Viver Telheiras

teatroàparte celebra 20 anos com fim-de-semana de curtas

/ Novembro 22, 2017

O teatroàparte, grupo de teatro amador da Associação de Residentes de Telheiras (ART), celebra este ano 20 anos de existência e quer festejá-los com os telheirenses de uma forma muito especial: no próximo fim-de-semana leva a cena 12 curtas encenadas por vários dos encenadores que já passaram pelo grupo, com a participação de actores que deram vida aos palcos do nosso bairro (e não só) ao longo destas duas décadas.

A ideia surgiu na cabeça de Mariana Sousa, membro da Produção do teatroàparte e actual presidente da Direcção da ART, com quem conversámos sobre este evento. O desafio foi recebido com entusiasmo pelos actores que compõem neste momento o grupo. Dos 9 encenadores que já trabalharam com o teatroàparte, todos se mostraram interessados em participar nesta celebração da vida e do caminho que o grupo já percorreu. Devido a várias questões pessoais e profissionais, incluindo o facto de “um dos encenadores viver no estrangeiro” e uma das encenadoras “estar neste momento em digressão” com o grupo de teatro em que desempenha a sua actividades profissional como actriz, nem todos podem participar neste processo: serão 5 os encenadores por detrás das 12 curtas, incluindo a primeira encenadora do grupo, Susana Graça.

Para a escolha deste formato, em detrimento de um peça única com uma duração maior, contribuíram vários factores. O principal prendeu-se com “a facilidade que as curtas traziam em termos de disponibilidade”, tanto dos encenadores, como dos actores. O tempo de preparação necessário é mais reduzido e “trabalhar em grupos mais pequenos permitiu conciliar agendas mais facilmente”, diz-nos Mariana Sousa, o que permitiu inclusivamente a preparação de uma das curtas com ensaios via Skype. No entanto, “esta não foi a única razão”. Tendo em conta os diferentes estilos de encenação e de obras trabalhadas ao longo dos 20 anos, esta opção permite transmitir ao público as várias fases pelas quais o grupo passou.

As obras são quase todas adaptações de textos já existentes, escolhidos pelos encenadores, que definiram também o número de actores necessários para cada peça. Aos actores coube escolherem a(s) peça(s) em que queriam participar, sendo várias as motivações: voltar a trabalhar com um encenador conhecido ou, pelo contrário, descobrir uma nova forma de trabalhar com um encenador com quem não se tinham cruzado no teatroàparte; partilhar o palco com amigos de longa data ou com recém-conhecidos; dar corpo e vida a este ou àquele texto.

O fim-de-semana será também o momento da estreia de 4 novos actores, que integraram o teatroàparte para esta temporada. O grupo tem neste momento entre 18 a 20 elementos, que após os festejos do 20º aniversário começarão a preparar a peça que levarão a palco em Maio.

As curtas serão apresentadas em 3 sessões diferentes na sexta-feira e no sábado (duas sessões). O programa pode ser consultado no final desta página e quem quiser assistir às peças encenadas por Susana Graça, Maila Dimas, Jorge Parente, Gonçalo Amorim e Fernando Ascensão pode reservar os bilhetes através do formulário disponível AQUI ou do 91 952 08 07. Os espectáculos realizam-se na Sala José Miguel Mendes Lopes, no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, permitindo assim homenagear postumamente aquele que foi um dos principais dinamizadores do teatroàparte ao longo dos anos e que hoje em dia dá nome à principal sala de espectáculos do nosso bairro.

O teatroàparte iniciou a sua actividade em Novembro de 1997, com o nome Teatro dell’ART. Apresentou a primeira peça, “Encontros e Encontrões”, em Maio de 1998, no Lagar da Quinta de S. Vicente. No final desse ano adoptou o nome Pó de Palco e em 2003 passa a designar-se teatroàparte. Conheça mais sobre a história do grupo no site do teatroàparte.

teatroàparte celebra 20 anos com 12 curtas programa

 

/ Novembro 22, 2017

Últimas

  • Dezembro 24, 2021
    Boas_festas_2019

    Boas Festas!

    A partir de 11 de Janeiro estaremos de volta para continuar a trazer-vos as notícias do bairro. Vemo-nos em 2022!

  • Dezembro 13, 2021
    apoioavida-cartaz-natal2021-escolas-capa

    Associação de Pais lança campanha solidária com a Apoio à Vida

    Até 15 de Dezembro, a APais está a aceitar doações de bens que a Apoio à Vida precisa para o seu trabalho. Os produtos podem ser entregues na EB1 e no JI de Telheiras.

  • Dezembro 6, 2021
    ART Feira do Livro Doado 2021 capa

    ART promove Feira do Livro D(o)ado

    Se tem livros jogos didáticos que queira entregar para uma segunda oportunidade junto de novos donos, leve-os à ART no dia 7, entre as 10h e as 16h. Depois, apareça na ART nos dias 9 e 10, entre as 10h e as 16h e escolha e leve gratuitamente um ou mais livros ou jogos.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • Centro Comunitário de Telheiras Apoio AJEC Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio ETPL Apoio Julgado de Paz Apoio UITN logo Apoio refood apoio PSOPortugal_apoio
  • ART_site Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio APCL Logo Apoio BMOR3 Apoio JFL Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Esquadra Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.