Viver Telheiras

Rede nacional de Iniciativas de Transição lança site oficial

/ Julho 7, 2014

As Iniciativas de Transição em Portugal lançaram no final do mês passado o seu site oficial. As Iniciativas de Transição são movimentos de base local, que pretendem sonhar e construir um futuro positivo, dando respostas locais aos problemas globais que enfrentamos, como as alterações climáticas, o pico do petróleo, a crise económica e a crise social (podem saber mais sobre o Movimento de Transição / Transition Network aquiaqui e aqui).

Em Portugal existem já 14 Iniciativas, reunidas na Plataforma da Transição Portugal, que desde 2010 já percorreu um longo percurso. A Plataforma “é composta pelos representantes das várias Iniciativas de Transição que existem em Portugal e reúne-se periodicamente em encontros nacionais para apoiar as iniciativas locais e partilhar conhecimento numa rede e plataforma que queremos que seja de aprendizagem e partilha de experiências e recursos. A Plataforma da Transição Portugal é a entidade que facilita a ligação directa de Portugal à rede mundial das Cidades em Transição que se chama Transition Network. Como este é um movimento de base, todas as pessoas que pertencem à Plataforma da Transição Portugal pertencem a Iniciativas de Transição locais.

A Associação Viver Telheiras, como “sucessor espiritual” da Iniciativa de Transição em Telheiras, pertence a esta Plataforma e nela representa o nosso bairro.

O lançamento do site é mais um passo no sentido de reforçar o trabalho desenvolvido localmente por cada iniciativa e a comunicação e troca de experiências entre os vários projectos, que estão espalhados um pouco por todo o país.

Nas palavras da equipa responsável pelo lançamento do site, “o que nos motiva não é estar na internet a promover a Transição mas sim estar no local a criar comunidades mais resilientes. Considerámos porém que a nossa identidade deve ser comunicada de forma clara para o exterior e que a Grande Transição necessita da inclusão de toda a sociedade com uma motivação de esperança e com uma visão de sonho para as nossas ruas, bairros, comunidades, freguesias e cidades. Para que a grande transição seja possível temos de incluir as pessoas à nossa volta e para isso criamos esta ferramenta de comunicação externa.

Este website e estas iniciativas que se apresentam publicamente não são por isso um resultado ou um fim mas apenas o princípio de um processo de transformação que vai precisar de todos nós.

/ Julho 7, 2014

Últimas

  • Fevereiro 17, 2019
    Festival

    Prazo para entrega de propostas de cartaz do Festival alargado

    No sentido de aumentar a participação dos telheirenses e considerando alguns pedidos que chegaram à organização do Festival, o prazo para entrega de propostas de cartaz foi alargado até dia 24 de Fevereiro.

  • Fevereiro 15, 2019
    Participe num mundo em Transição sem sair de Telheiras 3

    “Participe num mundo em Transição” sem sair de Telheiras

    Será uma oportunidade única de descobrir novas formas de transformar o nosso mundo e conhecer estratégias, pessoas e projectos inspiradores que já estão a fazer a diferença nas suas comunidades e a tornar a sociedade mais sustentável, equitativa e assente em relações humanas de confiança, proximidade e entreajuda.

  • Fevereiro 14, 2019
    Telheiras_bairro pioneiro na sustentabilidade

    Telheiras: bairro pioneiro na sustentabilidade

    A Parceria Local de Telheiras, rede que agrega diversas associações no bairro, dinamiza o projecto-piloto do programa Municipalities in Transition, que pretende estudar e implementar abordagens de ligação do poder local à sociedade civil na promoção da sustentabilidade.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • AJEC Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio UITN logo Apoio ETPL Apoio JFL Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Julgado de Paz Apoio APCL Logo Apoio
  • Centro Comunitário de Telheiras Apoio refood apoio Esquadra Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio ART_site Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.