Viver Telheiras

Razões injustificadas para a empatia

Cães, gatos e outros factos / Abril 10, 2015

São animais que vivem nas nossas casas. Aqui é uma gata, uma cadela e um gato.

Ainda estou perdida em sonhos e enterrada debaixo do edredão, mas alguma coisa já me incriminou. Não sei se foi o despertador, mas a verdade é que tenho três animais com os olhos cravados em mim. Uma delas, pequenina e leve aguarda o início do dia no cantinho de lá da cama, passando despercebida no seu delicado conforto. A outra é um bocado mais trapalhona e, embora a primeira intenção fosse de cortesia, já está espalhada pela cama com o focinho a dois milímetros da minha cara. Ele está à porta. Tem uma atitude paciente e de respeito pelo espaço dos outros.

Instintos? Percepção? Adaptação ao meio ambiente?

A situação caricata transforma-se e já está o gato na mesa-de-cabeceira, a gata pulando numa reacção explosiva à movimentação dos outros e a cadela com, não só o focinho, mas todo o corpo a colado a mim. Acordo assim dentro de uma aventura cheia de movimentações divertidas, que despoletam em mim gargalhadas deliciosas.

Aprendizagem? Interacção Social?

O dia continua, quando volto a casa do trabalho sou abalroada pela cadela que dança e canta com tanto abanico e uivo à minha volta.

Necessidades? Motivação? Comunicação?

Parece feliz. Esta dança é tão impressionante, que a gata passa despercebida a olho nu. Mas o dia-a-dia não se dissolve, pelo contrário, é pintado por momentos coloridos como este, que ficam marcados na memória. E é assim que me lembro de a cumprimentar sempre também. Sei que ela veio disparada até à porta para ser fintada pela cadela no último segundo, tendo assim que se desviar para baixo da mesa. O gordo fica no sofá, claro, mas até esta repetição é tão natural e previsível que me faz sentir que cheguei a casa. Aterro no sofá e três cabecinhas vão-se encostando às minhas mãos, à vez, em turrinhas fofas, fazendo-me sentir bem-vinda.

Seja o que for, é bom. Obrigada.

Hoje é assim, sem factos científicos, sem interpretações, sem abordagens comportamentais ou técnicas de treino. E, quem diria, sem tudo isso, mesmo assim temos a melhor parte. É a razão sem explicação porque os adoramos nas nossas vidas: A partilha de bons momentos.

????????????????

Além da Trela tem como missão promover uma relação excelente entre donos e os seus cães, com base na confiança, respeito e alegria, através de técnicas positivas de aprendizagem.

Cães, gatos e outros factos / Abril 10, 2015

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • APCL Logo Apoio Julgado de Paz Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio AJEC Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio refood apoio JFL
  • Esquadra Apoio ETPL Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio UITN logo Apoio BMOR3 Apoio ART_site Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.