Viver Telheiras

Um espaço para além da cultura

Isto é o do Pedro / Julho 3, 2013

No passado mês de Junho fomos visitados pela jornalista Teresa Vieira (Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa) que veio conhecer melhor o Cineclube de Telheiras. Para quem não leu o artigo pode agora visualizar aqui – http://oitavacolina.escs.ipl.pt/um-espaco-para-alem-do-cinema/

Nesta pequena reportagem conclui-se que a maior parte dos espetadores não reside no bairro de Telheiras. Podia apontar inúmeras razões para esta realidade, todavia é importante salientar que o projeto cineclubista nasceu e cresceu de pessoas para pessoas, de moradores para moradores, não importa de onde vêm, importa onde estão.

Quero apresentar-vos o Sr. Mendes (tal como é conhecido) que não falha uma única sessão quer do Cineclube de Telheiras quer de outra companhia ou entidade que visita o nosso bairro, seja cinema, concerto, teatro ou dança. O senhor Mendes mora no bairro da Graça há 50 anos e não gosta de perder um único evento cultural. Fica a par da nossa programação através da Agenda Cultural de Lisboa e porque não há nada melhor para fazer a um dia de semana, abdica de todo o resto para perder uma hora de transportes públicos simplesmente para nos visitar e alargar os seus horizontes culturais. Um exemplo a seguir. Não quer pagar a anuidade de sócio (20€), que lhe atribui acesso gratuito a todos os eventos promovidos pelo Cineclube, pois o seu contributo para a cultura nacional é fundamental.

Na sequência do sucesso do Festival de Telheiras – 25 Anos ART – cuja a afluência dos telheirenses foi uma constante ao longo dos 6 dias de festa, vimos a provar que temos potencial e queremos e podemos fazer algo mais por este bairro de que tanto gostamos. Cultura não é um negócio, cultura é um escape à realidade negativa de que somos alvo diariamente. Podemos viajar por mundos outrora nunca vistos e conhecer realidades que até então nos eram estranhas. Divirtam-se, por favor, tanto ou mais quanto nós (são as palavras de ordem).

Para finalizar deixo-vos com o exemplo do Projeto Preto Véio que viajou diretamente do Brasil. Em 2012, graças ao apoio do Ministério da Cultura de Brasilia conseguiram a sua primeira tour europeia. Fizeram questão de pisar as tábuas do mítico palco da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro e de todos os espaços onde realizaram concertos, incluíndo países como a Áustria, Alemanha, Suiça, França e Espanha, este foi, sem dúvida, o local predileto. Modéstia à parte, mas somos excelentes anfitriões e o nome de Telheiras está entregue em muito boas mãos.

Visitem-nos, envolvam-se e não deixem a cultura morrer!

Pedro Milheiro

Isto é o do Pedro / Julho 3, 2013

Últimas

Projectos Comunitários

  • ART_site Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Julgado de Paz Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio refood apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ETPL Apoio
  • PSOPortugal_apoio BMOR3 Apoio AJEC Apoio JFL UITN logo Apoio APCL Logo Apoio Esquadra Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.