Viver Telheiras

teatroàparte celebra 20 anos com fim-de-semana de curtas

/ Novembro 22, 2017

O teatroàparte, grupo de teatro amador da Associação de Residentes de Telheiras (ART), celebra este ano 20 anos de existência e quer festejá-los com os telheirenses de uma forma muito especial: no próximo fim-de-semana leva a cena 12 curtas encenadas por vários dos encenadores que já passaram pelo grupo, com a participação de actores que deram vida aos palcos do nosso bairro (e não só) ao longo destas duas décadas.

A ideia surgiu na cabeça de Mariana Sousa, membro da Produção do teatroàparte e actual presidente da Direcção da ART, com quem conversámos sobre este evento. O desafio foi recebido com entusiasmo pelos actores que compõem neste momento o grupo. Dos 9 encenadores que já trabalharam com o teatroàparte, todos se mostraram interessados em participar nesta celebração da vida e do caminho que o grupo já percorreu. Devido a várias questões pessoais e profissionais, incluindo o facto de “um dos encenadores viver no estrangeiro” e uma das encenadoras “estar neste momento em digressão” com o grupo de teatro em que desempenha a sua actividades profissional como actriz, nem todos podem participar neste processo: serão 5 os encenadores por detrás das 12 curtas, incluindo a primeira encenadora do grupo, Susana Graça.

Para a escolha deste formato, em detrimento de um peça única com uma duração maior, contribuíram vários factores. O principal prendeu-se com “a facilidade que as curtas traziam em termos de disponibilidade”, tanto dos encenadores, como dos actores. O tempo de preparação necessário é mais reduzido e “trabalhar em grupos mais pequenos permitiu conciliar agendas mais facilmente”, diz-nos Mariana Sousa, o que permitiu inclusivamente a preparação de uma das curtas com ensaios via Skype. No entanto, “esta não foi a única razão”. Tendo em conta os diferentes estilos de encenação e de obras trabalhadas ao longo dos 20 anos, esta opção permite transmitir ao público as várias fases pelas quais o grupo passou.

As obras são quase todas adaptações de textos já existentes, escolhidos pelos encenadores, que definiram também o número de actores necessários para cada peça. Aos actores coube escolherem a(s) peça(s) em que queriam participar, sendo várias as motivações: voltar a trabalhar com um encenador conhecido ou, pelo contrário, descobrir uma nova forma de trabalhar com um encenador com quem não se tinham cruzado no teatroàparte; partilhar o palco com amigos de longa data ou com recém-conhecidos; dar corpo e vida a este ou àquele texto.

O fim-de-semana será também o momento da estreia de 4 novos actores, que integraram o teatroàparte para esta temporada. O grupo tem neste momento entre 18 a 20 elementos, que após os festejos do 20º aniversário começarão a preparar a peça que levarão a palco em Maio.

As curtas serão apresentadas em 3 sessões diferentes na sexta-feira e no sábado (duas sessões). O programa pode ser consultado no final desta página e quem quiser assistir às peças encenadas por Susana Graça, Maila Dimas, Jorge Parente, Gonçalo Amorim e Fernando Ascensão pode reservar os bilhetes através do formulário disponível AQUI ou do 91 952 08 07. Os espectáculos realizam-se na Sala José Miguel Mendes Lopes, no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, permitindo assim homenagear postumamente aquele que foi um dos principais dinamizadores do teatroàparte ao longo dos anos e que hoje em dia dá nome à principal sala de espectáculos do nosso bairro.

O teatroàparte iniciou a sua actividade em Novembro de 1997, com o nome Teatro dell’ART. Apresentou a primeira peça, “Encontros e Encontrões”, em Maio de 1998, no Lagar da Quinta de S. Vicente. No final desse ano adoptou o nome Pó de Palco e em 2003 passa a designar-se teatroàparte. Conheça mais sobre a história do grupo no site do teatroàparte.

teatroàparte celebra 20 anos com 12 curtas programa

 

/ Novembro 22, 2017

Últimas

  • Dezembro 11, 2017
    APCL Boas Festas 2017

    APCL organiza Colónia de Férias Inclusiva de Natal

    Esta colónia destina-se a crianças e jovens com e sem deficiência, com um programa variado e divertido. As inscrições já estão abertas.

  • Dezembro 5, 2017
    LXConnect_capa

    LXConnect: solidariedade em Lisboa com origens em Telheiras

    Através do LXConnect é possível “descobrir e reavivar laços de vizinhança, participar em acções de voluntariado e eventos, conhecer os apoios, as acções de formação e as actividades de ocupação de tempos livres disponíveis, ou ficar a par do trabalho comunitário que é desenvolvido”.

  • Dezembro 4, 2017
    JFL Natal no Lumiar 2017

    Feira de Natal anima Lagar de 8 a 10 de Dezembro

    Para além das bancas de venda, o evento contará com animações musicais e workshops diários, para além da venda de comes e bebes ao longo de todo o dia.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • BMOR3 Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio ETPL Apoio UITN logo Apoio Julgado de Paz Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio
  • refood apoio JFL Esquadra Apoio APCL Logo Apoio AJEC Apoio ART_site Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.