Viver Telheiras

Telheiras é palco (e personagem) do novo filme de João Nicolau

/ Julho 17, 2014

Se nos próximos meses se depararem com filmagens nas ruas de Telheiras, não estranhem: a próxima longa-metragem do realizador João Nicolau está a ser filmada no nosso bairro.

O Viver Telheiras esteve à conversa com o realizador, que nos falou do filme, de Telheiras e da sua relação com o nosso bairro.

O filme, “John From”, irá retratar a história de uma adolescente de 15 anos, chamada Rita, que durante as férias de Verão se apaixona por um novo vizinho que chega ao seu prédio. Ao longo do filme o realizador irá levar-nos numa viagem pela obsessão de uma paixão adolescente, partindo de uma base muito realista, que com o passar do tempo ganha contornos cada vez mais próprios de um mundo de fantasia.

A escolha de Telheiras como palco das filmagens não é um acaso: para além das suas características encaixarem nas necessidades do realizador, devido “ à linguagem arquitectónica e ao planeamento urbano”, João Nicolau conhece muito bem o nosso bairro, e trabalhar em locais que conhece é algo que considera importante. No filme, o próprio bairro terá um papel de destaque, podendo ser mesmo considerado “uma personagem”.

A ligação do realizador ao nosso bairro já é longa: veio viver para Telheiras em 1985, com 10 anos, e desde então viveu quase sempre aqui. Acompanhou a grande evolução que Telheiras sofreu ao longo dos anos, desde os tempos em que grande parte dos terrenos eram descampados, passando por momentos como a construção do Eixo Norte-Sul, de edifícios de habitação e equipamentos, e a arborização e ajardinamento. Recorda com gosto um tempo em que as crianças e jovens viviam as suas férias nas ruas do bairro, em grandes aventuras. Algo que hoje em dia já não é tão possível, uma vez que os espaços se encontram mais “determinados”, com funções específicas. As características de Telheiras permitem a João Nicolau, tal como à maior parte dos telheirenses, ter uma “vida de bairro”, fazendo compras no comércio local, frequentando as esplanadas dos cafés ou aproveitando os espaços verdes para passear e brincar com o seu filho. Quando questionado sobre “o que falta no bairro?”, não conseguiu assinalar nenhuma situação em especial, a não ser talvez a falta de locais abertos até mais tarde e o excesso de carros.

“John From” também não é a primeira ligação que faz entre o trabalho e o “seu” bairro: a sua primeira curta-metragem, “Rapace” (2006), foi filmada em Telheiras, e todo o filme tem uma ligação muito forte ao que são as pessoas e vivências do nosso bairro.

Para este novo projecto João Nicolau contou com a colaboração de muitas entidades locais, tais como a Associação de Residentes de Telheiras, o Centro Comunitário, a Esquadra ou os cafés da “rua das esplanadas”. Todos eles estão a contribuir de alguma forma, através da divulgação, apoio logístico ou cedência de espaços para filmagens. Para o realizador é muito interessante a possibilidade de mostrar o bairro com um novo olhar, através da ficção, às pessoas que vivem Telheiras no dia-a-dia.

As filmagens tiveram início na segunda-feira, dia 14 de Julho, e prolongam-se até dia 6 de Setembro. “John From” será concluído durante o ano de 2015 e estará presente no circuito de festivais de cinema, antes de ser lançado no nosso país.

Gostaríamos de deixar um agradecimento muito especial ao João Nicolau, pela sua disponibilidade e simpatia, desejando o melhor sucesso neste projecto.

/ Julho 17, 2014

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • JFL ETPL Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Julgado de Paz Apoio refood apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio BMOR3 Apoio APCL Logo Apoio
  • AJEC Apoio UITN logo Apoio Esquadra Apoio ART_site Apoio PSOPortugal_apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.