Viver Telheiras

Projecto REFAZ-TE recupera saberes antigos para os tempos de hoje

/ Novembro 19, 2013

A AVAAL – Associação para a Valorização Ambiental da Alta de Lisboa lançou recentemente o projecto “REFAZ-TE – Oficina de reciclagem”, com o objectivo de “promover o desenvolvimento de actividades em torno das «velhas» profissões, isto é, profissões actualmente em extinção, convidando profissionais residentes na Alta de Lisboa e não só, com competências específicas, que estejam no activo ou desempregados a utilizar esta oficina.”

Algumas das profissões a desenvolver serão a “marcenaria, serralharia, artesanato, carpintaria, relojoaria, estofagem, tecelagem, entre outros”, com o objectivo de “criar novas peças de forma criativa e ecológica, feitas com recurso a materiais reutilizados, que serão vendidos em lojas e mercados nacionais e internacionais, e cujo valor reverte para o projecto e para os seus intervenientes.”

Para além da vertente económica, o REFAZ-TE promove também a vida comunitária, as relações de vizinhança e o encontro de gerações, uma vez que esta oficina “pretende também ser um local de aprendizagem, tendo cada profissional a oportunidade de divulgar a sua experiência através de formações, mantendo a sua arte viva e criando nichos de novos micro-negócios.”

Estando a Alta de Lisboa tão próxima de Telheiras, esta pode ser uma boa oportunidade para os residentes do nosso bairro que tenham “jeito para um ofício «antigo»”. Os interessados podem entrar em contacto com a AVAAL através do telefone 918673007 ou do email avaal.geral@gmail.com.

A 1ª formação, de Iniciação à Conservação e Restauro de Mobiliário, já teve início, e estão abertas as inscrições para a formação em “Transformação de Folhas de Papel em Cestos” (até 21 de Novembro) e para a formação em “Encadernação à Antiga” (até 5 de Dezembro). Podem encontrar mais informações sobre estas e outras actividades da AVAAL na página do Facebook da AVAAL Ecologia Cívica.

 

Teste impressa~o
/ Novembro 19, 2013

Últimas

  • Maio 22, 2020
    A minha horta em telheiras

    Quer ajudar a promover a sustentabilidade no nosso bairro? Junte-se a nós!

    Utilizando o sistema “Municípios em Transição”, a Parceria Local de Telheiras vai olhar para a sustentabilidade do nosso bairro de uma forma abrangente, considerando as suas vertentes ambiental, social e económica, e procura telheirenses interessados em participar a esta acção.

  • Abril 6, 2020
    FT_cancelado

    11º Festival de Telheiras cancelado

    O Festival regressará quando estiverem reunidas as condições necessárias, esperando nessa altura contribuir para a dinamização social, cultural e económica do nosso bairro.

  • Março 24, 2020
    Covid-19 Recolha resíduos capa

    Alteração à Recolha de Resíduos

    A recolha selectiva porta-a-porta é suspensa, passando apenas a ser recolhidos resíduos indiferenciados 3 vezes por semana. Nas Freguesias do Lumiar e de Carnide, os dias de recolha são 3.ª, 5.ª e Sábado.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • BMOR3 Apoio refood apoio PSOPortugal_apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Julgado de Paz Apoio JFL Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio APCL Logo Apoio
  • ETPL Apoio AJEC Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio ART_site Apoio Esquadra Apoio UITN logo Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.