Viver Telheiras

Quer participar no teatro de comunidade “Odisseia pelo Clima”?

/ Janeiro 29, 2019

O nosso bairro vai acolher ao longo dos próximos meses o projecto artístico “Odisseia pelo Clima” e os telheirenses estão convidados a participar!

A “Odisseia pelo Clima” é um projecto de teatro de comunidade que pretende criar novas abordagens à temática das alterações climáticas através de elementos artísticos e participativos e, assim, aumentar a consciência e o empenho para as alterações climáticas.

Num processo interactivo de sessões de arte-&-ciência semanais, facilitadas por uma equipa profissional, os participantes cocriarão um conjunto de performances sobre alterações climáticas que serão encenadas ao longo de um percurso na zona de Telheiras. Este projecto de teatro de comunidade decorrerá entre meados de Fevereiro e final de Maio de 2019 e terá no final um espectáculo que será apresentado no âmbito do Festival Telheiras.

A “Odisseia pelo Clima” contará com a participação voluntária de membros da comunidade local com disponibilidade de tempo para as sessões interactivas e ensaios. É um projecto para pessoas de todas as idades e não é necessário ter qualquer experiência prévia; o importante é a vontade de participar!

Os ensaios terão lugar às terças-feiras entre as 15:30 e as 17:00, no Lagar da Quinta de S. Vicente. O arranque do projecto será no dia 19 de Fevereiro, numa sessão aberta a todos os interessados. A inscrição implica o pagamento de um valor de 15€ (pagamento único). Se quiser participar, pode inscrever-se através do email jhbentz@fc.ul.pt. Para mais informações, poderá contactar o mesmo email ou utilizar o 91 001 73 92.

A ideia da “Odisseia pelo Clima” foi inspirada no projecto “Art du gest dans la Méditerranée” que desenhou e implementou percursos na cidade de Marselha e na região de Provença, entre 2010 e 2013, no âmbito da Capital Europeia da Cultura de 2013, com direção artística de Virgilio Sieni e assistência artística de Sara Dal Corso.

O projecto é promovido pelo programa pós-doutoral Art For Adaptation em parceria com a Junta de Freguesia do Lumiar. A equipa é constituída por 4 elementos:

  • Julia Bentz (investigadora no grupo das Alterações Climáticas (CCIAM) da Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa)
  • Sara dal Corso (artista independente e professora de dança, yoga e teatro)
  • Letícia do Carmo (arquitecta, ilustradora e investigadora)
  • Joern Schirok (aluno de mestrado em Geografia)
clima2
/ Janeiro 29, 2019

Últimas

  • Fevereiro 17, 2019
    Festival

    Prazo para entrega de propostas de cartaz do Festival alargado

    No sentido de aumentar a participação dos telheirenses e considerando alguns pedidos que chegaram à organização do Festival, o prazo para entrega de propostas de cartaz foi alargado até dia 24 de Fevereiro.

  • Fevereiro 15, 2019
    Participe num mundo em Transição sem sair de Telheiras 3

    “Participe num mundo em Transição” sem sair de Telheiras

    Será uma oportunidade única de descobrir novas formas de transformar o nosso mundo e conhecer estratégias, pessoas e projectos inspiradores que já estão a fazer a diferença nas suas comunidades e a tornar a sociedade mais sustentável, equitativa e assente em relações humanas de confiança, proximidade e entreajuda.

  • Fevereiro 14, 2019
    Telheiras_bairro pioneiro na sustentabilidade

    Telheiras: bairro pioneiro na sustentabilidade

    A Parceria Local de Telheiras, rede que agrega diversas associações no bairro, dinamiza o projecto-piloto do programa Municipalities in Transition, que pretende estudar e implementar abordagens de ligação do poder local à sociedade civil na promoção da sustentabilidade.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • AJEC Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio JFL CNE 683 Escuteiros 2 Apoio BMOR3 Apoio ART_site Apoio UITN logo Apoio APCL Logo Apoio
  • Julgado de Paz Apoio ETPL Apoio refood apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Esquadra Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.