Viver Telheiras

Parques subterrâneos residenciais

Memórias de Telheiras / Março 17, 2014

Os parques subterrâneos residenciais, lançados nos anos 1991-96 pela Vereação de J.Sampaio e “descontinuados”, abandonados, pelas vereações seguintes, foram uma ocasião perdida que não só não resolveu o problema do estacionamento para todos, a preços acessíveis e por longos anos, como trouxe para a gestão do espaço publico a especulação, a corrupção e a quezília em tribunal!

Qual era a ideia original? A Câmara cedia em direito de superfície por 99 anos um espaço público, em pracetas ou ruas, a moradores constituídos em condomínio, que construíam e usavam esses parqueamentos. Resolvia-se a sempre eterna escassez e falta de estacionamento em Lisboa! Só 3 ou 4 estacionamentos residenciais destes viram a luz do dia, tais foram as dificuldades, burocráticas, não de falta de interesse de moradores pois muitos se mostraram interessados como em Telheiras, junto ao jardim da PSP. Nem financeiras, pois na altura os bancos se prontificaram a emprestar os cerca de 2 mil contos em que importava cada lugar. Houve em Telheiras muita gente interessada como houve em Benfica e outros bairros.

Realizados, que eu saiba só o AndreiaParque, um na Av. Repª da Bolivia e outro perto da R. Soeiros. A alternativa foram os Bragaparques e outros grandes grupos – ES etc.- e o pinga-pinga do estacionamento ao quarto-de-hora, meia-hora, etc para a Emel que é hoje uma grande fonte de receita municipal!

Guilherme Pereira

Uma retrospectiva pessoal do que se ganhou e perdeu em Telheiras, para além de sermos felizes por aqui vivermos e de estarmos bem como vizinhos!

Memórias de Telheiras / Março 17, 2014

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • UITN logo Apoio Esquadra Apoio APCL Logo Apoio ART_site Apoio AJEC Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio JFL refood apoio
  • Centro Comunitário de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio ETPL Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Julgado de Paz Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.