Viver Telheiras

Terrorismo e Islamismo

Problemas e Oportunidades / Fevereiro 24, 2015

Os recentes atentados terroristas em várias e importantes cidades europeias, as várias tentativas que foram desmanteladas atempadamente, a situação criada pelo autodenominado Estado Islâmico, a atividade do grupo Boko Haram na Nigéria e no Níger, entre muitas outras situações de violência e terrorismo, constituem um ambiente extremamente perigoso e ameaçador de toda a construção democrática e civilizacional. Acresce a esta situação que todos estes movimentos se reclamam do Islamismo.

Para o combate eficiente a esta ameaça de grandes proporções é preciso um grande discernimento não só das autoridades públicas mas também da opinião pública e assim distinguir muito claramente o terrorismo que se diz islâmico e o Islamismo. Este combate não chegará a bom termo se os países islâmicos não cooperarem.

Segundo dados publicados, existem neste nosso mundo 1200 milhões de crentes e seguidores do Islamismo, ou seja cerca de 19% da população mundial e que cresceu ao longo do século XX muito mais rapidamente do que o Cristianismo. Só na Europa vivem quase 20 milhões de crentes do Islão, representando 4% da população europeia, destes 15 milhões vivem nos países mais desenvolvidos da Europa.

Esta situação exige grande lucidez das autoridades e opiniões públicas.

Combater o terrorismo com a maior determinação e a maior cooperação internacional incluindo os estados da área do Islamismo.

Respeitar e integrar os cidadãos crentes do Islão respeitando a sua cultura e os seus costumes no quadro das leis e regras democráticas vigentes nos países de acolhimento.

Promover o diálogo religioso, cultural, civilizacional com o Islão.

 

 

Pedro Lagido tem 77 anos e vive no bairro há 30. Trabalhou como engenheiro químico e esteve na Assembleia Constituinte. Quer viver plenamente e dar um contributo da sua experiência pessoal e profissional aos filhos e netos e a quem mais possa ser útil.

“Problemas e Oportunidades” reflecte os tempos que vivemos e corresponde à experiência da civilização: a seguir a um problema, surgem oportunidades novas. Publica sobre temas que vão desde a Terceira Idade até aos novos modelos de economia.

Problemas e Oportunidades / Fevereiro 24, 2015

Últimas

  • Junho 1, 2020
    Covid-19 CML retoma recolha selectiva capa

    Câmara reinicia recolha selectiva porta-a-porta

    A recolha selectiva reinicia no dia 1 de Junho e os dias para cada tipo de resíduos voltam a ser os que existiam antes da interrupção.

  • Maio 22, 2020
    A minha horta em telheiras

    Quer ajudar a promover a sustentabilidade no nosso bairro? Junte-se a nós!

    Utilizando o sistema “Municípios em Transição”, a Parceria Local de Telheiras vai olhar para a sustentabilidade do nosso bairro de uma forma abrangente, considerando as suas vertentes ambiental, social e económica, e procura telheirenses interessados em participar a esta acção.

  • Abril 6, 2020
    FT_cancelado

    11º Festival de Telheiras cancelado

    O Festival regressará quando estiverem reunidas as condições necessárias, esperando nessa altura contribuir para a dinamização social, cultural e económica do nosso bairro.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • JFL Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio ART_site Apoio BMOR3 Apoio Esquadra Apoio refood apoio AJEC Apoio PSOPortugal_apoio
  • CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ETPL Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio UITN logo Apoio Julgado de Paz Apoio APCL Logo Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.