Viver Telheiras

Votar: o meu dever, a tua escolha. O meu respeito, o teu respeito.

Isto é o da Joana / Outubro 8, 2015

Saímos de casa de peito inchado, de orgulho no dever cívico que nos preparamos para cumprir. Ser um direito já nos ultrapassa as ideias. Chegados a 2015, ser um dever tornou-se um ponto de honra e de mudança pessoal. O voto ganha contornos de Super-Homem, com uma força paranormal de decisão inequívoca, recusando-se a ser um papel com uma cruz torta lá mal metida.

Em Telheiras mudaram-nos o número de eleitor e fizeram-nos regressar às escolas do bairro. As filas multiplicavam-se à porta das salas de aula, como se EVT fosse afinal the next big thing e todos se atarefassem para saber mais sobre desenho, cores primárias ou como perspectivar naturezas mortas.
Felizmente – neste caso – crescemos, deixámos de esperar pela s’tora e fizemo-nos importantes no que decidimos. Tornámo-nos “maiores” e somos capaz de mais do que absorver o conhecimento que nos queiram passar – agora podemos participar nesse conhecimento, ter opinião, procurar outro, mais, criar, construir e fazer parte. É isso que ser cidadão significa.

E portanto lá estávamos todos alinhados, encostados às paredes de cacifos coloridos, de Cartão do Cidadão na mão, aguardando civilizadamente a nossa vez. Com uma alegria comovente nos olhos, de passos certos, vontade convicta, olhar focado.
Estávamos todos focados. Íamos determinados a mudar o Mundo.

E mudou. Entre as 20h e as 23h do último domingo as televisões fizeram saber que a Esquerda tinha ganho (maior) espaço no Parlamento e que a coligação não perdera tanta força quanta o povo afirmava nas reportagens de rua. As sondagens já antes o previram, mas não havia quem acreditasse…
No final de um dia tão importante, o desalento de alguns deu lugar ao fanfarronismo de outros. No Facebook os ofendidos pelo voto dos outros apontavam-lhes o dedo, por serem avessos à mudança, por serem ricos, por serem egoístas. Do outro lado, o pedido de compreensão e calma, o insulto em espelho, o direito de expressão e o direito de voto.

Sim, o direito de voto. E o direito público à opinião.

Nesse dia todos nos levantámos da cama com a sensação de que seríamos parte dessa mudança. Nesse dia acordámos e escolhemos em consciência – usufruímos do nosso direito. E a nossa vontade, a colectiva, foi ouvida. Para o bem ou para o mal, o Mundo mudou porque escolhemos assim.

Mas depois desrespeitámo-nos arduamente. Acusámos os que conseguiram mandar mais do que nós e ofendemos de volta aqueles que não gostaram da nossa decisão.
Perdemos o orgulho no nosso dever cívico.
Eu peguei em mim e fui jogar bowling, passava das dez da noite.

Joana Martins é especialista em redes sociais e multimédia e vive em Telheiras desde que se lembra. Fala muito e escreve menos do que gostaria. Mas em tudo o que escreve há-de haver sempre um denominador comum: as pessoas.

Isto é o da Joana / Outubro 8, 2015

Últimas

  • Dezembro 24, 2021
    Boas_festas_2019

    Boas Festas!

    A partir de 11 de Janeiro estaremos de volta para continuar a trazer-vos as notícias do bairro. Vemo-nos em 2022!

  • Dezembro 13, 2021
    apoioavida-cartaz-natal2021-escolas-capa

    Associação de Pais lança campanha solidária com a Apoio à Vida

    Até 15 de Dezembro, a APais está a aceitar doações de bens que a Apoio à Vida precisa para o seu trabalho. Os produtos podem ser entregues na EB1 e no JI de Telheiras.

  • Dezembro 6, 2021
    ART Feira do Livro Doado 2021 capa

    ART promove Feira do Livro D(o)ado

    Se tem livros jogos didáticos que queira entregar para uma segunda oportunidade junto de novos donos, leve-os à ART no dia 7, entre as 10h e as 16h. Depois, apareça na ART nos dias 9 e 10, entre as 10h e as 16h e escolha e leve gratuitamente um ou mais livros ou jogos.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • Centro Comunitário de Telheiras Apoio UITN logo Apoio BMOR3 Apoio refood apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio AJEC Apoio APCL Logo Apoio Esquadra Apoio
  • PSOPortugal_apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ETPL Apoio Julgado de Paz Apoio ART_site Apoio JFL CNE 683 Escuteiros 2 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.