Viver Telheiras

Telheiras, um bairro de afectos

/ Fevereiro 17, 2016

Está a decorrer até sexta-feira a Semana dos Afectos no Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira (AEVF).

Falámos com Pedro Narciso, professor responsável pela organização do evento na EB Telheiras, e Elsa Fragata, da Associação de Pais desta escola, que nos contextualizaram a iniciativa, nos falaram da sua história e das actividades previstas para este ano.

Os primeiros passos para esta ideia surgiram em 2014, por iniciativa do grupo de trabalho da AEVF responsável pelo PPES – Projecto de Promoção e Educação para a Saúde. Nesse ano realizou-se o Dia dos Afectos, com várias actividades. Já em 2015, a EB Telheiras estendeu as actividades, realizando a primeira Semana dos Afectos. O resultado foi tão positivo que este ano a iniciativa se estende a todo o Agrupamento.

O primeiro objectivo é, diz-nos o prof. Pedro Narciso, “trazer alegria a todos os que compõem a comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares, pais)”. “Os alunos já se sentem muito bem na escola”, garante-nos, mas é sempre bom promover a alegria. Esta semana é também um pretexto para trabalhar questões pessoais, relacionais e sociais: fortalecer relações dentro da comunidade escolar, trabalhar questões como o bullying, criar boas recordações da escola (“Mais tarde é das coisas boas, e não das más, que nos lembramos, quando pensamos na Escola”), e abordar questões transversais à sociedade, como a forma como lidamos com a diferença. E, para os alunos e professores envolvidos na organização, “é uma óptima maneira de estreitar relações e criar um sentimento de que podemos trabalhar em conjunto para o bem da escola, de todos”.

Ao longo da semana as actividades são muitas na EB Telheiras. A começar por um concurso em que os alunos devem enviar fotografias com abraços (entre alunos, com professores ou auxiliares), que vão enfeitar um mural construído para o efeito. Para além disso, a escola terá cinema, uma reedição da campanha de ajuda aos animais, cartas aos avós, gastronomia e sabores explorados pelos alunos com necessidades educativas especiais, origamis e um dia com rádio na escola, em que todos poderão enviar mensagens através dos altifalantes instalados no edifício. A Semana dos Afectos é também ponto de partida para algumas actividades que se vão manter até ao final do ano lectivo. Por iniciativa da Associação de Pais, terão início actividades extra-curriculares de teatro e dança que, ao longo destes dias, irão trabalhar as emoções e os afectos, mas que se mantêm até final do ano para os alunos interessados, de forma gratuita e com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar.

As parcerias com outras entidades do bairro, e não só, permitem alargar o espectro das temáticas: experimentação de cadeiras de rodas, promovida pela disciplina de Educação Moral e Religiosa em parceria com a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, que tem um equipamento no nosso bairro; apresentação de danças japonesas pelas utentes do Centro Comunitário na escola e uma apresentação dos alunos da EB Telheiras que frequentam o Instituto Gregoriano na EB1 de Telheiras e no Centro Comunitário; e sessões sobre os afectos e a violência no namoro para as turmas do 6º e do 9º ano, com a participação do Centro de Saúde do Lumiar.

Mas não é só nas Escolas que os afectos estão em destaque! A Semana dos Afectos decorre também no Centro Comunitário, à semelhança do que aconteceu noutros anos. Passe pelo Centro e surpreenda-se com o Dia do Sorriso, o Dia do Abraço ou o Dia do Beijinho. E não se espante se ouvir dizer por lá: “Um Afecto por dia, não sabe o bem que lhe fazia!”.

/ Fevereiro 17, 2016

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • ART_site Apoio JFL AJEC Apoio ETPL Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio APCL Logo Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio
  • Esquadra Apoio refood apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio Julgado de Paz Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio UITN logo Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.