A sustentabilidade ambiental assume um caracter de urgência e a Parceria Local de Telheiras descobriu no bairro uma série de iniciativas que nos podem ajudar a trilhar esse caminho.
REUTILIZAR
ECO COSTURA
Dê uma nova vida aos seus tecidos e roupa sem sair do bairro
Eco costura é um projeto de reciclagem de tecidos, que envolve questões como a intergeracionalidade e a sustentabilidade. Pretende-se dar nova vida aos tecidos através da realização de diversos workshops, com o fim não apenas de ensinar a comunidade a costurar, bem como mudar hábitos e percepções sobre os materiais que podem ser reutilizados.
Qualquer pessoa pode doar tecidos (capas de edredons, toalhas, etc) e estes podem ser entregues na Junta de Freguesia do Lumiar, nos CAFs das escolas do bairro e no centro comunitário de Telheiras. Os tecidos recolhidos, destinam-se, entre outros, à confeção de 3.000 sacos “lancheira” a serem distribuídos pelas crianças das escolas da freguesia.
Campanha solidária
O Centro Comunitário de Telheiras aceita roupa que é triada pelos seniores e entregue no Centro de Apoio à Família da SCML, adquirindo assim uma nova vida.
Local de entrega: Centro Comunitário de Telheiras
Rua Prof. Mário Chicó, nº 3, 1600-643 Lisboa
RECICLAR E AJUDAR
O Projeto Reciclar e Ajudar percorreu as escolas do bairro para promover a consciencialização das crianças e toda a comunidade educativa para hábitos de utilização dos recursos mais sustentável, reutilizando o máximo possível os bens que possuem e reciclando o que já só é possível reciclar. Esta ação pretendeu também, sensibilizar para a criação de laços de ajuda dentro da comunidade promovendo o voluntariado e apelando à recolha de papel e de embalagens descartáveis de plástico com tampa, que podem ser deixadas na Re-food Telheiras.
Local de entrega: Rua Mário Dionísio, 2 – E, 1600-248 Lisboa
LISBOA A COMPOSTAR
A Junta de Freguesia do Lumiar associou-se à iniciativa da CML – Lisboa a Compostar que visa a distribuição gratuita de compostores domésticos. Para obter o compostor tem de inscrever-se em www.lisboaacompostar.cm-lisboa.pt e participar numa ação de formação para compreender o processo de transformar os resíduos domésticos em fertilizante que poderá ser utilizado no seu quintal, jardim ou logradouro.
Contacto – Henrique Sá Melo henrique.melo@jf-lumiar.pt
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEL
ECO JANTARES
São jantares comunitários, onde se junta a alimentação saudável e o convívio entre a população do bairro de Telheiras. Estes jantares podem tomar diversas modalidades de participação e/ou serem temáticos, apelando sempre ao consumo responsável e à partilha. Esta partilha pode traduzir-se em compartir a preparação da refeição, receitas, conhecimentos sobre alimentos e modos de confecção, entre outros. Já se realizaram refeições só com produtos biológicos, jantares com a presença de algumas iguarias menos comuns ou simplesmente a partilha de refeições feitas em casa.
FRUTA FEIA
A cooperativa de consumo contra o desperdício recolhe junto dos produtores as frutas e legumes que não podem ser vendidos em superfícies comerciais, por estarem fora dos parâmetros de tamanho e/ou aparência e vende semanalmente aos seus sócios cabazes com estes produtos.
A Fruta Feia pretende assim criar um mercado alternativo para a fruta e hortaliças «feias», ao mesmo tempo que contribui para alterar padrões de consumo.
Quem quiser receber, semanalmente, os produtos hortícolas têm que se tornar sócio da cooperativa. O Pólo da Junta de Freguesia do Lumiar em Telheiras, é o espaço de recolha dos cabazes, às 2ª feiras entre as 17h e as 21h.
CONTACTO: Fruta Feia
ALFACINHA SAUDÁVEL
Este projeto tem como principal objetivo a promoção de estilos de vida saudáveis, com foco na alimentação saudável e produção sustentável de alimentos. Baseado numa metodologia do tipo “aprender experienciando”, pretende-se envolver a comunidade do bairro: desde crianças a idosos, todos põem a mão na terra!
MERCADO BIOLÓGICO DE TELHEIRAS
É um mercado de rua de produtores biológicos, que se realiza todos os sábados, em frente ao Pólo da Junta de Freguesia do Lumiar em Telheiras. A coordenação é feita por dois produtores do Quiosque da Natureza, que dinamizam este espaço de forma a disponibilizarem um sortido de alimentos de produção biológica.
Contactos: Vasco Correia 912215631/ Liliana Correia 917276865
quiosquedanatureza@sapo.pt
MERCADO DO LUMIAR + BIO
Alertar para a importância de uma alimentação mais saudável e sustentável é um dos objetivos do novo mercado, que é um projeto conjunto da Câmara Municipal de Lisboa, da Junta de Freguesia do Lumiar e da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica. Totalmente remodelado, neste espaço existe um restaurante biológico, uma padaria onde é possível assistir à confecção do pão, além da charcutaria, peixaria, zona hortofrutícola e florista. E conta também com uma mercearia orgânica com venda a granel, leguminosas, vinhos, azeites, carne biológica, mel, leites vegetais e animais ou chá, privilegiando os produtos portugueses sempre que possível.
