Viver Telheiras
Comunidade Hindu de Portugal 250 x 150

Comunidade Hindu de Portugal

A Comunidade Hindu de Portugal desenvolveu-se a partir de 1975, como consequência da descolonização de Moçambique, englobando aproximadamente 9.000 membros e cerca 800 sócios efectivos, residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e, na sua maioria, oriundos de Moçambique e alguns do Estado de Gujarat pertencentes à Índia Portuguesa. Em 1982 é formalizada a sua constituição, tendo entretanto visto ser-lhe atribuído o estatuto de IPSS e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

Desde então, esta instituição tem vindo a desenvolver um árduo trabalho conjunto no sentido de preservar a sua identidade cultural e religiosa com a finalidade de dignificar os seus associados e simpatizantes, oferecendo-lhes o apoio necessário para uma melhor integração no novo meio sócio-cultural para o qual tiveram de transferir abruptamente as suas vidas.

O Complexo Cultural e Social, localizado na Alameda Mahatma Gandhi, inlcui o Templo, um Auditório e uma área de apoio sócio-cultural, para além da Fonte Luminosa. No futuro deverão ser acrescentados ao Complexo dois edifícios, que permitam aumentar as actividades de apoio sócio-cultural.

A Comunidade Hindu desenvolve um vasto trabalho na divulgação da sua identidade e tradições, nomeadamente através de workshops, eventos, espectáculos, acções de sensibilização dos rituais e das tradições da cultura e religiosidade Hindu.

O Complexo inclui também uma Cantina aberta ao público, que traz os paladares do Oriente para o Ocidente em termos de confecção da gastronomia vegetariana indiana. É também um núcleo de convívio e de encontro de famílias, associados e colaboradores.

A Comunidade Hindu de Portugal apresenta-se como um centro completo e aberto a diversos credos, não só depositário do legado secular da sua tradição, dos valores da sua cultura, da sua religião humanista, mas também um lugar de recreio, convívio e amizade onde o intercâmbio de várias culturas, espiritual e a solidariedade podem crescer e frutificar.

VISITA GUIADAS AO TEMPLO
Diariamente, entre as 09:00 e as 10:00 (necessária marcação prévia, por telefone)

Horário de funcionamento da Secretaria
Segunda a Sexta das 09h00 às 17h00

Horário de funcionamento do «TEMPLO RADHA KRISHNA» todos os dias:
Manhã – das 08:00 às 10:00
Tarde – das 19:00 às 21:00

Oração / Arti:
de manhã das 08:30 às 09:00
da tarde das 20:00 às 20:30

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • APCL Logo Apoio Esquadra Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio JFL Julgado de Paz Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio
  • BMOR3 Apoio refood apoio ETPL Apoio ART_site Apoio UITN logo Apoio AJEC Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.