Viver Telheiras

Um sítio onde entramos e nos esquecemos do tempo…

Rectângulo Mágico / Maio 16, 2013

Costumo dizer que a horta partilhada de Telheiras é, para mim, uma espécie de “rectângulo mágico”. Um sítio onde entramos e nos esquecemos do tempo, dos inúmeros afazeres e das contrariedades quotidianas, mas sobretudo de nós mesmos!

Mas, para lá de local “terapêutico”, a horta de Telheiras tem sido um importante foco de formação, amizade e desenvolvimento pessoal. Foi lá, e graças à horta e à Iniciativa de Transição de Telheiras (ITT), que conheci vizinhos e amigos fantásticos – alguns dos quais infelizmente, por motivos pessoais, tiveram de se afastar do projecto, embora continuem presentes e inspiradores, mesmo à distância.

Espécie de miniatura do nosso minúsculo país, na horta já aconteceram tantas coisas, entre o que sonhámos, planeámos, fizemos e o rumo que por vezes o próprio espaço tomou. Já reunimos à chuva e ao sol, recebemos e demos formação, mas principalmente aprendemos muito, sobre plantas, sementeiras, colheitas e novas formas de olhar e lidar com a natureza.

Da minha experiência dos últimos dois anos recordo os momentos bons – quando aparecem amigos e mais mãos para ajudar ou crianças que, por qualquer razão, se sentem sempre muito felizes na horta, ou simplesmente transeuntes que nos interpelam curiosos – e os maus: o pior foi no verão passado, quando ficámos sem água e estivemos a ponto de desistir.

Entretanto, embora sejamos poucos, a horta evoluiu e continua a crescer, norteada pelos princípios da agricultura biológica e da permacultura.

Praticamente todo o terreno cultivável está hoje assente em “camas elevadas”, ou seja, um solo 100% orgânico, de altíssima qualidade e cuja produtividade se começa a revelar exponencial.

E queremos continuar a cultivar, a aprender sempre que lá vamos, a fazer novos amigos e a acolher todos os voluntários que a nós se quiserem juntar, num espírito de abertura, amizade e entre-ajuda. Por isso, se gosta de agricultura, contacte a ART ou venha visitar a horta partilhada de Telheiras!

Marta Leandro

Nota: A Horta Partilhada situa-se junto ao muro exterior Sul da Escola Básica de Telheiras. Este texto foi publicado na Newsletter ART Informação nº 2 – Fevereiro 2013. Esta Newsletter é um apanhado mensal das notícias da Associação de Residentes de Telheiras e do bairro. Podem ler os vários números aqui.

Rectângulo Mágico / Maio 16, 2013
  • Milhomens

    Francamente, aos anos que aquilo ali está e não passa de uma horta mal amanhada.

Últimas

Projectos Comunitários

BANNER_250x150px_TELHEIRAS_EM_MOVIMENTO_2020
Newsletter banner
Banner Comércio de Telheiras
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Julgado de Paz Apoio ETPL Apoio refood apoio AJEC Apoio JFL BMOR3 Apoio
  • Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio APCL Logo Apoio ART_site Apoio Esquadra Apoio UITN logo Apoio PSOPortugal_apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.