RE-FOOD TELHEIRAS
A Re-food recolhe diariamente alimentos em boas condições pelos seus parceiros no bairro que vão desde grandes hipermercados a pequenas mercearias, pastelarias, restaurantes, cafés e/ou escolas e distribui diariamente estes alimentos pelas famílias carenciadas moradoras no bairro de Telheiras e freguesia do Lumiar.
Com este projeto são resgatadas toneladas de comida, que serão distribuídas a quem mais precisa. As recolhas mais pequenas são feitas a pé e as maiores com um veículo eléctrico pelos voluntários. A Re-food precisa de voluntários que possam dispensar duas horas semanais do seu tempo. Faça parte desta iniciativa.
Contacto – Otília Faria telheiras@re-food.org
PARQUE HORTÍCOLA DE TELHEIRAS
Os 21 talhões do Parque são cultivados por moradores do bairro de Telheiras com plantas hortícolas, aromáticas, medicinais e ornamentais, exclusivamente através de métodos usados em agricultura biológica. A não utilização de produtos químicos favorece ainda a biodiversidade local (vegetação, aves, insetos, pequenos répteis, etc.).
Inserido numa zona de edificação consolidada, o Parque Hortícola, em conjunto com os espaços verdes próximos, contribui positivamente para a qualidade ambiental do bairro, preservando a capacidade de drenagem dos terrenos, mantendo a humidade do ar, amenizando as temperaturas extremas e libertando oxigénio.
As atividades no Parque Hortícola constituem uma alternativa saudável de ocupação de tempos livres, onde a interajuda e partilha de conhecimentos têm contribuído para o reforço das relações sociais entre os utilizadores.
Os hortelãos estão disponíveis para receber visitas de escolas, assim como da população em geral.
Contacto: phtelheiras@gmail.com
MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
TELHEIRAS EM MOVIMENTO
O Telheiras em Movimento é um evento anual organizado em setembro pela Parceria Local de Telheiras, integrado na programação oficial da Semana Europeia da Mobilidade. Tem como objetivos celebrar as várias formas de mobilidade urbana, sensibilizando para comportamentos positivos que todos devemos adotar. O Telheiras em Movimento, ocupa uma rua do Bairro, para nela fazer circular atividades e ideias para uma mobilidade mais amiga do ambiente e das pessoas.
É uma oportunidade de olharmos de forma diferente para as nossas ruas e para o espaço público que vivemos e utilizamos todos os dias. O evento conta com diversas atividades que propiciam uma vivência positiva do espaço público, saúde e atividade física.
Contacto: Luis Keel Pereira: geral@vivertelheiras.pt
PERCURSOS DE BICICLETA À VOLTA DE TELHEIRAS
Se quer voltar a ganhar o hábito de andar de bicicleta, a Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade organiza percursos de bicicleta pelas ciclovias de Lisboa com partida e regresso a Telheiras. São percursos fáceis que permitem a participação de famílias com o objetivo de promover a utilização da bicicleta.
Contato: Maria João Conde, criatividade@criatividade.net
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ECO ESCOLAS
A Escola Alemã está envolvida desde 2013 no projeto de Educação Ambiental para a Sustentabilidade nas escolas – Eco Escolas. São desenvolvidas ações que incluem a separação de resíduos para reciclagem, acções de sensibilização de alunos, famílias e comunidade escolar para práticas que vão ao encontro da sustentabilidade e a implementação de medidas de diminuição dos gastos com energia e água na própria escola. As escolas que se encontram neste projeto têm como objetivo a obtenção da Bandeira Verde se cumprirem os objetivos a que propuseram e a Escola Alemã tem conseguido a atribuição desta Bandeira todos os anos.
EXPOSIÇÃO DO CENTRO COMUNITÁRIO
Esta exposição teve como objetivo a sensibilização para a utilização excessiva e indiscriminada dos plásticos, focando nos comportamentos individuais, ao alcance de cada um para a resolução deste problema.
ORQUESTRA DA CALÇADA
A Orquestra da Calçada tem como objetivo a construção e constituição de uma orquestra com instrumentos concebidos a partir de materiais para reutilizar, chamando a atenção para as questões da sustentabilidade e ambiente. O Projeto procura que as crianças comecem a ter consciência da sua pegada ecológica e que o lixo pode ser matéria prima para a criação artística. Participam nesta iniciativa a Junta de Freguesia do Lumiar, o Centro Social da Musgueira, o Centro Comunitário de Telheiras (SCML), a Escola Pe. José Manuel Rocha e Melo e a Escola EB1 Telheiras.
PLANTAÇÃO DE ÁRVORES
A Junta de freguesia do Lumiar tem procurado fazer uma plantação sustentável de árvores. Sempre que uma avaliação fitossanitária determina o abate de uma árvore, é plantada outra árvore numa lógica de compensação.
Contacto – Henrique Sá Melo henrique.melo@jf-lumiar.pt