Viver Telheiras

Recolher, reutilizar, reciclar – Instalação

/ Julho 16, 2013

Quem tiver passado recentemente junto ao Parque Hortícola de Telheiras já deve ter reparado no conjunto de garrafões dispostos em forma de estrela que ali se encontram. Estes garrafões, recheados de resíduos urbanos, não se encontram ali por acaso! São uma instalação artística da autoria do telheirense Mário Plácido, que visa chamar a atenção para o excesso de resíduos que produzimos todos os dias na cidade e para as formas como (não) sabemos desfazer-nos deles.

Nas palavras do autor da instalação:

Em Portugal a percentagem de resíduos sólidos urbanos recolhidos rondará os 20%, sendo a taxa de materiais reciclados e reutilizados quase insignificante. Não estamos a contar, evidentemente, com os materiais resultantes da demolição de prédios.

Por outro lado é enorme o potencial energético, material e económico resultante de uma política correcta de recolha e aproveitamento dos lixos. 

Telheiras é um bairro onde já muito é feito nesta área. Vejamos o que se passa com a recolha selectiva, já feita há vários anos no nosso bairro, designadamente com a reutilização das tampas de plástico, que já reverteram para a compra de várias cadeiras especiais e outros equipamentos de apoio a pessoas com problemas de motricidade.

Sensível a esta problemática, morador em Telheiras há 32 anos, comecei a proceder à recolha de objectos, ao vaguear pelas ruas ao sabor do acaso, primeiro por uma necessidade de sanidade física e mental , substituindo o ginásio, pelo prazer da marcha descontraída .

Como tenho o bichinho de coleccionador, fui juntando coisas ao acaso, e durante os últimos 3 anos, recolhi, seleccionei e ordenei por tipo, forma e cor, os objectos apanhados, que guardei em garrafões que abundam no bairro.

Deste modo, fui elaborando pacientemente, e sem qualquer dispêndio (ainda com a poupança do aluguer de ginásio), a instalação que tem estado patente aos habitantes de Telheiras, no espaço da Horta.

Gorada a tentativa de reprodução do evento, tenho já disponível um lista de possíveis receptadores dos objectos colectados. Deste modo, fecha-se o ciclo.

Esta instalação poderá ser vista até dia 20 de Julho.

Fotografias: Mário Plácido

/ Julho 16, 2013

Últimas

  • Maio 22, 2020
    A minha horta em telheiras

    Quer ajudar a promover a sustentabilidade no nosso bairro? Junte-se a nós!

    Utilizando o sistema “Municípios em Transição”, a Parceria Local de Telheiras vai olhar para a sustentabilidade do nosso bairro de uma forma abrangente, considerando as suas vertentes ambiental, social e económica, e procura telheirenses interessados em participar a esta acção.

  • Abril 6, 2020
    FT_cancelado

    11º Festival de Telheiras cancelado

    O Festival regressará quando estiverem reunidas as condições necessárias, esperando nessa altura contribuir para a dinamização social, cultural e económica do nosso bairro.

  • Março 24, 2020
    Covid-19 Recolha resíduos capa

    Alteração à Recolha de Resíduos

    A recolha selectiva porta-a-porta é suspensa, passando apenas a ser recolhidos resíduos indiferenciados 3 vezes por semana. Nas Freguesias do Lumiar e de Carnide, os dias de recolha são 3.ª, 5.ª e Sábado.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • UITN logo Apoio refood apoio BMOR3 Apoio ETPL Apoio Esquadra Apoio AJEC Apoio Julgado de Paz Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio
  • Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio JFL Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio APCL Logo Apoio PSOPortugal_apoio ART_site Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.