Viver Telheiras
Ajec

Associação Juvenil de Ensino e Comunicação (AJEC)

A Associação Juvenil de Estudos e Comunicação (AJEC) é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 1999, por um grupo de jovens com formação em diferentes áreas, mas com preocupações similares em diferentes matérias de relevo sócio-educacional.

O objecto social da associação é a promoção da Educação para a Cidadania, designadamente através da sensibilização para os direitos e deveres cívicos dos jovens cidadãos, e respectiva participação activa nas comunidades em que estão inseridos.

Nesse sentido a acção da AJEC concede especial atenção a questões tão diversas quanto importantes, como sejam o Associativismo, a Cultura, a Educação, o Esclarecimento e Participação Cívica, a Promoção da Democracia, as Relações Internacionais e o Voluntariado.

A AJEC, sob convite da Câmara Municipal de Lisboa (CML), tem vindo a desenvolver a Componente de Apoio à Família (CAF) nas escolas e jardim-de-infância do agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, em Telheiras, com o propósito de colaborar nas necessidades de crianças e pais/encarregados de educação.

O dia-a-dia citadino ocorre a um ritmo alucinante, os pais e encarregados de educação trabalham muitas horas diárias, sendo–lhes exigido um enorme esforço em termos de disponibilidade. O mesmo esforço é pedido às crianças, que não têm ainda maturidade suficiente para compreender que os pais chegam tarde aos jardins-de-infância ou às escolas, por não terem alternativas.

Neste sentido, a AJEC procura apresentar-se como alternativa de qualidade, para garantir alguma utilidade aos períodos em que a crianças ficam nos jardins-de-infância ou nas escolas, fora dos períodos regulares de aulas e letivos.

Com este projeto CAF, a nossa associação propõe-se a receber as crianças e permanecer com elas, cuidando do seu bem-estar, antes e depois do horário normal de aulas, no que convencionou chamar de Antecipação (manhãs) e Prolongamento (fins da tarde), assentando na ideia de que este é o espaço e o tempo da criança, onde ela poderá fazer atividades pouco estruturadas, mas organizadas, lúdicas e pedagógicas.

Desta forma, pretende-se que existam atividades pedagógicas e estimulantes a vários níveis nestes períodos, em que a criança pode brincar e divertir-se, com a supervisão de monitores formados e contratados para este efeito.

Todos os dias decorrem várias atividades, desde ateliês temáticos a projetos pessoais. As atividades podem ser mais estruturadas, como a dramatização de peças, produção de objetos, leitura de livros, jogos tradicionais e de movimento, entre outros, ou menos estruturadas, em que a criança pode fazer simplesmente o que entender, por si própria, e sempre que as condições atmosféricas permitem, as atividades decorrem ao ar livre.

Para além disto, será sempre dada à criança a oportunidade de brincar por sua escolha, desde pintar ou fazer desenhos, jogar às cartas, fazer um puzzle, brincar à apanhada, jogar ao mata ou futebol, ou então, simplesmente, conversar com os amigos.

Em suma, e o mais importante, é continuar a desenvolver atividades pedagógicas e organizadas que promovam o lazer e divertimento das “nossas” crianças.

Últimas

  • Colégio Mira Rio
    Novembro 23, 2017

    Colégio Mira Rio abre as portas a Telheiras

    O “novo” Mira Rio apresenta valências para alunos e alunas dos 4 meses até ao 12º ano. A sala multiusos estará disponível para ser utilizada pela comunidade telheirense para eventos culturais, palestras, conferências, reuniões ou outras actividades semelhantes.

  • teatroàparte celebra 20 anos com fim-de-semana de curtas
    Novembro 22, 2017

    teatroàparte celebra 20 anos com fim-de-semana de curtas

    No próximo fim-de-semana o teatroàparte leva a cena 12 curtas encenadas por vários dos encenadores que já passaram pelo grupo, com a participação de actores que deram vida aos palcos do nosso bairro ao longo destas duas décadas.

  • Melhorias nas ruas de Telheiras em votação no Orçamento Participativo
    Novembro 17, 2017

    Melhorias nas ruas de Telheiras em votação no Orçamento Participativo

    Os cidadãos podem votar enviando um sms grátis com o número do projecto escolhido para o 4310, ou através do site Lisboa Participa.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • refood apoio AJEC Apoio JFL Julgado de Paz Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ETPL Apoio ART_site Apoio
  • APCL Logo Apoio Esquadra Apoio UITN logo Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio BMOR3 Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.