
A Parceria Local de Telheiras candidatou-se a este programa e foi um dos seis bairros escolhidos, entre cerca de 72 a nível mundial, para participar e desenvolver um projeto piloto deste programa.
O Municipalities in Transition é um projecto da Transition Network, uma associação internacional que gere e apoia a rede internacional de Iniciativas de Transição. As Iniciativas de Transição são grupos locais auto-organizados, normalmente ao nível de bairros ou cidades, mas também de universidades ou escolas, que tentam criar soluções locais para os desafios da sustentabilidade, economia, alterações climáticas e outras grandes problemas que a humanidade enfrente neste momento. Dentro da rede mundial, casa Iniciativa deverá encontrar as soluções mais adequadas à sua realidade, de forma a dar origem a comunidades mais felizes, saudáveis e resilientes.
Os interessados podem conhecer mais sobre este programa no seu site e no site da Transition Network.
A metodologia MIT assenta num mecanismo de intervenção baseado na medição de impacto dos projetos existentes no território. O desafio começou por identificar, com participação das autarquias e da sociedade civil, ações de sustentabilidade que já estavam em desenvolvimento no bairro ou município, para que posteriormente sejam alavancadas de forma a potenciar o seu impacto na comunidade. Paralelamente, a identificação feita permite criar novas iniciativas de promoção da sustentabilidade que possam suprir as lacunas identificadas através da análise e medição de impacto onde assenta a metodologia MIT.
Em Telheiras, através do financiamento obtido para implementação da metodologia MIT começou-se exatamente por identificar as ações de sustentabilidade existentes no bairro e conhecê-las melhor. Seguindo os pressupostos da fase de projetos-piloto, foi selecionada uma iniciativa para reforçar: “Alfacinha saudável” um projeto intergeracional.
Este financiamento também incluía criar um novo projeto na área da sustentabilidade. E ao longo do decorrer de todo este processo, das reuniões promovidas e de debate de ideias sentiu-se uma necessidade clara de promover uma utilização mais eficiente dos recursos locais disponíveis.
Com vista à sua rentabilização, reutilização e consequente redução do consumo individual, a Parceria Local de Telheiras partilhará com as associações locais, residentes de Telheiras e outras entidades diversos recursos.
Percebeu-se também, através da identificação dos projetos que era necessário reforçar a comunicação de iniciativas locais na área da sustentabilidade. E assim, criou-se esta página online “Telheiras Sustentável” e uma revista impressa onde constam os projetos do bairro, dicas para diminuir o desperdício e entrevistas com os protagonistas destas mudanças.