é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 1999, por um grupo de jovens com formação em diferentes áreas, mas com preocupações similares em diferentes matérias de relevo sócio-educacional.

O objecto social da associação é a promoção da Educação para a Cidadania, designadamente através da sensibilização para os direitos e deveres cívicos dos jovens cidadãos, e respectiva participação activa nas comunidades em que estão inseridos.

Nesse sentido a acção da AJEC concede especial atenção a questões tão diversas quanto importantes, como sejam o Associativismo, a Cultura, a Educação, o Esclarecimento e Participação Cívica, a Promoção da Democracia, as Relações Internacionais e o Voluntariado.

A AJEC, sob convite da Câmara Municipal de Lisboa (CML), tem vindo a desenvolver a Componente de Apoio à Família (CAF) nas escolas e jardim-de-infância do agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, em Telheiras, com o propósito de colaborar nas necessidades de crianças e pais/encarregados de educação.

O dia-a-dia citadino ocorre a um ritmo alucinante, os pais e encarregados de educação trabalham muitas horas diárias, sendo–lhes exigido um enorme esforço em termos de disponibilidade. O mesmo esforço é pedido às crianças, que não têm ainda maturidade suficiente para compreender que os pais chegam tarde aos jardins-de-infância ou às escolas, por não terem alternativas.

Neste sentido, a AJEC procura apresentar-se como alternativa de qualidade, para garantir alguma utilidade aos períodos em que a crianças ficam nos jardins-de-infância ou nas escolas, fora dos períodos regulares de aulas e letivos.

Com este projeto CAF, a nossa associação propõe-se a receber as crianças e permanecer com elas, cuidando do seu bem-estar, antes e depois do horário normal de aulas, no que convencionou chamar de Antecipação (manhãs) e Prolongamento (fins da tarde), assentando na ideia de que este é o espaço e o tempo da criança, onde ela poderá fazer atividades pouco estruturadas, mas organizadas, lúdicas e pedagógicas.

Desta forma, pretende-se que existam atividades pedagógicas e estimulantes a vários níveis nestes períodos, em que a criança pode brincar e divertir-se, com a supervisão de monitores formados e contratados para este efeito.

Todos os dias decorrem várias atividades, desde ateliês temáticos a projetos pessoais. As atividades podem ser mais estruturadas, como a dramatização de peças, produção de objetos, leitura de livros, jogos tradicionais e de movimento, entre outros, ou menos estruturadas, em que a criança pode fazer simplesmente o que entender, por si própria, e sempre que as condições atmosféricas permitem, as atividades decorrem ao ar livre.

Para além disto, será sempre dada à criança a oportunidade de brincar por sua escolha, desde pintar ou fazer desenhos, jogar às cartas, fazer um puzzle, brincar à apanhada, jogar ao mata ou futebol, ou então, simplesmente, conversar com os amigos.

Em suma, e o mais importante, é continuar a desenvolver atividades pedagógicas e organizadas que promovam o lazer e divertimento das “nossas” crianças.

Últimas

  • Festival
    Fevereiro 17, 2019

    Prazo para entrega de propostas de cartaz do Festival alargado

    No sentido de aumentar a participação dos telheirenses e considerando alguns pedidos que chegaram à organização do Festival, o prazo para entrega de propostas de cartaz foi alargado até dia 24 de Fevereiro.

  • Participe num mundo em Transição sem sair de Telheiras 3
    Fevereiro 15, 2019

    “Participe num mundo em Transição” sem sair de Telheiras

    Será uma oportunidade única de descobrir novas formas de transformar o nosso mundo e conhecer estratégias, pessoas e projectos inspiradores que já estão a fazer a diferença nas suas comunidades e a tornar a sociedade mais sustentável, equitativa e assente em relações humanas de confiança, proximidade e entreajuda.

  • Telheiras_bairro pioneiro na sustentabilidade
    Fevereiro 14, 2019

    Telheiras: bairro pioneiro na sustentabilidade

    A Parceria Local de Telheiras, rede que agrega diversas associações no bairro, dinamiza o projecto-piloto do programa Municipalities in Transition, que pretende estudar e implementar abordagens de ligação do poder local à sociedade civil na promoção da sustentabilidade.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • Centro Comunitário de Telheiras Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio Esquadra Apoio ETPL Apoio BMOR3 Apoio JFL APCL Logo Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio
  • refood apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio UITN logo Apoio AJEC Apoio Julgado de Paz Apoio ART_site Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.